Laboratório em wuhan (musk fala)

China critica Musk por tweet sobre COVID-19 ter origem no laboratório em Wuhan

Avatar de jefferson tafarel
Bilionário sofre ameaças de retaliação a acesso da Tesla no mercado chinês, por tweets tweets suportando teoria de que o vírus teria sido fabricado em laboratório em Wuhan.

Subsidiária de uma agência de mídia controlada pelo governo chinês, a Global Times advertiu o CEO da Tesla e do Twitter, Elon Musk, sobre a divulgação de um documento que alega a contaminação do vírus da COVID-19 por conta de um laboratório em Wuhan, na China. Até o momento, a Casa Branca não confirmou que esse acontecimento tenha ocorrido de fato — apesar das afirmações do diretor do FBI — e Musk é alertado pelo Partido Comunista Chinês, abrindo uma crise na relação de suas empresas com o país asiático.

Esse aviso vem antes de uma audiência a ser realizada com os congressistas chineses. O que acentua as preocupações sobre essas acusações são os balões que sobrevoaram o território estadunidense nas últimas semanas. O governo dos Estados Unidos chegou a pressionar o governo chinês para avaliar essa situação.

Qual a atuação das fábricas da Tesla na China?

Na região leste da China, a cidade de Shanghai é o local de atuação mais forte da empresa de Musk no país. A montadora garantiu um setor fabril estratégico no país dado o patamar do mercado de fabricação de veículos elétricos — a China é o segundo maior comércio desses automóveis no mundo todo. Contudo, uma notícia recente parece se contrapor a essa característica.

Laboratório em wuhan: fábrica na china
Shangai é a menina dos olhos para Elon Musk, que publicou na internet sobre laboratório em Wuhan (Imagem: VCG/Reprodução).

Essa novidade é referente a um atraso na expansão da empresa Tesla no país. O projeto era de que por volta do meio do ano a montadora duplicasse sua capacidade, mas preocupações sobre o tratamento de dados por parte dos equipamentos dos veículos surgiram. Dessa forma, Pequim começou a ficar atenta a como a estabilidade social poderia ser afetada com as tecnologias da empresa, ao mesmo tempo em que estão crescendo algumas rivalidades entre o governo oriental e o dos Estados Unidos.

O que Elon Musk falou no Twitter do laboratório em Wuhan?

A causa para a indignação do Partido Comunista Chinês foi a resposta de Musk a um tweet que relaciona a pandemia com um laboratório chinês. Isso envolve a situação em que o CEO do Twitter afirmou que o vazamento do vírus da COVID-19 teve como pivô um laboratório em Wuhan, deixando ainda como suspeita a participação do médico Anthony Fauci, ex-conselheiro do National Institute of Allergy and Infectious Deseases (Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, em tradução livre). O perfil @kanekoa.substack.com, antes, disse o seguinte:

Dr. Anthony Fauci financiou uma pesquisa no laboratório de Wuhan. Ele mentiu para o Congresso dos EUA sobre isso, e agora tanto o FBI como o Departamento de Energia concluíram que o coronavírus teve origem no laboratório em Wuhan.

Isso significa que o Dr. Anthony Fauci financiou o desenvolvimento da COVID-19?

kanekoa.substack.com

Para aumentar a audiência sobre o post com as alegações duvidosas, Musk respondeu: “Ele investiu via organização intermediária (EcoHealth)“. Não contente com o endosso sobre as suspeitas, a Global Times publicou nas redes sociais uma pergunta, em que usa o ditado “quebrar o pote depois de comer” para dizer “cuspir no prato em que comeu”, fazendo alusão ao fato do empresário investir na China e, ao mesmo tempo, tentar manchar a imagem do país.

Laboratório em wuhan tweet
Musk é alertado por tweet que ligou o vazamento de vírus a um investimento de Faucci na China, relacionando-o com um laboratório em Wuhan (Imagem: CNBC/Reprodução/Sob intervenção)

A jornalista da CNBC, Eunice Yoon, ainda publicou outro trecho do que o veículo oriental disse a Musk:

Alguns dizem que Musk fez essas alegações apenas para atacar Fauci. […] Mas [suas publicações] ligam as origens da COVID-19 à China e o argumento é repetidamente usado pela mídia anti chinesa e de direita dos EUA para enquadrar a China.

Como a suspeita sobre o vírus afeta o país asiático?

A relação entre a China e os Estados Unidos anda abalada ultimamente. Não só o aparecimento de balões criou uma cisma, como também a ordem para desinstalar o aplicativo TikTok de dispositivos do governo dos EUA pôs ainda mais força nesse mal-estar. O pedido partiu da Casa Branca, que demandou que em 90 dias as agências ligadas aos EUA banam o uso do app de vídeos curtos.

Foto de membro do fbi (musk é alertado sobre laboratório em wuhan)
Musk é alertando quanto ao tweet, mas FBI tende a querer endossar afirmação de que o vírus da COVID-19 veio de um laboratório em Wuhan (Imagem: Michel McCoy/Reuters).

Em relação ao que Musk publicou em seu perfil no Twitter, já há algumas informações que contestam a origem da pandemia de COVID-19 com a cidade chinesa. A começar pelo Departamento de Energia dos EUA que indicou haver baixa confiança de que o vírus tenha começado num laboratório em Wuhan. O próprio FBI também chegou a uma conclusão parecida, afirmando que existe uma confiança moderada sobre essa suspeita e o ambiente experimental asiático.

Já o diretor do escritório de investigação federal norte-americano, Christopher Wray, afirmou na Fon News que há chances de ter havido um incidente relacionado ao vírus no laboratório em Wuhan. Contudo, existe uma divisão dentro dos próprios membros da inteligência dos EUA acerca do tema, com alguns deles indicando haver uma chance de que a contaminação entre pessoas e animais seja a causa.

Veja também:

Usuários do Tesla reclamam (muito) dos automóveis

Fontes: CNBC | Guardian | Economic Times | Bloomberg

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados