Após lançar um aplicativo com informações úteis sobre o novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, 26 de março, mais um canal para tirar dúvidas. Através do WhatsApp, a população poderá perguntar sobre a pandemia e os tratamentos adequados. Já os profissionais de saúde poderão receber protocolo de atendimento.
Todas as dúvidas serão respondidas por um robô e, segundo o Ministério da Saúde, a ferramenta poderá ajudar as pessoas em como agir quando tiver casos suspeitos. Além disso, há dicas de prevenção, explicação sobre como ocorre a contaminação e o principal: desmistificar notícias falsas (ou “fake news”, em inglês) sobre o novo coronavírus (COVID-19).
“Desde o início da circulação do coronavírus no mundo, o Ministério da Saúde trata com total transparência as informações referentes ao tema. Esta ferramenta permitirá o contato imediato do cidadão com as diretrizes oficiais e informações verídicas, diretamente da fonte, evitando equívocos em um momento de cuidado extremo”.
destacou Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde.
WhatsApp do Ministério da Saúde
As pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre o novo vírus, basta enviar uma mensagem no WhatsApp para o número: . A conversa pode ser iniciada apenas com um “Oi”, após salvar o contato em sua agenda.
Parceria contra o coronavírus (COVID-19)
A medida faz parte de uma parceria do Ministério da Saúde com o Facebook, dono do WhatsApp. “Temos o prazer de poder fornecer ao Ministério da Saúde ferramentas de comunicação para ajudá-los a responder às perguntas dos cidadãos sobre o vírus”, ressaltou Matt Idema, diretor de Operações do WhatsApp. As autoridades de saúde utilizam recursos avançados do WhatsApp Business para promover a ação.
O Facebook ainda está disponibilizando crédito para que a pasta do Governo Federal possa realizar campanhas sobre o tema no Instagram e no Facebook.
O WhatsApp anunciou também a disponibilidade de 11 figurinhas com recomendações de prevenção: “Evite tocar nariz, boca e olhos”, “Lave bem as mãos”, “Desinfete os objetos usados” e outros.
Além do Brasil, o aplicativo de mensagem tem feito parceria com outros governos do mundo com o objetivo de conter a pandemia. O WhatsApp lançou serviços especiais de prevenção em Cingapura, Israel, África do Sul, Argentina e na Indonésia.