Índice
Depois da Microsoft ter coletado feedbacks sobre bugs e outros ajustes que precisavam ser corrigidos durante o lançamento teste, o Copilot AI está pronto para ser disponibilizado já na próxima terça (26) de setembro. Durante o evento anual de hardware, transmitido ao vivo, o CEO Satya Nadella reafirmou a atual tendência sobre a inteligência artificial estar cada dia mais presente na sociedade e aproveitou para anunciar oficialmente a mais nova ferramenta.
É como se o seu PC agora estivesse se tornando o seu copiloto. Acreditamos que o Copilot transformará fundamentalmente o relacionamento com a tecnologia e o usuário em uma nova era da computação pessoal, a era dos Copilots […]. (A IA) terá o poder de aproveitar todos os seus dados e inteligência de trabalho.
Satya Nadella, Diretor Executivo, sobre o sistema IA ser ajustável aos dados pessoais de cada usuário.
Como funciona o Microsoft Windows Copilot AI?
De acordo com Yusuf Mehdi, Vice-presidente Corporativo de Vida Moderna, Pesquisa e Dispositivos da Microsoft, em uma matéria publicada hoje (21) no site oficial de notícias empresa, a tecnologia já é inteligente o suficiente para entender, gerar ou agir com base nas nossas interações com ela. Apresentando a funcionalidade geral da inovação baseada em IA, ele comenta que a inteligência “incorporará exclusivamente o contexto e a inteligência da web, seus dados de trabalho e o que você está fazendo no momento em seu PC para fornecer uma melhor assistência – com sua privacidade e segurança em primeiro plano”.
A Microsoft não mediu esforços para demonstrar todo o potencial do Copilot AI. A ferramenta, integrada em todo o sistema operacional, aparecerá como uma barra lateral e extrairá informações sobre o usuário para personalizar sua experiência.
Como já havia sido falado anteriormente, o assistente inteligente atuará também no Microsoft 365, mais especificamente em programas como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams.
Novas funcionalidades divulgadas sobre a IA
Yuri Mehdi também apareceu para exaltar a IA, reforçando a alta conexão que a inteligência terá com o usuário. “O Copilot vai ter energia […]. É um aperto de mão entre você e a tecnologia.”
Isso facilitará tanto a navegação e escrita de mensagens de texto usando dados do calendário ou, até mesmo, para encontrar informações de voo usando a sincronização com celulares, por exemplo. A inteligência também oferecerá recursos para melhorar a organização do desktop, resumo de conteúdos e criação listas de reprodução de músicas do Spotify, de acordo com um vídeo de demonstração mostrado no evento.
O Windows Ink Anywhere permitirá que uma caneta seja usada para escrever em qualquer área de texto, inclusive em questões de matemática, para que a inteligência artificial possa processá-las. Além disso, será possível fotografar um gráfico e o Copilot AI não só se encarregará de solucionar o problema relacionado, como também explicará seu raciocínio até chegar no resultado.
O Diretor de Marketing de Produto, Microsoft Edge & Bing, Divya Kumar, também subiu ao palco para contar sobre o Microsoft Shopping. Por meio dele, a IA ajudará nas decisões de aquisição, considerando fatores como a competência pessoal ao selecionar determinados produtos. Ele listará vantagens e desvantagens de cada opção, encontrará descontos especiais e focará em uma sugestão que seja a mais adequada.
Além disso, será possível iniciar as compras a partir de uma imagem ou foto salva, solicitando ao Copilot AI que busque algo similar.
O Copilot Designer será uma nova funcionalidade no Word, permitindo a criação automática de artes e banners. Também será um aplicativo separado que permitirá remover o plano de fundo das imagens, expandi-las usando IA e até mesmo adicionar elementos novos por meio da inteligência.
Colette Stallbaumer, Gerente Geral, Microsoft 365 e Futuro do Trabalho, introduziu o Copilot AI para o setor empresarial, que estará disponível no dia 1º de novembro. Um recurso notável será o chat do Microsoft 365, que funcionará em conjunto com a inteligência para ajudar em tarefas empresariais.
Isso vai começar a se parecer com uma conversa, porque de fato é uma. O Copilot representa uma forma completamente nova de abordar o trabalho.
Colette Stallbaumer, Gerente geral, Microsoft 365 e Futuro do Trabalho sobre a funcionalidade da IA.
Além disso, a IA poderá orientar seus usuários na escolha do aplicativo mais adequado para tarefas específicas, como a organização de um evento.
Fontes: The Verge, Digital Trends, Engadget, Microsoft
Veja também:
90 programas essenciais para instalar no seu PC com Windows
Revisado por Glauco Vital em 21/9/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.