Se você acompanha notícias a respeito do Windows Phone – e da prometida atualização para Windows 10 Mobile – provavelmente já leu esta manchete antes. O motivo disso são adiamentos que ocorrem desde o ano passado e a falta de informações oficiais a respeito da liberação do novo sistema, por parte da Microsoft.
Contudo, parece que é chegada a hora: nas últimas semanas, operadoras de telefonia ao redor do mundo têm informado clientes que o Windows 10 Mobile já foi homologado em suas redes.
Além disso, em um email destinado a parceiros, obtido pelo site VentureBeat, a Microsoft confirma que irá iniciar as atualizações neste mês – possivelmente antes da conferência anual da companhia, a build 2016, que começa dia 29 de março.
Embora a Microsoft já comercialize no exterior quatro smartphones que vêm de fábrica com Windows 10 Mobile – Lumias 550, 650, 950 e 950 XL – a atualização para aparelhos mais antigos, que ainda usam Windows Phone 8.1, sofreu uma série de atrasos por conta de bugs e instabilidades do novo sistema.
Por outro lado, usuários cadastrados no programa Windows Insider, que vêm testando o Windows 10 Mobile há meses, notaram uma melhora significativa nas últimas versões disponibilizadas pela companhia. A lista de problemas conhecidos, por exemplo, tem diminuído a cada atualização, o que indica que a versão final está próxima.
Os modelos Lumia que estão aptos a receber o novo sistema operacional foram divulgados no ano passado (entre os aparelhos Nokia/Microsoft vendidos no Brasil, apenas o Lumia 530 parece ter ficado de fora, por ter apenas 4 GB de armazenamento interno).
A princípio, a atualização deverá ser iniciada manualmente, ou seja, o usuário que quiser fazer o download deve entrar nas configurações do dispositivo e iniciar o processo. Futuramente, a Microsoft deve enviar alertas instando os usuários a atualizar.
Entre as novidades do Windows 10 Mobile estão o navegador Microsoft Edge, uma central de notificações aprimorada, visual refinado da tela inicial e das configurações, novos aplicativos Office, Skype integrado, Groove Música, Fotos, Mapas e suporte a apps universais, incluindo um novo Instagram.
Fonte: VentureBeat, Windows Central, Microsoft