Nintendo wii u11 565x367

Para a Nintendo, Brasil não tem capacidade técnica para produzir consoles

Avatar de leoberto preuss jr.
Presidente da Nintendo para as Américas afirma que já estudou a viabilidade de fabricar consoles no Brasil “diversas vezes”, mas falta de capacidade técnica da indústria brasileira impede a operação.

Reprodução nintendo wii

Em matéria publicada hoje pela agência Bloomberg, o presidente da Nintendo para a região das Américas, Reggie Fils-Aime, afirmou que a produtora japonesa de games já estudou diversas vezes a possibilidade de produzir consoles no Brasil, mas desistiu ao concluir que a indústria nacional não teria “capacidades técnicas” para produzir os aparelhos.

A declaração porém, esbarra no fato de que Microsoft e Sony fabricam no país o Xbox 360 e o PlayStation 3, respectivamente. A Microsoft, inclusive, já iniciou a produção nacional de seu próximo console, o Xbox One. Atualmente, os aparelhos da Nintendo são produzidos na Ásia pela taiwanesa Foxconn.

Sem a fabricação nacional, os consoles da Nintendo (Wii U e 3DS) estão sujeitos às altíssimas taxas de importação aplicadas pelo governo e à volatilidade do dólar, que elevam drasticamente os custos e afastam compradores. Este problema também afeta o PlayStation 4, mas a Sony já adiantou que pretende produzi-lo em Manaus o mais breve possível.

No caso do Wii U, o console sequer possui distribuição oficial no Brasil. Isto significa que os consumidores não terão benefícios como manual em português e assistência técnica. A Nintendo pretendia trazer o videogame no início de 2013, mas adiou a chegada para este trimestre.

Outra preocupação da companhia é em relação à pirataria. A Nintendo incluiu o Brasil em uma lista de países onde a produção de itens falsificados deve ser monitorada por autoridades comerciais dos EUA. Mesmo assim, relatório divulgado esta semana pela consultoria GFK mostra que os brasileiros tem optado cada vez mais pelo mercado formal na hora de adquirir jogos eletrônicos.

Apesar das queixas, Fils-Aime acredita que o mercado de games no Brasil possui “grande potencial”. A empresa vem enfrentando dificuldades em territórios como EUA, Europa e Japão, devido às baixas vendas do Wii U e à concorrência com jogos para smartphones, por isso, planeja sua expansão para novos mercados, como a América Latina.

Fontes: Bloomberg, O Globo, UOL Jogos


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados