O Showmetech foi convidado pela NVIDIA para testar a tecnologia Ray Tracing no Minecraft. Ainda em período de testes, o gameplay foi rodado em uma placa de vídeo topo de linha GeForce RTX 2080 Ti.
No entanto, a ideia é que, futuramente, placas de vídeos menos potentes consigam rodar a tecnologia, mesmo que não consiga extrair todo o seu potencial.
Segundo o gerente de Relações Públicas da NVIDIA, André Kawaguchi Forte, somente o Ray Tracing foi utilizado no Minecraft e poucas texturas foram, de fato, modificadas. Mesmo assim, a mudança visual impressiona, e podíamos comparar com os gráficos originais apertando as setas para esquerda e direita do teclado.
O que é Ray Tracing?
A ideia básica do Ray Tracing é levar um sistema de iluminação global para os jogos que imita de modo ultrarrealista os efeitos de luz e sombra, proporcionando visuais bem sofisticados.
A palavra pode ter tradução livre como “Traçado de Raios”, sendo um algoritmo que simula o trajeto dos raios de luz iguais ao da vida real. Ou seja, você coloca uma fonte de luz em algum lugar (um sol, por exemplo, ou uma lâmpada), e esse brilho emanado reflete em todos os objetos.
“A implementação do Ray Tracing é o que queremos para o futuro do Minecraft. Na versão atual, um bloco de ouro parece amarelo, mas com essa melhoria ativada, você consegue ver brilho, reflexos e até inimigos refletidos nele”.
Diretor de Criação do Game, Saxs Persson, em comunicado em agosto
Já exploramos mais sobre o Ray Tracing em uma matéria especial; confira abaixo:
Minecraft com Ray Tracing
O salto qualitativo de Minecraft com o Ray Tracing impressiona, tornando o ambiente incrivelmente mais realista, porém, não descaracterizando os visuais “em blocos” característicos do game.
Chama a atenção principalmente a qualidade da água (foto acima), com belos efeitos de transparência, bem diferente dos quadrados azuis do jogo original. A água também demonstra o reflexo de todo o ambiente do cenário, assim como a parte submersa dele.
Já na parte interna podemos observar que os vidros refletem os objetos da própria casa, diferente do original onde víamos apenas a área externa do ambiente. Além disso, efeitos de lava e luzes em geral também ajudam o jogador.
“Os efeitos do Ray Tracing não só melhoram visualmente o Minecraft, como também ajudam no próprio gameplay. É possível prever o perigo pelo próprio efeito de iluminação”.
Forte ao se referir a uma parte com um buraco com lava que, no jogo original, o jogador não tinha como saber
Forte também explica que, estando em um ambiente interno como caverna, por exemplo, podemos quebrar a parede para termos uma entrada de luz e, desse modo, conseguir enxergar o que há do lado de dentro. Graças a tecnologia, o sistema de dia e noite também fica mais real.
“Evidente que o jogador não precisará esperar o mesmo tempo que a vida real para apreciar o sistema de dia e noite. Mas é uma ferramenta a mais para adicionar variedade ao game, e demonstra mais ainda o poder do Ray Tracing”.
Segundo o gerente de Relações Públicas da NVIDIA, André Kawaguchi Forte
Vale lembrar que em agosto foi cancelado um pacote chamado “Super Duper Graphics Pack” que prometia melhorar os visuais do Minecraft e, coincidentemente, também teria uma atualização nas luzes e sombras.
Na ocasião, a Mojang enviou um comunicado pedido desculpas e dizendo que haveria uma “grande exigência técnica para implementação”. Especula-se que eles descartaram este pacote em favor do Ray Tracing.
Ainda não há previsão de quando o Minecraft RTX chegará ao mercado, mas o recurso será disponibilizado gratuitamente para a versão de PC.
Animado para jogar Minecraft com os gráficos perfeitos? Deixe nos comentários se você curtiu a implementação do Ray Tracing no game e fique ligado no Showmetech para mais informações.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.