Super mario bros

Tema de Super Mario Bros. fará parte da coleção do Congresso nos EUA

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O tema do clássico da Nintendo será a primeira música de videogame a fazer parte do Registro de Gravação Nacional do Congresso dos Estados Unidos

É inegável que a música faz parte de todo o charme de um videogame, e esta semana esse fato foi consolidado pela notícia que a clássica música-tema de Super Mario Bros. agora passará a fazer parte da coleção do Congresso dos Estados Unidos. Ela será a primeira música de videogame a ser incluída no Registro de Gravação Nacional da Biblioteca do governo estadunidense. 

Super mario bros
Da direita para a esquerda: Koji Kondo ao lado do criador do Super Mario, Shigeru Miyamoto e o CEO do estúdio Illumination, Chris Meledandri, no evento de estreia de Super Mario Bros. O Filme, em Hollywood. (Foto: Game Informer)

Você com certeza já assobiou essa musiquinha

Intitulada Ground Theme — livremente traduzida ao português para Tema do Chão — a música sinônimo de Super Mario é a trilha da primeira e de muitas outras fases do jogo Super Mario Bros., lançado em 1985 para o NES (Nintendo Entertainment System). Composta por Koji Kondo, ela foi baseada em obras da banda de jazz moderno japonesa T-Square, com livres toques de musicalidade latina. 

Com muito talento em programação, Kondo, que ainda faz parte da Nintendo e que na época tinha 24 anos, foi capaz de compor o tema clássico utilizando a arcaica tecnologia do chip de cinco canais presente no Famicom — ou Nintendo Entertainment System, como é conhecido fora do Japão.

Em sua conta do Twitter, a Biblioteca do Congresso dos EUA publicou a notícia e “Ground Theme”, música de Koji Kondo, que agora fará parte de seu acervo.

Em sua declaração ao Congresso dos Estados Unidos, Kondo disse: 

“A quantidade de dados que tínhamos ao nosso dispor para utilizar na programação da música era extremamente limitada, então tive que ser bastante arrojado e utilizar toda a engenhosidade musical e de programação que tinha em meu alcance naquele momento. Tentei encontrar gêneros musicais que combinassem com o que estava acontecendo na tela de jogo. Procurei criar jingles para incentivar jogadores a tentar de novo sempre que chegassem a um “game over”, arranjos de comemoração e fanfarra sempre que terminassem uma fase, e composições com ritmo cada vez mais acelerado para quando o tempo restante de jogo estivesse chegando ao fim.”

Koji Kondo, compositor da música-tema de Super Mario Bros

Ouça a música Ground Theme, de Super Mario Bros., na íntegra:

Outros clássicos da cultura pop e uma inclusão inusitada

Super mario bros, madonna
Clássico de Madonna, rainha do pop dos anos 1980, “Like a Virgin” também passa a fazer parte do acervo do governo estadunidense. (Imagem: Divulgação)

A lista anunciada ontem traz também diversos medalhões da cultura pop como Like a Virgin, da Madonna, All I Want For Christmas Is You, interpretada por Mariah Carrey, o inegável sucesso de Led Zeppelin Stairway To Heaven e Sweet Dreams (Are Made of This), da dupla Eurythmics. 

Curiosamente, a leitura de Carl Sagan de um trecho de seu livro Pale Blue Dot (Pálido Ponto Azul, disponível em português na Amazon) também faz parte das novidades do catálogo. Nele, o famoso astrofísico escolheu comentar uma belíssima foto tirada a seu pedido pela Voyager 1 em 1990, mostrando o planeta Terra a uma grande distância, como um simples pontinho azul envolto pelo raio de luz solar.

A biblioteca do Congresso dos Estados Unidos vem agregando milhares de músicas, filmes, artigos de revistas, livros, manuscritos e muitos outros conteúdos midiáticos no decorrer de décadas. Ela serve como acervo de pesquisa a serviço do órgão e pode ser consultada através de seu site

Super mario bros
Konji Kondo compondo em seu teclado nos anos 1980. (Imagem: Wikipedia)

Um pouco mais sobre Koji Kondo 

Nascido em Nagoya, Koji Kondo despertou muito cedo seu interesse pela música. Aos 5 anos, aprendeu a tocar o órgão elétrico. Fez parte da banda do ensino fundamental tocando marimbas e, eventualmente, seu talento de tecladista o levou a formar uma banda cover de jazz e rock ainda no colégio. Apesar de ter estudado na Universidade de Artes de Osaka, nunca teve treinamento tradicional de música ou chegou a se dedicar academicamente a esse gênero artístico.

Seu amor por videogames surgiu logo nos primórdios da indústria, com jogos como Space Invaders e Pac-Man, levando-o a se dedicar a aprender a programar música utilizando-se das ferramentas disponíveis na época para o Famicom, parte do Famicom BASIC. Suas habilidades chegaram a um nível tão alto que Kondo participou da elaboração de um manual que ensinava o método de programação musical em BASIC.

Em 1984, ano em que ele estava em seu último ano de faculdade, após a Nintendo ter entrado em contato com a universidade, oferecendo vagas na empresa, Koji conseguiu um emprego sem nem mandar uma fita demonstrativa sequer. 

“Encontrei um caminho à Nintendo simplesmente consultando o quadro de oportunidades da universidade. Normalmente, é esperado que você tente se candidatar em várias empresas diferentes, mas quando vi que havia vagas na Nintendo, não tinha como não tentar trabalhar lá. Meu amor por sintetizar música e pelos jogos, claro, me impulsionaram a isso. Fui entrevistado pela Nintendo e é lá que tenho trabalhado desde então.”

Koji Kondo

Junto de Hirokazu Tanaka e Yukio Kaneoka, Koji Kondo foi o terceiro contratado pela empresa para criar música e efeitos sonoros para seus videogames, entretanto, era o primeiro entre eles a ser especializado em composição musical. Seu primeiro trabalho aconteceu no mesmo ano, para a versão de fliperama de Punch-Out!!, onde criou vários dos efeitos sonoros memoráveis do jogo.

Seu talento o levou a trabalhar em diversos outros títulos que vieram a ser clássicos da Nintendo, além de muitos desconhecidos do Ocidente. Além de Super Mario Bros., Kondo contribuiu para a trilha de The Legend of Zelda, Doki Doki Panic! (jogo que viria a se tornar Super Mario Bros. 2 fora do Japão) e Super Mario Bros. 3, em 1988. Ele voltou a trabalhar na série Super Mario dois anos depois, e com o lançamento de Super Mario World, que estreou o novíssimo (na época) Super Nintendo. Junto de Koichi Sugiyama, ajudou a preparar a música que veio a fazer parte da primeira apresentação da orquestra de música de jogos, no ano seguinte.

Koji Kondo trabalhou sozinho como compositor de muitos projetos até o início dos anos 2000 e seu último projeto solo foi The Legend of Zelda: The Ocarina of Time, para o Nintendo 64. Desde então, agiu como colaborador e consultor em outros títulos da Nintendo, e, junto de Brian Tyler, participou da criação da trilha sonora do mais novo sucesso da animação cinematográfica, Super Mario Bros. O Filme, produzido pelo estúdio Illumination, também responsável pela série Meu Malvado Favorito e Minions.

Autor de inúmeros clássicos musicais como o próprio “Ground Theme” de Super Mario Bros., “Athletic Theme” (ou “Tema Atlético”, literalmente, em português) de Super Mario World e o tema musical de The Legend of Zelda, Koji Kondo é uma verdadeira instituição não só na indústria do entretenimento digital, mas também no mundo da música como um todo. Seu reconhecimento por parte da instituição do governo dos Estados Unidos é só o começo do que deveria ser uma exposição muito maior não só de seu trabalho, mas como de muitos outros influentes compositores do ramo, que a cada jogo cativam milhões de jogadores com suas trilhas sonoras deliciosamente viciantes.     

Veja mais conteúdo fresquinho na Showmetech como:

CRÍTICA: Super Mario Bros. O Filme é uma carta de amor aos fãs

Fontes: BBC, Engadget, Wikipedia

Revisado por Glauco Vital em 13/4/23.


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