Durante o Mobile World Congress esta manhã, Sundar Pichai, funcionário do Google disse que a Titan, companhia fabricante de drones adquirida pelo Google em abril de 2014, realizaria seu primeiro voo teste ainda este ano. O Google comprou a empresa depois que tornou-se notícia o fato de que o Facebook também teria feito uma oferta de compra para a empresa.
Ambos estavam interessados na capacidade do avião ficar no ar por longos períodos de tempo com pouca energia e a de transportar uma carga capaz de fornecer conectividade com a internet para localidades pouco acessíveis aos serviços convencionais.
Pichai diz que Titan pode complementar o Projetc Loon. Este segundo projeto diz respeito ao uso de balões de grande altitude para o fornecimento de internet.
A equipe da Titan está construindo um novo tipo de avião super leve movido a energia solar que seria capaz de pairar em uma área dentro da estratosfera. Isto facilitaria a transmissão de internet a alvos diretamente abaixo da aeronave. Outro uso importante, seria para fornecer internet em regiões onde o serviço foi cortado devido a catástrofes ou desastres naturais.
Loon e Titan poderiam se complementar. Levando-se em conta de que os balões são mais difíceis de manejar, as aeronaves Titan poderiam ser manobradas para fornecer sinal à áreas específicas, com base na demanda. Em ambos os casos, o plano do Google é fazer parcerias com operadoras para fornecer o serviço. Pichai disse que a esperança está em disponibilizar conexão para pelo menos 4 bilhões de pessoas, que atualmente não têm um acesso confiável à internet.
Fonte: The Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.