Por um bom tempo a Microsoft preferiu manter o pacote de aplicativos Office fora de outros sistemas operacionais móveis, mas isso está chegando definitivamente ao fim.
Depois do Office Mobile para smartphones em 2013 e do Office for iPad em 2014, a empresa lançou em novembro do ano passado versões beta dos aplicativos Word, Excel e Power Point para tablets Android, apenas para usuários que se inscreveram para o teste. Segundo o blog da Microsoft, a resposta nestes dois meses foi extremamente positiva, e por isso a empresa decidiu expandir o programa de testes e aumentar o número de usuários participantes.
Agora, (quase) qualquer um pode fazer o download destes, sem precisar de convite ou inscrição. Quase, porque, ainda existem algumas restrições. Veja:
- Disponível apenas para tablets;
- Necessário processador com arquitetura ARM;
- Tamanho de tela entre 7’’ e 10.1’’;
- Apenas para as versões KitKat ou Lollipop do sistema Android.
A Microsoft quer que o usuário do pacote Office tenha a mesma experiência em qualquer plataforma que utilizar e, por isso, os aplicativos continuam muito similares ao Office para iPad.
A capacidade de edição dos apps fica entre o de smartphones e o dos PCs, e bem acima da concorrência do Google Docs. E a sincronização com a nuvem, via OneDrive ou Dropbox, é bem integrada. O que ainda peca é a edição colaborativa.
A previsão é que o app final seja lançado ainda esse ano, além de nova versão para iOS e uma otimizada para tablets que rodam o Windows, que deve chegar junto com o Windows 10.
Fontes: Ars Technica, Microsoft.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.