Ontem (21/4), durante o anúncio dos resultados financeiros para o 1º trimestre de 2016, a Microsoft revelou que durante os três primeiros meses deste ano, a empresa colocou à venda no mercado míseros 2,3 milhões de smartphones Lumia. Esse número é 73% inferior ao resultado do mesmo período do ano passado.
Para efeito de comparação, a Samsung, líder do mercado de smartphones em número de unidades vendidas, comercializou 83 milhões de aparelhos nos últimos três meses do ano passado, segundo o Gartner. A fabricante coreana ainda não divulgou os números para o 1º trimestre deste ano.
Embora seja preocupante para a plataforma Windows 10 Mobile como um todo, o resultado não é necessariamente uma surpresa: as vendas de Lumias vêm caindo desde o 1ª trimestre de 2015 e a Microsoft lançou apenas 4 aparelhos com o novo sistema operacional até agora (Lumia 550, 650, 950 e 950XL; nenhum deles está à venda no Brasil).
A Microsoft é a fabricante com maior fatia do mercado de Windows Phones, responsável por 90% das vendas, portanto se o desempenho dela é ruim, toda a plataforma sofre.
Nos últimos meses, uma série de fabricantes, como HP, Acer, Vaio e Alcatel anunciaram smartphones equipados com Windows 10 Mobile, mas alguns destes sequer chegaram ao mercado ainda e outros estão disponíveis apenas em regiões específicas ou para clientes corporativos (e não para o consumidor final).
Sem uma ampla base de usuários, a Microsoft continuará tendo dificuldades em convencer desenvolvedores a lançar aplicativos para smartphones Windows. Mesmo que a empresa tenha tornado mais fácil desenvolver apps para PCs com Windows 10 e adaptá-los para celulares, que desenvolvedor se dará ao trabalho de fazê-lo, se tão poucos aparelhos são vendidos?