A Netflix alcançou um marco significativo no que diz respeito à transparência de dados ao divulgar uma extensa lista do tempo de visualização na plataforma durante o primeiro semestre de 2023. A lista de séries e filmes mais vistos em 2023 abrange a exibição global de mais de 18.000 filmes e temporadas de TV, precisamente 18.214 títulos, entre janeiro e junho.
Todos esses filmes e séries registraram pelo menos 50.000 horas de visualização ao longo desses seis meses, representando aproximadamente 99% de todas as visualizações na Netflix. Durante uma apresentação dos dados na terça-feira, a vice-presidente de estratégia e análise, Lauren Smith, informou à imprensa que essa divulgação representa a análise mais detalhada sobre a visualização que a Netflix ou qualquer outro serviço de streaming já compartilhou publicamente.
Títulos mais assistidos em 2023
Dentre todas as séries e filmes mais vistos em 2023, 10 títulos lideram o ranking da Netflix, sendo todos séries. Abaixo listamos os mais vistos da Netflix, no primeiro semestre de 2023, do primeiro até o décimo colocado, segundo o ranking de vizualizações.
Confira o ranking completo de séries e filmes mais vistos em 2023 na Netflix.
O Agente Noturno: 1° Temporada
Com uma impressionante marca de mais de 812.100.000 horas de visualização, a primeira temporada de O Agente Noturno estreou em 2023. Adaptada do livro homônimo de Matthew Quirk, a série narra a história de Peter Sutherland, um agente do FBI que opera nas entranhas da Casa Branca. Ao responder a uma chamada de emergência, Peter se vê no epicentro de uma trama conspiratória letal. Destacando-se como um dos principais lançamentos de 2023 na Netflix, a série já conquistou a posição de terceira maior estreia na plataforma de streaming.
Ginny & Georgia: 2° Temporada
Com uma expressiva marca de mais de 665.100.000 horas de visualização, a segunda temporada de Ginny e Georgia estreou na Netflix em 2023. Composta por 10 episódios, esta temporada se revela mais dramática do que sua antecessora. O enfoque principal recai sobre o drama e a tristeza, à medida que a relação de Ginny e Marcus enfrenta desafios significativos. O casal, inicialmente unido, se distancia quando Ginny começa a se ferir e Marcus manifesta sintomas de depressão.
Além disso, a segunda temporada aprofunda a dinâmica familiar do trio Miller. Enquanto na primeira temporada uma fachada separava a verdadeira identidade da mãe, na segunda temporada, essas barreiras desmoronam, redefinindo por completo a relação entre os três membros da família.
A Lição: 1° Temporada
Com mais de 622.800.000 horas de visualização, a primeira temporada de A Lição tem 16 episódios. A Netflix introduziu os primeiros oito episódios em janeiro de 2023, enquanto a segunda parte da temporada inaugural foi lançada em março. Ele é um thriller sul-coreano que narra a história de Moon Dong-eun, em sua busca por vingança contra aqueles que a intimidaram durante o ensino médio. A série se destaca por sua trama misteriosa e repleta de surpreendentes reviravoltas.
Wandinha: 1° Temporada
Com mais de 507.700.000 horas de visualização, a primeira temporada de Wandinha estreou na Netflix em 23 de novembro de 2022, composta por oito episódios. Nessa temporada inaugural, Wandinha enfrenta a expulsão da escola, sendo submetida a tratamento psiquiátrico e enviada para a Academia Nevermore, o local onde seus pais, Mortícia e Gomez, se conheceram.
Na Academia Nevermore, Wandinha mergulha em uma investigação de uma série de homicídios, construindo novas amizades e desafios. Simultaneamente, a personagem descobre que algo sobrenatural ocorreu com seus pais há 25 anos. A trama também destaca as complexas relações de Wandinha, que se solidificam e transformam ao longo da série, onde amizades se tornam hostilidades, inimigos se tornam aliados, e figuras de autoridade conquistam seu respeito.
Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton
Com 503.000.000 horas de visualização, Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton surge como um spin-off da aclamada série da Netflix, Bridgerton. A estreia da série ocorreu em 4 de maio de 2023, apresentando uma narrativa composta por seis episódios.
Esta produção tem como base personagens históricos reais, com destaque para a própria Rainha Charlotte, que desempenhou o papel de rainha consorte da Inglaterra entre 1761 e 1818. No entanto, a trama incorpora certas licenças poéticas para intensificar o drama. O enfoque central da série recai sobre a ascensão da jovem Rainha Charlotte à proeminência e ao poder, assim como seu casamento com o Rei George III.
You: 4° Temporada
Com uma marca que ultrapassa as 440.600.000 horas de visualização, a quarta temporada de You fez sua estreia na Netflix em 9 de fevereiro de 2023, apresentando inicialmente uma primeira parte composta por cinco episódios. A segunda parte, composta por mais cinco episódios, foi lançada em 9 de março de 2023.
