Estreia de cem anos de solidão está entre as novidades da netflix.

Netflix anuncia data de estreia da série “Cem Anos de Solidão”

Avatar de maria fernanda assis
A série inspirada na obra do consagrado Gabriel García Márquez será dividida em duas partes e promete respeitar o legado do autor. Veja quando assistir!

A obra-prima Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, há muito conquistou seu lugar como um dos maiores marcos da literatura latino-americana e mundial, imortalizando o autor como um dos grandes nomes do realismo fantástico e tornando-se uma alegoria histórica dos desafios enfrentados pelos povos da América Latina. Agora, essa narrativa rica e complexa ganha uma adaptação na Netflix, que já tem data de estreia. Confira!

A obra que inspirou a série

Gabriel garcía márquez é o autor de cem anos de solidão.
Gabriel García Márquez é o autor de Cem Anos de Solidão. Imagem: Reprodução

O livro que inspirou a série da Netflix, Cem Anos de Solidão, foi publicado em 1967 pelo escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez. Considerada uma das obras mais importantes da literatura latino-americana e do realismo fantástico, ela consolidou a carreira de García Márquez, que foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

A narrativa acompanha sete gerações da família Buendía, cofundadora do vilarejo fictício de Macondo, onde a trama se desenrola. Ao longo do livro, o leitor é imerso tanto no cotidiano dos personagens quanto em situações extraordinárias que definem a obra como um marco da Literatura Fantástica. Apesar disso, em uma conversa com o escritor peruano Mario Vargas Llosa, o autor da obra revela:

“Eu acredito que, particularmente em ‘Cem Anos de Solidão’ sou um escritor realista, porque acredito que na América Latina tudo é possível, tudo é real”.

García Márquez, também conhecido como Garbo, revela que a narrativa de Cem Anos de Solidão é inspirada nos aspectos mais sombrios e miseráveis da realidade latino-americana. O que torna a obra fantástica é o fato de que, em muitos momentos da história do continente, tragédias em larga escala, como um massacre que deixou cerca de três mil mortos, acabam sendo esquecidas ou relegadas ao esquecimento.

Nesse contexto, os personagens da família Buendía tornam-se um reflexo da população latino-americana, que compartilha um passado comum e continua enfrentando as adversidades históricas que moldaram sua trajetória.

A repetição de nomes entre os membros da família Buendía, como Aurelianos e José Arcádios, ao longo das gerações, simboliza essa ciclicidade de desafios e lutas. Com cerca de 20 Aurelianos e mais de 12 José Arcádios em um período de 100 anos, Garbo destaca o padrão de repetição nas vidas dessas personagens, uma metáfora para a persistente luta do povo latino-americano contra as mesmas dificuldades que, de forma inescapável, atravessam o tempo.

Data de estreia de Cem Anos de Solidão

No dia 17 de abril deste ano, data que marcou o 10º aniversário da morte de Gabriel García Márquez, a Netflix divulgou o teaser de sua adaptação de Cem Anos de Solidão, o mais célebre romance do autor colombiano.

Já nesta terça-feira (8), a plataforma de streaming anunciou a data de estreia da série, revelando que será dividida em duas partes. Os primeiros episódios estarão disponíveis no dia 11 de dezembro de 2024.

Sob a direção de Laura Mora e Alex García López, a adaptação de Cem Anos de Solidão na Netflix contará com um total de 16 episódios, divididos em dois blocos de oito. Filmada em espanhol, a série foi gravada na Colômbia e teve a colaboração da família de García Márquez.

A diretora colombiana Laura Moura revela ainda que a série busca ser fiel a visão do autor:

“Como cineasta e como colombiana, tem sido uma honra e um enorme desafio trabalhar em um projeto tão complexo e que carrega tanta responsabilidade como ‘Cem Anos de Solidão’, sempre buscando entender a diferença entre a linguagem literária e a audiovisual, e poder construir imagens que contenham a beleza, a poesia e a profundidade de uma obra que impactou o mundo inteiro.”

Alex García López também comentou sobre a adaptação, afirmando que o objetivo era garantir autenticidade à obra de Gabriel García Márquez, ao mesmo tempo em que se buscava a grandiosidade de uma produção internacional. Segundo ele, a história de Cem Anos de Solidão merece esse reconhecimento global.

Está animado para assistir a adaptação de Cem Anos de Solidão na Netflix? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas expectativas para a série! E não se esqueça de conferir outros artigos de cultura no Showmetech, onde você encontra as últimas novidades sobre filmes, séries e muito mais!

Fontes: CNN Brasil, CNN Brasil, Netflix

Veja também:

Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho em 09/10/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados