No último dia 7 de fevereiro, a Microsoft anunciou o Bing com IA, uma nova versão do buscador criado pela empresa, que passou a usar tecnologia da OpenAI, semelhante à utilizada no ChatGPT. A novidade traz melhorias no sistema de busca e ainda é capaz de gerar conteúdo. Agora, após iniciar os testes da novidade, a companhia está levando a funcionalidade para os apps de smartphones do Edge, Skype e Bing. A ideia é que mais usuários possam testar a novidade em mais serviços com recursos como interação por voz.
No caso do app do Bing, por exemplo, ele chega com um visual renovado (limitado apenas na versão preview, por enquanto) e conta com a nova busca, que já havia chegado à web no começo do mês. Também foi anunciada a função de pesquisa por voz, permitindo que os utilizadores não precisem digitar para buscar usando o chat.
A nova interface pensada pela Microsoft se assemelha à de um aplicativo de mensagens comum, o que traz um ar de conversação entre pessoas reais. A diferença é que do outro lado não há um amigo ou familiar, mas sim um modelo de linguagem GPT-3 da OpenAI com o modelo Prometheus entregando os resultados da busca em formato de mensagem.
Em todos os três aplicativos, será possível ver um ícone do Bing na parte inferior que permitirá ao internauta fazer perguntas, pesquisas ou simplesmente interagir com o chatbot recém lançado. No caso do Skype, a novidade permitirá ainda que usuários realizem pesquisas em chamadas em grupo ao adicionar o chatbot à conversa.
Se sua família estiver conversando sobre a próxima reunião familiar, você pode simplesmente pedir ao Bing sugestões sobre destinos de viagem, previsão do tempo esperada e eventos interessantes na época da sua viagem, e todos no bate-papo terão acesso aos resultados.
Microsoft
O app também permitirá que os usuários escolham a forma que as respostas serão exibidas: em texto, marcadores ou resposta simplificada. De acordo com a Microsoft, o recurso tem suporte de mais de 100 idiomas. Vale lembrar que o uso dessa busca tem limites diários, agora um pouco maiores: 60 conversas por dia e 6 conversas por sessão. Segundo a empresa, a ideia é aumentar em breve para 100 conversas por dia.
Como as novidades ainda estão restritas às versões preview dos aplicativos, é necessário se cadastrar na lista de espera, que, segundo a Microsoft, já tem mais de um milhão de pessoas. Usar os apps móveis do Bing (iOS e Android) e do Edge (iOS e Android) dá prioridade na fila.
Veja também:
Saiba como usar a busca do Bing com IA.
Fontes: Digital Trends, The Verge.
Revisado por Glauco