Índice
Nesta terça-feira (23), durante o evento Microsoft Build 2023, foi anunciada uma reformulação na Microsoft Store do Windows com uma seção especial de aplicativos que utilizam inteligência artificial, além de novas ferramentas e recursos que estarão disponíveis para os usuários nos próximos meses.
Vivemos atualmente em uma revolução da IA que está sendo responsável pela modificação de trabalhos existentes e, como consequência, pela criação de novas oportunidades geradas a partir do auxílio de inteligências artificiais nas tarefas do cotidiano e no nosso ambiente de trabalho.
Diante disso, a Microsoft apresentou novidades que prometem embarcar na onda da inteligência artificial e entregar recursos que facilitam a vida tanto do seu usuário quanto de quem desenvolve os aplicativos que estão disponíveis em sua loja.
Novo Hub abre as portas para a IA
Como uma forma de reforçar essa época de mudanças e criação de novas ferramentas, a Microsoft apresentou no Microsoft Build 2023 o novo AI Hub, uma seção na Microsoft Store onde serão promovidas as melhores experiências de IA desenvolvidas pela comunidade e pela própria empresa. Este hub será um espaço onde os usuários serão educados sobre como começar e expandir sua jornada em IA, inspirando-os a utilizar de maneiras cotidianas para aumentar a produtividade, estimular a criatividade e muito mais.
Por exemplo, será possível utilizar inteligência artificial para expressar sua criatividade por meio do Luminar Neo e do Lensa, realizar edições de vídeo e áudio com o Descript, Krisp e Podcastle, apresentar ideias com o Gamma e o Copy.ai, construir o currículo com o Kickresume, gerar a própria voz com o Play.ht ou até mesmo planejar uma viagem com o Tripnotes. Todo o conteúdo será testado quanto à segurança contra vírus ou golpes, segurança familiar e compatibilidade com dispositivos com o objetivo de filtrar os diversos softwares maliciosos que podem ser desenvolvidos com essa nova onda surgindo.
De forma a melhorar a transparência sobre boas ferramentas, um novo recurso gerado por IA será integrado na loja e será responsável por realizar um resumo das análises feitas pelos usuários de um certo aplicativo e destacar suas principais características facilmente para quem tem interesse em fazer o download.
A justificativa da empresa pela nova ferramenta surge da afirmação de que existem milhares de avaliações nos apps mais famosos, o que demandaria um tempo considerável para o usuário ler e chegar a conclusão sobre a procedência do software em questão. Devido a isso, criar um resumo através de IA é uma solução inteligente que pouparia um tempo e teria uma avaliação completa com principais pontos negativos e positivos destacados por outros usuários.
Além disso, com foco em aumentar a visibilidade dos aplicativos em sua plataforma, a Microsoft anunciou que será adicionado ao Microsoft Partner Center uma ferramenta que funciona através de inteligência artificial e gera sugestões de Search Tags, que são palavras-chaves que representam o tema ou o tipo de solução que o app abrange. Dessa forma, a empresa promete auxiliar que seu software seja encontrado pelos usuários mais facilmente na Microsoft Store.
A empresa disponibilizará também a possibilidade de selecionar mais de uma categoria para cada aplicativo, ou seja, se o software é utilizado para edição de foto e vídeo, é possível introduzir ambos os termos para que os usuários consigam encontrar mais facilmente em sua pesquisa.
Expansão do Microsoft Store Ads para fora dos EUA
No início do ano, a Microsoft apresentou o Microsoft Store Ads, nova ferramenta exclusiva para os EUA aplicada no aprimoramento dos resultados de buscas na loja e os planos para a expansão das divulgações para locais premium em anúncios. Tal ferramenta garante que os anúncios sejam contextuais para os clientes, dessa forma, facilitando o gerenciamento de campanhas publicitárias e a divulgação de um novo software.
Após dois meses, diversos desenvolvedores adotaram a ferramenta e obtiveram resultados positivos, como por exemplo a Miracle Games, que registrou um aumento de 25% em instalações de seu app em comparação com o período anterior, tendo o seu custo de divulgação reduzido em 90% em relação a outros canais de publicidade.
No Microsoft Build 2023, a empresa aproveitou o sucesso do Microsoft Store Ads para aprimorar ainda mais seus recursos. Iniciando no próximo mês, o serviço estará disponível também no Bing.com para resultados de pesquisa, juntamente com a Microsoft Store. Para os desenvolvedores que tiverem interesse pelo novo recurso, basta criar uma Store Ads Campaign no Microsoft Advertising. Ademais, os desenvolvedores têm agora a opção de exibir publicidade direcionada na seção de destaque na Microsoft Store. Essa nova opção oferece uma ampla gama de possibilidades de divulgações em um espaço de alto tráfego para os anunciantes, tendo suporte para imagem e vídeo.
A ferramenta que estava exclusiva para os desenvolvedores nos Estados Unidos, receberá expansão de seus serviços para atender países no mundo todo, incluindo mais de 150 regiões. Anunciantes vão ter a capacidade de aproveitar todos os recursos e vantagens do Microsoft Store Ads para otimizar seu alcance.
Novos sistemas de restauração e certificações
Foram apresentados sistemas que facilitarão a vida de desenvolvedores e um fator muito importante é a retenção dos usuários – principalmente na troca de dispositivos – e, neste Microsoft Build 2023, a empresa anunciou um novo sistema de backup e restauração para Windows que prometem ajudar nessa continuidade de clientes. Esse novo recurso permite que, ao trocar o seu dispositivo Windows 10 ou 11 para um novo dispositivo com Windows 11, seja possível manter os ícones dos aplicativos da Microsoft Store automaticamente restaurados exatamente onde eles estavam – no menu Iniciar e na Barra de Tarefas. Essa nova funcionalidade está em pré-visualização e disponível para os participantes do programa Windows Insiders hoje.
Por fim, foi anunciado um novo programa de capabilities e certificações focados em facilitar a vida dos desenvolvedores que desejam criar apps para a plataforma. Uma capability é um objeto ou “token” que representa a habilidade de um processo de acessar um certo recurso, tal como um arquivo ou uma conexão de rede. Tais capabilities, assim como os certificados, são essenciais para os softwares existirem na Windows Store com o objetivo de manter um certo nível de qualidade para o que está sendo disponibilizado para os usuários. Esse novo programa visa prover com maior facilidade para os desenvolvedores, direcionamentos para obter os seus certificados e reduzindo dessa forma o tempo para a obtenção em mais de 50%.
Veja mais
Fonte: Microsoft
Revisado por Glauco Vital em 23/5/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.