Após quase meia década de existência, a história dos smartphones da linha Lumia está prestes de chegar ao fim. Sites internacionais informam que uma fonte interna da Microsoft, afirma que a companhia deixará de fabricar os aparelhos no próximo mês de dezembro. Ao que tudo indica, as vendas dos dispositivos continuarão a serem feitas até os estoques acabarem.
Breve histórico
Lançada no final de 2011, os smartphones da linha Lumia foram projetados pela Nokia até setembro de 2013, quando a divisão mobile da multinacional finlandesa de telecomunicações foi incorporada à Microsoft Mobile.
Entre as principais características da linha Lumia estão o fato de todos os smartphones rodarem o sistema operacional Windows, sua construção em policarbonato e por serem encontrados em cores bastantes vivas.
Windows Phone
Apesar de ter uma comunidade fiel de usuários, a linha Lumia sofreu com as inconstâncias da plataforma móvel do Windows Phone. Em Março de 2016, os aparelhos que já tinham sido lançados com o Windows Phone 8.1 receberam o Windows 10 Mobile, com exceção dos que não possuam 1 GB RAM.
A decisão contrariou as informações anteriores de que todos os smartphones com a versão 8.1 receberiam a nova versão do sistema operacional, o que acabou por frustrar muitos usuários. (https://chiringa.com/)
Indícios do fim
Apesar da Microsoft não confirmar nada sobre a descontinuação da linha Lumia, muitos indícios dão conta de que eles realmente não serão mais fabricados. Desde o lançamento do Lumia 650, especulava-se que este seria o último dispositivo fabricado pela empresa. Veja alguns fatos que fortalecem a possibilidade.
- Irrelevância no mercado mobile: Algumas consultorias especializadas em mercado mobile, como a IDC, estimam que os smartphones com Windows representarão uma fatia minúsculo do mercado nos próximos anos.
- Falta de publicidade: Outro ponto importante é que os sites oficiais da Microsoft deixaram de fazer qualquer referência aos Lumia, o que indica que a empresa já está trabalhando em novas estratégias para a nova fase da divisão mobile.
- Fora das prateleiras: Para completar, alguns funcionários relatam que as lojas físicas da Microsoft não estão mais colocando os Lumia em exposição e que eles já deixaram de fornecer informações aos clientes sobre esses dispositivos.
Surface Phone
Se confirmada a informação do fim da linha Lumia, a Microsoft já tem um plano alternativo para continuar presente no segmento mobile, que é o Surface Phone. A expectativa é que a companhia de Redmond realize um evento no próximo mês de outubro para apresentar algumas novidades.
Oficialmente, a Microsoft ainda não se pronunciou sobre quando será o evento ou se ele realmente ocorrerá neste ano, nem tampouco comentou os rumores sobre o fim da linha Lumia.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.