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O avanço do metaverso e mundos digitais está fazendo com que cada vez mais avatares sejam criados. Mas a modelo tcheca Eva Herzigová foi um pouco mais longe com o apoio de uma ferramenta da Epic Games, e agora tem uma cópia digital de si mesma, que pode ser chamada de meta-humana.
Esta não foi a primeira vez que um caso foi registrado, e ela espera que sua imagem seja utilizada em diversos eventos dentro do metaverso e qualquer outro âmbito digital que tenha avatares 3D. Entenda.
Processo para criar meta-humana precisou de 70 câmeras
Eva Herzigová, de 50 anos, se uniu à Epic Games, Unsigned Group e Dimension Studio para que uma versão dela mesma fosse criada para o metaverso. Ela conta que teve a ideia para permitir que diversas variantes sejam editadas no mundo digital. Para isso dar certo, foi necessário fazer o uso de um equipamento com 70 câmeras que captou detalhes de seu corpo (principalmente o rosto) por completo. E o nível de detalhes impressiona, veja:
A captura de movimento foi outra parte bastante importante para que o processo desse certo, uma vez que a intenção da criação da meta-humana de Eva é principalmente colocá-la em todo e qualquer evento digital que acontecer. Um deles é o Metaverse Fashion Week, que em 2023, aconteceu entre 28 e 31 de março.
Isso agora significa que o MetaHuman de Eva pode ser revestido, posado e iluminado, ter seu cabelo e maquiagem reestilizados, e seu corpo e expressões faciais estão prontos para serem animados usando captura de movimento ou animação tradicional.
Epic Games sobre a criação da meta-humana de Eva Herzigová.
Você deve estar se perguntando porque foram necessárias tantas câmeras para que a imagem de uma única mulher fosse captada. A verdade é que para ter uma maior liberdade para editar o avatar da agora meta-humana Eva, é necessário ter um grande portfólio. Quanto mais informações, mais assertivo será o processo. Ela precisou usar um traje de captura de movimentos e uma equipe de artistas esculpiu sua figura 3D com base em fotos e demais materiais anteriormente capturados.
Eu estava vestindo esse traje com todos esses sensores, basicamente grandes bolas azuis, movendo minhas mãos e obtendo todo o espectro de movimento. Eu tive que fazer tantas caretas – como surpresa, magoada e chocada. Parecia uma aula de atuação.
Eva Herzigová sobre a criação de sua meta-humano
Mais do que desfiles, todo e qualquer evento que precisar de uma modelo virtual que pareça tão real quanto um “humano de verdade” poderá ter o avatar de Eva presente. É importante lembrar que a meta-humana não é estática, e inclusive consegue andar conforme a programação dos animadores. Assista a este vídeo:
Não se trata de congelar minha imagem ou tentar ser mais jovem – isso nunca passou pela minha cabeça. Ainda estou trabalhando, mas talvez isso me permita ficar em casa com as crianças e não ter que viajar e ficar longe. Mas, eu realmente não sei – é um grande ponto de interrogação para onde isso vai dar.
Eva Herzigová sobre a criação de sua meta-humano
Ferramenta da Epic Games está disponível desde 2021
Apesar de ser um bom exemplo apenas em 2023, a modelo de Eva não é a primeira criada com apoio da desenvolvedora de Fortnite. A empresa lançou a ferramenta MetaHuman Creator de forma gratuita há mais de dois anos e a única exigência é que os desenvolvedores usem o motor gráfico Unreal Engine para a criação de novos meta-humanos.
O site oficial desta ferramenta afirma que tudo pode ser feito sem a necessidade de downloads, já que o MetaHuman Creator funciona diretamente no navegador e é baseado em nuvem. O grande propósito da criação do serviço é dar uma maior assertividade em cenas 3D para seriados de TV, filmes e até mesmo videogames.
Até agora, uma das tarefas mais árduas na criação de conteúdo 3D era construir humanos digitais verdadeiramente convincentes. Mesmo os artistas mais experientes exigem uma quantidade significativa de tempo, esforço e equipamento, apenas para um personagem. epois de décadas de pesquisa e desenvolvimento, e graças a trazer empresas como 3Lateral, Cubic Motion e Quixel para a família Epic, essa barreira está sendo apagada por meio do Unreal Engine, e estamos entusiasmados em apresentar o MetaHuman Creator.
Vladimir Mastilovic, vice-presidente de tecnologia humana digital da Epic.
Ainda há um pequeno debate sobre meta-humanos: como os profissionais de edição podem fazer a total edição, muitas pessoas comentam que um “novo meta-humano” seja criado com base em algumas alterações. Isso permitiria a criação de cada vez mais personagens que poderiam facilmente se passar por um ator que passou horas tendo seus movimentos capturados, quando, na verdade, isso nunca aconteceu.
De todas as formas, o avanço de Eva mostra que estamos evoluindo cada vez mais e profissionais que trabalham com edição podem chegar cada vez mais longe. Você passaria pelo processo de se tornar um meta-humano? Diga pra gente nos comentários!
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Com informações: The Verge (1 e 2) l Vogue Business
Revisado por Glauco Vital em 25/4/23.
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