A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria tecnológica com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), criou o aplicativo Monitor Banda Larga. A ferramenta auxilia o usuário de banda larga fixa a verificar, de maneira fácil, rápida e automática a qualidade e a velocidade de sua rede.
“Milhões de brasileiros tem problemas com a internet. A internet é mais cara no Brasil do que na Venezuela, Turquia, Romênia e Cazaquistão, por exemplo. O ranking com menor preço de banda larga fixa no mundo mostra o Brasil na 55ª posição. Muitas vezes, os consumidores pagam por um serviço, mas não recebem o que foi acordado com a prestadora. E o pior, na maioria das vezes, as pessoas sequer conseguem verificar a qualidade da sua internet com rapidez e facilidade. Mas a partir de agora, isso será possível com o Monitor Banda Larga”, afirma Carlos Cavalcanti, Diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp.
A ferramenta auxilia qualquer usuário a verificar se a prestadora de serviços está entregando a internet banda larga de acordo com o contratado e com os parâmetros da Anatel, de maneira simples e de fácil entendimento.
Por enquanto, o aplicativo é compatível apenas com o sistema operacional Windows e conta com três tipos de medição: padrão, automaticamente configurada com a instalação do aplicativo e que realiza testes diários a cada 6 horas; instantânea, que verifica a qualidade da conexão imediatamente, e programada, que possibilita a seleção de intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas. Após a escolha das opções de medição, o usuário visualizará um relatório simples e objetivo, que indicará a velocidade e qualidade da internet.
Para garantir segurança, o aplicativo possui um parecer do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), que certifica o funcionamento e a confiabilidade da ferramenta.
Gostou da novidade? Clique aqui para baixar Monitor Banda larga e verifique se a sua operadora está cumprindo o que oferece!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.