Índice
Durante o Microsoft Ignite, evento para os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) e desenvolvedores da Microsoft, a empresa anunciou algumas novidades no Microsoft 365. O intuito das mudanças é garantir mais conectividade e segurança durante o trabalho remoto ou híbrido.
De acordo com a empresa, a pandemia de COVID-19 acabou acelerando o processo de digitalização dentro das corporações, aumentando a procura por soluções em nuvem, no intuito de manter as atividades e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos funcionários.
Mas a Microsoft acredita que as mudanças no mercado de trabalho vieram para ficar. Segundo o Índice de Tendências de Trabalho da Microsoft, mais de 80% dos líderes pretendem manter políticas flexíveis após o fim da pandemia, enquanto 70% colaboradores se mostraram inclinados a aceitar a nova rotina de trabalho. Ou seja, ao que tudo indica, as rotinas de trabalho híbridas podem se tornar uma realidade nos próximos anos.
Inclusive, a Microsoft já tinha anunciado algumas soluções visando melhorar a rotina de trabalho e a produtividade dos funcionários durante o home office, como o Microsoft Viva, uma plataforma voltada para melhorar a experiência do colaborador.
Pensando em oferecer ainda mais soluções capazes de melhorar a experiência de empresas e colaboradores, a Microsoft decidiu fazer uma reformulação no Microsoft 365 para atender essa nova demanda do mercado. “Para prosperar neste novo mundo de trabalho híbrido, as pessoas e as organizações precisam de soluções fluidas, dinâmicas e baseadas na nuvem”, informou a Microsoft em comunicado. A seguir, confira as principais novidades do Microsoft 365.
Soluções que prometem melhorar a gestão e a colaboração das equipes
Uma das principais novidades do Microsoft Teams é o aumento no limite de participantes em webinars interativos, permitindo que as companhias organizem eventos online internos e externos com até 1.000 participantes. Mas até 30 de junho de 2021, a Microsoft vai permitir que até 20 mil pessoas possam acompanhar a transmissão dos eventos online. Neste caso, não será permitida a interação entre os participantes, apenas acompanhar a transmissão. Segundo a empresa, após essa data será liberada a participação de no máximo 10 mil participantes.
A Microsoft informou que pretende adotar, em breve, a solução Dynamics 365 Marketing, que permite gerenciar informações dos participantes dos eventos online. Já o Microsoft Teams Connect promete melhorar a colaboração da equipe e oferece recursos como chat, compartilhamento e co-criação de documentos e colaborações em projetos. A previsão é que o Microsoft Teams Connect esteja disponível até o final de 2021.
Soluções para melhorar a qualidade das reuniões
Algumas novidades do Microsoft Teams prometem melhorar a experiência da equipe durante reuniões e apresentações de projetos, como o Microsoft PowerPoint Live. A solução permite que a pessoa responsável por conduzir a apresentação personalize a exibição do conteúdo, criando assim uma reunião mais dinâmica. O público também pode acompanhar a apresentação anonimamente, voltando os slides quando desejar, sem interferir na apresentação.
Se a reunião estiver sendo transmitida pelo Microsoft Teams, será possível compartilhar a tela da apresentação por QR Code. Os participantes só precisam escanear o código para participar do evento, podendo, inclusive, escolher a legenda desejada, em caso de eventos globais. São mais de 60 idiomas disponíveis. A Microsoft anunciou ainda o modo Dynamic View. Com a visualização dinâmica todo o conteúdo das apresentações serão organizados automaticamente com o intuito de melhorar a experiência visual dos participantes.
Soluções do Microsoft Teams para a rotina de trabalho híbrido
Visando a melhoria das reuniões durante o home office, a Microsoft anunciou que vai adotar um novo modo de visualização para o Teams Rooms, incluindo o modo Together, permitindo que todos os participantes de uma reunião sejam capazes de ver uns aos outros com mais facilidade.
A empresa também anunciou durante o Microsoft Ignite, o lançamento do novo alto-falante inteligente que promete identificar e reconhecer as vozes de até 10 pessoas em uma reunião realizada pelo Microsoft Teams Room. Dessa maneira, fica mais fácil saber quem disse o quê durante as reuniões.
A empresa lançou um monitor da Dell e o Poly 21, que contam com alto-falantes, luz, câmera e microfone integrado, e prometem melhorar a experiência para os usuários do Microsoft Teams. E para finalizar, foi apresentada a nova webcam com luz integrada, que conta com luz integrada, a Cam 130 da Aver, que pode ajudar a melhorar a qualidade das imagens durante as videoconferências.
Mais segurança no Microsoft Teams e Microsoft 365
Visando melhorar a segurança do Microsoft Teams, novos requisitos de segurança serão adotados para os clientes comerciais ao longo deste ano, como suporte à criptografia de ponta E2EE para ligações 1:1. Garantindo mais proteção e confidencialidade nas conversas online entre os times.
A Microsoft vai adotar ainda a arquitetura de segurança Zero Trust. Basicamente, o Zero Trust pressupõe que nenhum usuário ou equipamento da empresa é 100% confiável, o que pode expor a rede a invasões internas ou externas. Para melhorar a segurança, a Microsoft anunciou algumas novidades como a análise de ameaças no Microsoft 365 Defender, que pode ajudar a diminuir e prevenir ameaças.
Autenticação sem senha, tanto para ambientes em nuvem quanto híbridos, garantindo mais segurança já que não é mais preciso inserir senhas para fazer o login. Com o Azure AD será possível acessar dados por biometria, pelo app Microsoft Authenticator, Windows Hello for Business ou com uma chave segurança FIDO2 de parceiros da Microsoft. Além do Temporary Access Pass que permite recuperar ou configurar as credenciais dos usuários por meio de um código temporário.
Outras novidades para 2021
Outro recurso que chega este ano é o Universal Print. O sistema de impressão universal da Microsoft vai permitir que os funcionários imprimam documentos de diferentes lugares, bastando para isso, que estejam conectados a internet e autenticados Azure AD. O Microsoft 365 Multi-Geo também estará disponível para o Brasil. A partir de agora, os clientes podem armazenar informações do OneDrive for Business, SharePoint Online e Exchange Online em uma das regiões geográficas disponíveis.
Fonte: Microsoft
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.