Os gamers de PC se preocupam mais com a tela do que aqueles que jogam nos consoles. Enquanto a maioria dos gamers de videogame só quer uma resolução maior, os de computador ficam atentos à taxa de frequência do monitor, seu tempo de resposta, a proporção, entradas e resolução.
Mirando nesse público exigente, a Samsung apresentou esse ano um dos monitores mais largos do mundo, com proporção 32:9 e inovador painel curvo QLED. A mais recente novidade é que ele está chegando ao Brasil!
O monitor tão largo quanto dois lado a lado
A proporção mais comum de monitores e TVs hoje é a 16:9. O Samsung CHG90 (ou C49HG90 nas lojas) tem proporção 32:9 com resolução de 3840 x 1080. É como se houvessem dois monitores Full HD lado a lado, sem borda entre eles! Largo demais? Não se preocupe, graças à curvatura 1800 R nada vai passar despercebido, com ângulo de visão de 178º.
Com toda essa largura, é comum que os monitores ultrawide pareçam menores. Quando desembalei meu LG ultrawide pensei: “que pequeno”. Duvido que tenha essa expressão com as 49 polegadas do CHG90.
Mas como estamos falando de PC gamers, claramente tem muito mais que isso para a Samsung nomeá-lo como um “QLED Gaming Monitor“. Com o FreeSync 2, da AMD, a taxa de atualização é de 144Hz e tempo de resposta de 1ms. É o desejo de qualquer jogador!
O painel QLED, formado de pontos quânticos, garante um bilhão de cores precisas, além de evitar borrões e marcas na tela (chamado de efeito burn-in). A tecnologia HDR também está presente, proporcionando uma iluminação avançada. As áreas escuras ficam precisamente mais profundas, e as iluminadas ainda mais claras.
Em conjunto, o nível de contraste é de 3000 : 1, com vários níveis de pretos e brancos. O monitor aproveita disso no recurso Black Equalizer: escolha entre 20 níveis para deixar mais claras as áreas escuras. Seu inimigo não passará despercebido nas sombras!
Preparado para qualquer batalha
Com tanto poder e configurações, a Samsung sabe que o jogador não pode perder muito tempo ajustando o monitor. Perfis de exibição pré-definidos estão disponíveis para cada gênero de game. Existe perfil desde FPS até RTS, mudando níveis de gama escura, proporções de contraste, nitidez e configurações do valor de cor.
Através da proporção 32:9, é possível conectar duas fontes de imagem à tela e reproduzir as duas lado a lado. Por exemplo, um notebook e um PC. A qualidade original não é afetada.
O usuário também precisa de conforto. O monitor tem ajustes de rotação, inclinação e altura. Para completar, ele mesmo tem um filtro de luz azul nativo, evitando que seu sono seja perdido e os olhos cansem.
O monitor tem uma construção premium, realmente impressionante, é o que reconhece João Hiroshi, Gerente Sênior da Divisão de Monitores da Samsung Brasil:
“O monitor curvo UltraWide CHG90 chega ao Brasil para oferecer ao público gamer o que há de mais moderno no mercado, aliando alta tecnologia, funções exclusivas e a melhor qualidade de imagem que um monitor gamer pode oferecer”.
Com o preço sugerido de R$ 10.999,00, o monitor Samsung CHG90 já pode ser comprado no Brasil na loja virtual Pichau, em breve também na Kabum e Infsite. Saiba mais sobre o produto clicando aqui.