Índice
Durante o Google For Brasil, evento realizando em são Paulo, a empresa demonstrou um interessante recurso anti roubo para celulares Android, também chamado de (Modo Ladrão) e confirmou que os brasileiros serão os primeiros a testá-lo. Veja como isso vai funcionar e como ser uma das primeiras pessoas a testarem o recurso.
Como vai funcionar o bloqueio remoto de celular:
Inaugurando um recurso que tem tudo para cair no gosto dos brasileiros, o Google anunciou hoje que será possível fazer o bloqueio de celular que foi roubado ou furtado, mesmo que ele esteja longe — como um “modo ladrão” — divido em três recursos, veja a seguir.
Bloqueio automático na detecção de roubo
Por meio de inteligência artificial, o sistema operacional identificará quando o smartphone passar por uma mudança abrupta de direção ou de velocidade, que podem ser indicativos de roubo. Assim que esta condição acontecer, a tela será bloqueada para que nenhum dado pessoal ou contas bancárias sejam acessadas.
O recurso, quando acionado, exibirá uma notificação de contexto que ajudará o usuário a entender por que a tela foi bloqueada naquele momento. A empresa explica que uma notificação explicativa, limitada a uma por dia, será exibida quando a tela de bloqueio for interrompida.
Bloqueio rápido remoto
O Encontre Meu Dispositivo (também chamado de Find My Device) já permite o bloqueio remoto da tela sem que o celular esteja por perto, mas é necessário acessar a conta do Google para ativar o bloqueio. Agora o processo está mais simples: basta acessar o site e inserir número de telefone do SIM cadastrado, sem a necessidade de fazer login na conta do Google.
Após o número de telefone ser digitado no site dedicado, também será necessário resolver um desafio de segurança e pronto, a tela será bloqueada de qualquer lugar. Conforme o suporte do Google, é necessário que o celular esteja conectado à internet para ocorrer o bloqueio.
Bloqueio de dispositivo off-line
Por fim, também será possível que a tela seja bloqueada automaticamente caso o smartphone fique por tempo prolongado sem acesso à Internet — situação comum nos casos em que o celular é roubado e tem o seu cartão SIM removido para evitar rastreamento. Quando a condição for atendida, a tela do celular será bloqueada automaticamente para que os dados pessoais não sejam acessados por estranhos.
Como testar?
Interessados em testar os novos recursos de antirroubo podem se inscrever a partir de julho de 2024 pelo site oficial da funcionalidade. Fabrício Ferracioli, Gerente Técnico de Parcerias Android, comenta que as três funcionalidades de segurança serão disponibilizadas aos usuários gradativamente a partir de junho de 2024.
A solução lembra bastante o Cadeado Galaxy da Samsung, que, por meio de uma assinatura, também permite que os smartphones sejam bloqueados via site ou central telefônica. Um fator interessante da solução da empresa coreana é que, após o aparelho ser recuperado, o desbloqueio pode ser feito em alguns segundos pelo usuário.
A Motorola, uma das parceiras do Google no lançamento desta funcionalidade, também já liberou recursos parecidos para os donos de seus smartphones. A Samsung também tem trabalhado com a desenvolvedora do Android para disponibilizar isso a seus clientes.
A detecção de roubo é apenas uma das novidades apresentadas no começo de maio de 2024, mas também podemos esperar uma pasta segura nativa, AR no Google Maps e mais. Confira todas as novidades confirmadas pelo Google em nossa matéria especial sobre o segundo beta do Android 15.
O que achou de cada uma das novidades apresentadas na sexta edição do Google For Brasil? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Google mostra Astra, rival do GPT-4o que vê o mundo real pela câmera do celular
Google lança VEO, IA que cria vídeos concorrente do Sora da OpenAI
Revisado por Glauco Vital em 12/6/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.