Depois de ser aprovada pela União Europeia, a Microsoft oficializou a compra da Bethesda nesta terça-feira, 9, por cerca de US$ 7 bilhões. A informação foi revelada com uma postagem no tradicional Xbox Wire, escrita por Phil Spencer, chefe da divisão Xbox.
A aquisição formal é da ZeniMax Media, empresa mãe da Bethesda, dona de 8 grandes estúdios responsáveis pelo lançamento de dezenas de títulos aclamados nos últimos anos. Agora, a Microsoft é dona da Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios.
Sem muita enrolação, Spencer revelou que ainda nesta semana inúmeros títulos pertencentes à publicadora ficarão disponíveis de forma permanente no Xbox Game Pass, trazendo novamente games como Wolfenstein II: The New Colossus ao serviço.
O chefão do Xbox ainda confirmou que alguns títulos em desenvolvimento e que serão produzidos pela Bethesda pertencerão ao portfólio de exclusivos da empresa.
No entanto, ainda não temos perspectiva de quais games futuros serão exclusivos ou não. As maiores apostas vão para os carros-chefe da companhia, como Fallout, The Elder Scrolls VI e Doom. Embora seja difícil pensar no lançamento de TES VI no momento, já que não sabemos seu status de produção, e data mais próxima fornecida era depois de 2024.
Ademais, a compra da Bethesda significa que games como The Evil Within 1 e 2, Wolfenstein I e II, Prey, Dishonored, RAGE, etc se unam ao panteão da Microsoft.
Além disso, é importante destacar que mesmo com a compra da Bethesda, a Microsoft informa que dará suporte para que seus games continuem sendo feito da mesma maneira de sempre, incentivando as equipes de desenvolvimento para ajudar a criar jogos populares e de qualidade.
No total, o Xbox contará com 23 estúdios para produzir jogos firsty-party para os jogadores, como a Ninja Theory e Obsidian, que fazem parte do rol de aquisições passadas. Sobre esse assunto, jornalistas e alguns insiders comentam que a compra da Bethesda não simboliza a última investida da Microsoft, e devemos ter mais informações de estúdios se juntando ao lado verde em breve.
O ano de 2021 do Xbox ainda não está tão claro, mas é possível que o fim do ano traga grandes títulos ao console e aos PCs, como o lançamento de Halo Infinite e o reboot da franquia Forza, ambos já anunciados no passado.
E ai, o que acharam da compra da Bethesda pela Microsoft? Diz pra gente nos comentários.
Fonte: Xbox Wire, VGChartz, Destructoid