Índice
A Microsoft anunciou oficialmente o lançamento do Windows 365 para as empresas ao redor do mundo. O serviço de PC em nuvem oferece um ambiente online repleto de ferramentas úteis e visa a modernização da jornada de trabalho após os efeitos da pandemia de COVID-19 no mundo.
Por meio de uma publicação no Blog da Microsoft, o Windows 365 foi disponibilizado para todos que desejam adquirir os pacotes e testar o novo recurso. Baseado no Windows 10 — com suporte também para o Windows 11 quando for lançado nos próximos meses –, o sistema operacional traz diversos recursos para as companhias, que podem acompanhar dados, coletar e analisar relatórios, observar o mecanismo de segurança e muito mais.
O que é o Windows 365?
Antes de entender as ferramentas do Windows 365, é preciso entender o que é PC em nuvem. Trata-se de um sistema operacional de um computador (no caso, o Windows) que é levado para um local online passível de armazenamento e utilização — a nuvem. A exemplo, a HBO Max é uma plataforma de streaming de filmes e séries. Para ter acesso a ela, é necessário efetuar a compra de um pacote e, então, usufruir de seus recursos. Com o PC na nuvem, a lógica é bem parecida. A diferença é que, neste caso, o usuário pode usar um PC para trabalhar dentro de uma plataforma virtual criada pela Microsoft.
Tendo isso em vista, o Windows 365 pode ser muito útil, principalmente para as empresas que possuem seu próprio sistema de trabalho, além de que, se seus funcionários estiverem de home office, essa é uma fácil adaptação, que pode durar até depois da pandemia se desejado. Usando essa nuvem como um “segundo computador”, o serviço promete auxiliar desde desenvolvedores de software até trabalhadores de outras áreas, como aqueles do setor administrativo, por exemplo.
Dentro do Windows na nuvem, é possível encontrar os principais recursos já conhecidos no Windows tradicional, como o pacote Office – que possui a versão Microsoft 365, também baseada na nuvem. O serviço foi desenvolvido para ser acessado onde e quando o usuário quiser, podendo até retomar onde parou em um outro computador. Além disso, ele oferece o acesso ao sistema a partir de uma única conta, dispensa a necessidade do acesso burocrático e pode ser executado nas seguintes plataformas com acesso à internet: Windows, Mac, iOS/iPadOS, Linux e Android. É possível cancelar quando quiser no Centro de administração do Windows 365 sob a condição de reembolso parcial.
Quais são os preços dos planos do Windows 365?
O serviço pode ser contratado em duas diferentes versões: pelo pacote Business ou o pacote Enterprise. O primeiro é oferecido para pequenas organizações com até 300 funcionários. Já a segunda se destina às grandes companhias com mais de 300 contratados. Os preços dos planos variam conforme é feita a escolha baseada em processador, memória RAM e armazenamento disponível para a máquina virtual, e vão de R$ 114,30 a R$ 925,50, sendo o primeiro a versão mais básica de assinatura (com 1 vCPU, 2GB de RAM e 64 GB de armazenamento) e o segundo a versão mais recheada de recursos, com 8 vCPU, 32 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Vale lembrar que estes valores são aplicados para cada usuário do Windows 365, sendo que o PC na nuvem não é compartilhado.
É possível também assinar o plano mensal com renovação automática ou com o Benefício Híbrido do Windows, que nada mais é do que uma vantagem de 16% de desconto no preço do pacote para os compradores que já possuem o Windows 10 Pro em seu dispositivo. Para adquirir e visualizar todos os valores, basta seguir os passos da compra no site oficial.
Veja também
Veja também outras notícias no Showmetech, como os resultados das vendas de tablets no fim do primeiro semestre deste ano em que a Apple está na liderança.
Fontes: Microsoft (1) | Microsoft (2)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.