Desenvolver um bom sistema operacional é uma das mais complexas missões do universo da tecnologia. Por isso mesmo, poucas empresas conseguem ser bem sucedidas nessa empreitada. Nessa terça-feira (8), a Mozilla reconheceu essa dificuldade e confirmou que o Firefox OS para smartphones vai deixar de existir. A informação foi dada pela própria empresa ao site TechCrunch.
De acordo com a matéria, a Mozilla afirmou que não irá mais desenvolver ou vender smartphones com o seu sistema operacional. A empresa também fez uma espécie de mea culpa e lamentou não ter conseguido garantir uma boa experiência para os usuários, o que foi fundamental para a decisão de terminar com o Firefox OS. O fim do projeto ocorre menos de 3 anos após a primeira versão do software ser disponibilizada em fevereiro de 2013.
O grande apelo do Firefox OS eram os conteúdos baseados em HTML5, o que reduziria o tamanho de arquivos e tornaria a experiência do usuário mais limpa. O sistema também tinha como missão ser uma plataforma popular de smartphones, uma vez que o objetivo inicial era produzir dispositivos que custariam menos de 50 dólares (cerca de 190 reais).
Por enquanto, o fim do desenvolvimento do sistema operacional da Mozilla se refere apenas para a plataforma de smartphones. Ainda não se sabe o que acontecerá com o Firefox OS no segmento de Smart TVs, já que foi o sistema escolhido pela Panasonic para integrar alguns dos seus modelos.
Segundo o vice-presidente de Dispositivos Conectados da Mozilla, Ari Jaaksi, a experiência obtida no desenvolvimento do sistema operacional será utilizada no campo da Internet das Coisas (IoT). “Vamos entrar na Internet das Coisas (IoT) utilizando a tecnologia do Firefox OS, que é um excelente ponto de partida Vamos compartilhar mais detalhes sobre novas experiências através de dispositivos conectados em breve“, declarou.
Você chegou a usar o Firefox OS? Tem alguma opinião sobre ele ou sobre o fato dele ter sido descontinuado? Coloque nos comentários!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.