Segurança do pix destaq t alt

Mudanças na segurança do Pix chegam em novembro, entenda

Avatar de jefferson tafarel
A segurança do Pix vai contar com notificações de fraudes e dados das transferências serão mais completos. As mudanças virão tanto para usuários como para os bancos.

O Banco Central (BC) anunciou, nesta terça-feira (02), que as transferências via Pix vão novas defesas contra ataques: as novidades incluem melhorias tanto nas notificações de infrações por esse tipo de transação de dinheiro, como em consulta de dados que estejam vinculados às chaves do sistema de pagamentos.

As atualizações de segurança do Pix, porém, vão demorar a entrar em vigor: elas só acontecem daqui a seis meses, com data prevista para 05 de novembro. Por enquanto, fique por dentro das informações mais importantes dessas alterações nas transações eletrônicas, que serão feitas pelo BC, e de como elas vão acontecer.

Como a segurança do Pix pode melhorar?

Breno lobo pix t alt
Membro da gestão do sistema Pix, Breno Lobo avalia que há uma maior proteção contra fraudes na próxima atualização de segurança, que entra em vigor em novembro; na imagem, foto de Breno Lobo, à frente de um fundo com uma parede amadeirada (Imagem: Security Leaders/Reprodução).

O aumento da defesa na transição eletrônica de dinheiro vai dar um potencial maior de transferência. Segundo o comunicado do BC, os dados disponíveis sobre trocas financeiras pelo Pix vão ficar disponíveis por até 5 anos. Essas informações estão relacionadas aos bancos, chamados no jargão técnico de “autoridades monetárias”, e passam o compartilhamento mais protegido a partir de novembro. Em relação ao tempo de espera para que essas alterações entrem em vigor, o comunicado do BC afirma que é preciso avaliar os ajustes nos sistemas, tanto por parte da instituição oficial como pelos outros bancos.

A comunicação da instituição financeira sobre essa nova atualização contempla a visão dos profissionais envolvidos com a melhoria do sistema de pagamentos, como o consultor na Gerência de Gestão e Operação do sistema, Breno Lobo:

“[…] Na prática, as instituições terão melhores condições de atuar preventivamente (rejeitando transações fraudulentas ou bloqueando cautelarmente os recursos) e, em última instância, resultará em maior proteção aos usuários”.

Breno Lobo

O texto mostra também que a preocupação do BC com as mudanças é com a proteção do sistema de pagamentos contra fraudes. Nesse sentido, o órgão financeiro espera poder contar com medidas que não deixem que criminosos façam uso das tecnologias envolvidas no processo de transferência. (https://www.smallhandsbigart.com/) A seguir, veja as novas implementações de segurança, a serem aplicadas no próximo semestre.

Notificações de infração

Fraudes fachada t alt sub
Banco Central vai ficar cada vez mais atento a fraudes no Pix; na imagem: fachada do prédio do BC, visto de baixo para cima, com céu levemente nublado acima (Imagem: Dida Sampaio/Estadão/Reprodução).

A partir de novembro, as instituições financeiras vão poder marcar com mais facilidade as chaves Pix que estejam envolvidas com alguma situação de risco financeiro. Essa alteração vai contar com mais campos de preenchimento de informações. Logo, o BC vai ter uma especificação mais concisa das fraudes detectadas: a notificação vai dizer se o problema que aconteceu diz respeito a um golpe, falsidade ideológica, estelionato, invasão de contas, coação, entre outros tipos de práticas de crime.

Um exemplo prático de como essa notificação pode acontecer é no caso de alguém emprestar a sua conta para cometer alguma fraude. Assim, o sistema online de pagamentos vai ficar mais seguro contra a criação de “contas laranjas”.

Dados em transferências via Pix

Notificações de infração t alt sub 2
As notificações de infração vão ter mais dados sobre o Pix; na imagem: foto com celular, mostrando site oficial do BC, na seção sobre o Pix (Imagem: Agência Brasil/Reprodução).

As informações que constam nas transferências do sistema do BC vão ter uma obrigação mais ampla em relação aos bancos que fazem uso do Pix em seus aplicativos. Para conter as fraudes, as instituições bancárias devem indicar a frequência de uso de contas que sejam suspeitas de algum crime financeiro. Isso vale para o conjunto de crimes que o BC vai ficar mais atento, como forma de deixar as transações virtuais mais autênticas.

Além disso, os bancos devem indicar quantas vezes os usuários que podem estar envolvidos com algum delito pelas transações online ficaram cientes das notificações de infração, bem como o número de contas que estão ligadas a esses possíveis criminosos. Junto a essas indicações, o BC também requer das autoridades monetárias um maior intervalo de tempo na manutenção de registro desses alertas. Inclusive, os próprios usuários poderão ver esses detalhes 24h por dia, durante todos os dias do ano.

Atualizações mais recentes contra crimes praticados pelo sistema

Transferências via pix t alt grupo
Grupo estratégico do BC olha com cuidado para as transferências via Pix; na imagem: fachada do BC, vista de frente, durante à noite (Imagem: Agência Brasil/Reprodução).

As proteções garantidas pelo BC contam com a participação de um setor estratégico da instituição financeira oficial do governo: o Grupo Estratégico de Segurança (GE-SEG), que integra também o Fórum Pix. Uma das atualizações mais novas feitas no sistema de transferências é exigência de cadastro dos bancos, no momento de adesão ao sistema de transações monetárias.

A partir dessa obrigação, a instituição oficial do governo brasileiro busca verificar se as empresas bancárias estão, de fato, seguindo à risca as regras para realizar as transações online. Medidas como segurança de dados, de comunicação, assinatura de certificações e avaliação de QR codes são observadas atentamente, no momento em que acontece o cadastro de adesão ao sistema.

O que você acha das melhorias? Acha que o BC poderia ser mais rápido em colocar essas mudanças em vigor? Deixa pra gente sua opinião nos comentários, aqui no Showmetech.

Veja também:

Fonte: Banco Central do Brasil

Revisado por Glauco Vital em 4/5/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados