Acesso rápido à câmera de um smartphone pela tela de bloqueio é um recurso presente há tanto tempo em iPhones e Androids, que a notícia de que o Windows 10 Mobile (vulgo Windows Phone) só receberá a funcionalidade em uma futura atualização soa bem estranha. Porém, há uma explicação, ou melhor, uma desculpa.
Até a metade de 2014, o botão físico dedicado à câmera era obrigatório em todos os aparelhos com Windows Phone, sejam eles fabricados pela Nokia/Microsoft ou outras marcas como Samsung e HTC.
Em geral, o botão era posicionado na lateral do aparelho e para abrir a câmera com a tela bloqueada bastava segurá-lo por um segundo. Uma vez que todos os smartphones contavam com o recurso, a Microsoft não via necessidade em adicionar também um botão virtual no sistema.
Contudo, para tornar o Windows Phone mais atraente aos fabricantes de Androids, a companhia deixou de exigir botões físicos no Windows Phone 8.1 (exceto para ligar/desligar e volume). Desta forma, o mesmo design utilizado para um dispositivo Android poderia ser reaproveitado em um Windows Phone, o que economizava tempo e dinheiro para as fabricantes.
Agora, quase dois anos depois, a Microsoft finalmente irá implementar a funcionalidade para os donos de aparelhos lançados sem o botão físico dedicado – o que inclui uma série de Lumias lançados desde 2014. O ícone será posicionado no lugar do botão Voltar (que não tem utilidade quando a tela está bloqueada).
A novidade será liberada para testes em breve para participantes do programa Windows Insider, mas ainda não há previsão de quando todos os aparelhos com Windows 10 Mobile receberão o recurso.
Fonte e Imagem: WinBeta