Metrô e trem de sp aceitarão pagamento com cartão de crédito e débito. Novidade será implementada em 12 estações; pagamento com cartão via nfc também poderá ser feito com smartphones e smartwatches com tecnologia

Metrô e trem de SP aceitarão pagamento com cartão de crédito e débito

Avatar de victor pacheco
Novidade será implementada em 12 estações; pagamento com cartão via NFC também poderá ser feito com smartphones e smartwatches com tecnologia

O itinerário de São Paulo é o maior do Brasil e, dia após dia, novas tecnologias estão sendo implementadas para deixar o uso mais dinâmico. A novidade do momento é que, em breve, você poderá comprar passagens por meio de pagamento com cartão por aproximação em mais estações, deixando o cartão TOP, Bilhete Único ou bilhete tradicional de lado.

Atualmente, duas estações já possuem a funcionalidade, mas com o passar dos próximos meses, será possível pagar a passagem por aproximação em mais locais.

Sua passagem comprada por pagamento com cartão

Por meio de uma iniciativa da ABASP — Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo, formada pelo Metrô e CPTM — e a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo, 12 estações de trem e metrô agora poderão ter suas passagens compradas por meio da tecnologia NFC, que não exige a digitação de senha.

Catraca de metrô e trem de sp com pagamento via nfc
Duas estações de São Paulo já possuem novidade tecnológica (Foto: Reprodução/Diário dos Transportes)

A novidade pode ser considerada uma expansão de um serviço já existente: no último dia 12 de fevereiro de 2023, a estação da Barra Funda (de metrô e trem de SP) já recebeu a nova catraca que permite pagamento via NFC. Desde 2021, a estação João Dias (Linha 5) também pode ter passagens compradas pela mesma modalidade.

Metrô de sp
Metrô de SP deve ser ainda mais utilizado com novidade (Foto: Reprodução/Internet)

Foi anunciado que as pessoas também poderão comprar bilhetes de passagem com o apoio de smartphones que possuem NFC. Tudo feito por meio de carteiras digitais como Samsung Pay (que se tornou a Samsung Wallet), Carteira do Google e Apple Pay.

Smartwatches comumente utilizados para pagamentos em mercados, lojas e demais estabelecimentos agora estarão aptos para comprar passagens de trem e metrô de SP. A novidade está disponível também em algumas estações de metrô do Rio de Janeiro e também no DF.

Catraca de metrô com pagamento via nfc
NFC já está disponível em outros estados do Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

A previsão é que até o final de fevereiro, as novas catracas sejam instaladas nas estações: Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10) e Consolação (Linha 2). A lista completa será divulgada em breve no site da ABASP e atualizaremos esta matéria assim que ela estiver disponível.

Adesão deve facilitar transporte de turistas

Moradores da cidade e estado de SP estão acostumados a usar o cartão TOP ou Bilhete Único para fazer o pagamento de passagens de ônibus, metrô e trem de SP. Quem mora fora ou usa o transporte público em menor frequência ainda precisa fazer a compra de um QR Code nas estações, via aplicativo ou WhatsApp.

Pagamento via nfc
Tecnologia deixa dia a dia mais dinâmico (Foto: Reprodução/Internet)

As novas catracas acabam com este empecilho e ainda devem entregar maior agilidade, principalmente em feriados como o Carnaval ou em dias de eventos especiais na cidade, como o Lollapalooza 2023 e/ou primeira edição do The Town. Os pagamentos feitos via NFC já chegaram a ônibus da cidade, mas a adesão é baixa e apenas alguns deles podem ser pagos nesta modalidade.

Ônibus com pagamento via nfc
Ônibus possuem NFC, mas adesão é baixa (Foto: Reprodução/Internet)

Quem anda pela cidade acaba precisando andar com dinheiro físico ou comprando um cartão de transporte. A identificação destes ônibus aparece logo no vidro da frente, mas boa parte das pessoas que são turistas e andam de ônibus acabam optando pelo pagamento em dinheiro.

É seguro?

Muitas pessoas ficam se perguntando se as informações da conta ou cartão de crédito não ficam salvas na estação de pagamento. A verdade é que: não! Há todo um protocolo para que a validação de informações seja feita apenas no ato de pagamento e depois disso, nada mais fica registrado.

O pagamento via NFC com smartphones ou relógios inteligentes é ainda mais seguro, já que é exigida uma confirmação de identidade para que o sinal seja emitido pelo celular. Isso pode ser leitura de impressão digital, digitação de PIN ou até mesmo a leitura de íris. Como apenas o Metrô e CPTM irão realizar a manutenção das novas catracas, não há com o que se preocupar.

O que achou da novidade? Vai deixar o dinheiro em casa de forma definitiva? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Folia: veja dicas e saiba como se prevenir de golpes no Carnaval

Com informações: Diário dos Transportes

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados