O sonho de explorar outros planetas ficou mais perto de se tornar realidade, ou pelo menos, realidade virtual se depender da NASA e Microsoft. As duas empresas se uniram para criar o “Destination: Mars” (Destino: Marte, do inglês), um passeio virtual pelo planeta vermelho através do óculos de realidade virtual HoloLens.
O passeio será guiado por um holograma do ex-astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na lua, em 1969, e fonte de inspiração para o nome do personagem Buzz Lightyear do filme Toy Story (1995).
Dados e imagens obtidos pelo veículo-robô Curiosity, que está operando na superfície de Marte desde agosto de 2012 foram usados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) e Microsoft para recriar o planeta vermelho em um tour virtual usando realidade mista através do HoloLens.
“Esta experiência permite ao público explorar Marte de uma maneira completamente nova”, disse Doug Ellison, produtor de visualização no JPL. “Caminhar pela mesma paisagem que o Curiosity está atravessando coloca seus feitos e descobertas em um belo contexto”.
Entenda como Marte foi recriado holograficamente
A “Destination: Mars” nasceu de uma adaptação do OnSight, ferramenta de operação da missão do Curiosity em Marte desenvolvida em conjunto pelo JPL e a Microsoft. Ela permite que os cientistas da NASA explorem virtualmente Marte e recomendem para onde o veículo-robô da NASA deve ir em seguida.
Pela primeira vez, a exposição vai permitir que pessoas comuns usem essa mesma ferramenta para ter “um vislumbre de Marte como visto pelos cientistas da missão“, disse a NASA em um comunicado de imprensa.
A atração será aberta no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em meados deste ano e também ajudará a agência espacial à conseguir apoio da população para a missão de levar humanos à Marte em 2030.
Fonte: Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.