Tirar lindas fotos da lua cheia ainda é um grande desejo de fotógrafos, amadores ou profissionais, ao redor do mundo. Fazer isso com um smartphone nunca foi uma tarefa recomendada, mas o lançamento do Huawei P30 Pro mudou o eixo da fotografia por meio de celulares.
O P30 Pro foi anunciado pela fabricante chinesa com uma das melhores câmeras de smartphone da atualidade e trouxe o inédito “Moon Mode” (“Modo Lua”, em português), que finalmente traria para a realidade a possibilidade de tirar uma linda foto da lua com o seu celular, sem a necessidade de equipamentos profissionais de fotografia.
Huawei P30 Pro
Revelado no dia 26 de março como parte da nova linha P30 de smartphones da Huawei, o P30 Pro se destacou pela sua câmera traseira, considerada uma das melhores, se não a melhor, do mercado atual de dispositivos móveis.
O P30 Pro vem com um conjunto quádruplo de câmeras desenvolvido pela Leica, que traz um sensor 40MP, lente grande-Angular, abertura de f/1.6 e OIS + 20 MP, lente ultra-grande-Angular, abertura de f/2.2 + 8 MP, lente telefoto, abertura de f/3.4 e OIS + um sensor de profundidade ToF.
Moon Mode
Usando uma combinação de todas as lentes do P30 Pro e algoritmo de inteligência artificial que melhora os detalhes na foto, a Huawei apresentou o “Moon Mode” como uma perfeita alternativa para tirar aquela tão desejada foto da lua, sem nem mesmo a necessidade de um tripé.
Como funciona: O usuário utiliza o zoom do Huawei P30 Pro em direção à lua e a partir daí, o dispositivo identifica, usando inteligência artificial, que uma foto da lua está sendo tirada e sugere o “Moon Mode”. Com o modo ativado, o sistema da câmera ajuda a tirar uma “foto detalhada” usando seus algoritmos especiais.
A farsa
Depois de ser acusada de usar fotos falsas na campanha publicitária do P30 Pro, a Huawei entrou em mais uma controvérsia. Segundo o website Android Authority, que cita Wang Yue, usuário do P30 Pro, o “Moon Mode” não passa de uma farsa. Na verdade, o tão inovador modo não ajuda a melhorar a imagem para resultar em uma boa foto da lua, mas sim coloca imagens preexistentes da lua em sua foto.
“Na realidade, isso não é muito diferente de um filtro do Snapchat“, afirma o artigo do website. Em outras palavras, a foto feita com o “Moon Mode” pode não ser, necessariamente, a sua foto, mas sim uma mescla da sua imagem com incrementos artificiais preexistentes.
As evidências apresentadas por Wang Yue mostram argumentos convincentes para provar que o “Moon Mode” não funciona da forma que ele foi apresentado. Leia o artigo em chinês.
A resposta da Huawei
Procurada pelo site Android Authority para comentar sobre o relatório citado, a Huaweireafirma que o “Moon Mode” funciona exatamente como foi anunciado.
“O ‘Moon Mode’ opera nos mesmos princípios de outros modos de inteligência artificial, em que ele reconhece e otimiza detalhes dentro de uma imagem para ajudar usuários a tirarem fotos melhores. Ele não substitui a imagem de forma alguma – isso necessitaria uma quantidade irreal de espaço de armazenamento livre já que a inteligência artificial reconhece mais de 1.300 cenários.
Baseado nos princípios de aprendizado de máquina, a câmera reconhece um cenário e ajuda a otimizar o foco e a exposição para melhorar os detalhes, como formas, cores, luz e sombra. Essa ferramenta pode ser ligada ou desligada facilmente enquanto se tira a foto. Enquanto há um ‘Moon Mode’, a foto ainda pode ser tirada sem a inteligência artificial por causa das Lentes SuperZoom”
Huawei, em comunicado direcionado ao site Android Authority
E você, o que acha de toda essa controvérsia envolvendo o “Moon Mode” da Huawei? Deixe seu comentário nos campos abaixo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.