Índice
Com lançamento esperado para depois de 2023, o Nintendo Switch Pro (também chamado de Nintendo Switch 2) voltou a ser comentado na indústria de jogos devido ao vazamento de e-mail de um funcionário da NVIDIA, que praticamente confirmou que o próximo lançamento da Big N terá apoio da empresa de placas de vídeo.
Apesar de ser apenas um e-mail, isso dá detalhes sobre as tecnologias gráficas que o próximo console da criadora do Super Mario e Zelda pode ter. Confira os detalhes agora mesmo.
Nintendo Switch Pro com desempenho de um PS4
Uma postagem no Reddit com o link para o e-mail de um funcionário da NVIDIA indica que o próximo console da Nintendo será alimentado com SoC (System-On-A-Chip) Tegra239 “personalizado”. Os rumores anteriores apontaram que o modelo teria, até então, outro SoC: o Tegra234 Orin, que possui 12 núcleos, em vez dos 8 núcleos do modelo apontado no vazamento.
Ainda não se sabe sobre qual seria a GPU utilizada pela Nintendo para seu novo console, mas o e-mail também confirma que o suporte para tecnologias DLSS 2.2 e Ray Tracing, o que entregaria um grande salto na experiência dos donos do futuro Nintendo Switch.
Ganhos em relação à primeira geração
Pode ser cedo para falar sobre os ganhos de performance, mas em comparação com o atual chip presente nos Nintendo Switch tradicional e OLED, o salto seria expressivo: os atuais consoles híbridos da Big N chegam ao mercado com um chip quad-core.
Apesar das frequências de operação ainda não serem divulgadas até o momento de lançamento, especialistas apontam que o Nintendo Switch Pro consiga rodar jogos em 60 fps em resolução 4K sem dificuldades.
Dados mais complexos apontam que o chip consiga entregar performance de 2 ou 3 Teraflops e núcleos CUDA que devem ficar entre 1.024 e 1.526. É o que, atualmente, os PS4 entregam para seus donos e isso também foi confirmado pelo funcionário da NVIDIA no e-mail vazado.
Possível data de lançamento de novo console
A empresa anunciou em agosto de 2022 que não deve lançar nenhum novo produto até o final do atual ano fiscal, que será encerrado em abril de 2023. Além disso, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, ressaltou em novembro de 2021 que apesar de ter sido lançado há 5 anos, o aparelho ainda está na metade de seu ciclo de vida. Com isso em mente, é provável que a atualização chegue apenas em 2026.
Pouco se sabe sobre o que vem sendo preparado pela empresa que é casa de personagens como Super Mario e Zelda, mas é certo que a Nintendo não demonstra estar com pressa em colocar um novo console híbrido no mercado.
Ao mesmo tempo, é possível que uma atualização para dar suporte às tecnologias da NVIDIA seja lançada, como aconteceu com o lançamento do Nintendo Switch OLED. Nos resta esperar por mais informações para saber os próximos passos da Big N.
O que você espera de um console da Nintendo com chip da NVIDIA? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Confira nossa lista com os melhores remakes e remasters do Nintendo Switch (2022)
Fontes: Tom’s Guide l Tech Radar l kopite7kimi l Gaming Leaks and Rumors subreddit
Just a correction to this Article, we do not know if Kopite is an Nvidia employee, and he did not say that it was the T234, he said it was the T239. One of half a dozen SOC configs on the mobile Orin line, with the T234 being the top line processor for this family with models having up to 12 GPC’s to its gpu. The T239 has 1 GPC, consisting of 12 SM’s. For reference switches Maxwell had 2 SM’s. The T234 is already available on the commercial market, it’s the Nvida Orin Jetson.