A quarta temporada, dividida em duas partes, continua a saga do assassino e stalker Joe Goldberg, agora transformado em um detetive determinado a desvendar os mistérios por trás dos homicídios. Em um anúncio impactante, a Netflix confirmou a renovação da série para uma quinta e última temporada, programada para ser lançada em 2024.
A Rainha do Tráfico: 3° Temporada
Com uma audiência que supera as 429.600.000 horas de visualização, a terceira temporada de A Rainha do Tráfico fez sua estreia em 2011. Esta série policial mexicana alcançou sucesso mundial, sendo composta por 60 episódios. Nesta temporada, a trama destaca Teresa Mendoza (interpretada por Kate del Castillo) ascendendo na hierarquia do tráfico, revelando que, à medida que ela alcança posições mais elevadas, sua posição se torna cada vez mais perigosa.
O elenco da terceira temporada inclui talentos como Kate del Castillo no papel de Teresa Mendoza e Lincoln Palomeque interpretando Faustino Sánchez Godoy.
Outer Banks: 3° Temporada
Com mais de 402.500.000 horas de visualização, a terceira temporada de Outer Banks estreou na Netflix em 23 de fevereiro de 2023. A série de ação e drama adolescente, que teve sua estreia em 2020, segue um grupo de jovens enfrentando dilemas sociais, econômicos e sentimentais enquanto embarcam em uma busca por um tesouro.
A empolgante notícia da confirmação da quarta temporada de Outer Banks já foi anunciada, prevendo seu lançamento em 2024. Na terceira temporada, os protagonistas John B, Sarah, JJ, Pope, Kiara e Cleo enfrentam desafios ao tentar recuperar suas relíquias das mãos de Ward e Rafe, enfrentando não apenas novos inimigos no Caribe, mas também confrontos de volta em OBX.
Ginny & Georgia: 1° Temporada
Novamente na lista, a primeira temporada de Ginny e Georgia conta com mais de 302.100.000 horas de visualização, a temporada estreou em 2021, com dez episódios. A temporada narra a história de Ginny Miller, uma adolescente de 15 anos que se muda para Wellsbury com sua mãe, Georgia, e seu irmão mais novo, Austin, após a trágica morte de seu padrasto.
FUBAR: 1° Temporada
Com uma marca de mais de 266.200.000 horas de visualização, a primeira temporada de FUBAR fez sua estreia no final de maio de 2023. Esta série de ação e comédia gira em torno de um agente da CIA prestes a se aposentar que descobre que sua filha também é uma espiã, explorando as dinâmicas familiares em meio a um cenário repleto de espionagem, ação e humor.
O desfecho da primeira temporada é marcado por Luke (interpretado por Arnold Schwarzenegger) e Emma Brunner (interpretada por Monica Barbaro) revelando suas identidades como agentes da CIA à família durante um tiroteio no casamento de Tally (interpretada por Fabiana Udenio). A Netflix já confirmou que a série terá uma segunda temporada, prevista para estrear no final de 2024.
Transparência, Big Data e mais vistos da Netflix
A Netflix está adotando uma abordagem inovadora para avaliar o engajamento de seus usuários, utilizando o total de horas visualizadas como métrica-chave neste relatório de séries e filmes mais vistos em 2023.
No cenário do conteúdo, as séries e filmes originais da Netflix ocupam predominantemente as posições de destaque, com cerca de 55% da visualização proveniente de produções originais e os restantes 45% atribuídos a programas e filmes licenciados. Um exemplo notável é “Suits”, que conquistou 599 milhões de horas de exibição globalmente na Netflix ao longo de suas nove temporadas, com a primeira temporada em 67º lugar, acumulando 129,1 milhões de horas.
Contudo, em uma análise mais detalhada, revela-se que pouco mais de 20% dos títulos na extensa lista da Netflix, totalizando 3.813, registram visualização relativamente baixa, com a empresa arredondando para 100.000 horas, ainda que variando entre 50.000 e 149.999 horas. Esse grupo representa uma fração modesta do total de mais de 100 bilhões de horas de visualização nos seis meses analisados.
Quanto à transparência de dados, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, reconhece uma evolução no posicionamento da empresa, destacando que, no início, a falta de transparência era estratégica para evitar fornecer informações aos concorrentes. No entanto, ao longo do tempo, essa opacidade inadvertidamente gerou desconfiança. Sarandos enfatizou que a atual iniciativa de divulgar dados semestrais representa um esforço contínuo para criar um ambiente mais transparente e colaborativo, beneficiando a empresa, corporações, produtores, criadores e a imprensa.
Embora a Netflix planeje manter essa prática de relatórios semestrais sobre seu tempo de exibição, Sarandos pondera sobre a possibilidade de outras plataformas de streaming seguirem esse exemplo, reconhecendo que cada plataforma gerencia seus negócios de maneira única, considerando o estágio e a evolução de cada uma.
Veja também:
Fontes: Netflix, IMDB e Hollywood Reporter.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (14/12/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
O título da matéria está errado…
Seria Séries (9) e filme (1) mais vistos em 2023…
Pensem que existem pessoas que não gostam se séries…