O Meta AI, assistente de inteligência artificial da Meta, chegou ao Brasil nesta quarta-feira (9) e vai funcionar direto no WhatsApp, Messenger e Instagram. Ele vai permitir que o usuário realize tarefas distintas, que vão desde recomendar um restaurante e responder perguntas, até a criação de imagens com o recurso Imagine. Entenda como usar e quais são as principais funcionalidades.
Plataformas disponíveis
O assistente pessoal poderá ser acessado direto de apps da empresa, WhatsApp, Messenger e Instagram, mas também há um site especial para navegadores de internet, o meta.ai.
Nos apps, o assistente pode ser encontrado no ícone com o círculo azul do Meta AI. Também é possível usá-lo digitando “@Meta AI” em mensagem de grupos com os amigos. O Meta AI está disponível no feed do próprio Facebook e funciona diretamente nas postagens que possam atrair o interesse do usuário.
O Meta AI chega ao país com quase um ano de atraso em relação ao lançamento nos Estados Unidos, que aconteceu em setembro de 2023. Isso porque por aqui o Meta AI acabou suspenso, após a justiça brasileira considerar o uso indevido de dados pessoais de usuários da Meta para treinar o sistema de inteligência artificial. Meses se passaram e após uma alteração nas políticas de privacidade da empresa, o Meta AI foi autorizado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
O que você pode fazer com o Meta AI
Disponível anteriormente em países como EUA e Canadá, o Meta AI chega ao Brasil prometendo entregar funcionalidades que permitem facilitar a vida do usuário. Dessa forma, é possível usar a ferramenta da Meta em pesquisas, como procurar por um bom restaurante nos arredores ou até mesmo pedir para que o Meta AI elabore um teste de preparação para uma prova importante.
As funcionalidades não param por aí e vale dizer que o Meta AI é uma ferramenta poderosíssima na criação de conteúdo. A integração com outros aplicativos da empresa permite uma melhor utilização do assistente.
Graças a esse modo de funcionamento, é possível acessar as informações na internet sem ter que alternar entre os aplicativos da Meta (Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram). Uma outra funcionalidade permite a criação e compartilhamento de imagens usando apenas a palavra “imagine” em uma interação direta com o Meta AI ou em algum bate-papo em grupo.
O recurso “imagine” permite a criação de imagens a partir do texto, apresentando-se como uma ótima funcionalidade. E além da criação de imagens, com o Meta AI é possível animar e ajustar de diferentes formas uma imagem escolhida.
Como usar o Meta AI no WhatsApp
O Meta AI usa uma base de dados da Llama 3.2, um modelo de linguagem desenvolvido pela Meta que suporta uma grande variedade de casos de usabilidade distintos. Integrado a toda a biblioteca de aplicativos da empresa, o Meta AI também está presente no WhatsApp, com funcionalidades que facilitam o uso do aplicativo.
Para usar o Meta AI no WhatsApp, o usuário deve, primeiramente, ter o aplicativo atualizado e disponível em seu smartphone. A seguir, o passo a passo de como usar o Meta AI no WhatsApp. Confira:
1 – Primeiramente, tenha o WhatsApp em sua versão atualizada. A seguir, abra o aplicativo e veja se o ícone da Meta está aparecendo.
2 – Com a ferramenta já disponível, basta clicar no símbolo da Meta e iniciar uma conversa com o assistente;
3 – Aberto pela primeira vez, o usuário deverá assinar o termo de uso do Meta AI;
4 – Em seguida, faça a interação com o Meta AI, perguntando-lhe o que for de seu interesse. Após o envio da mensagem, o assistente vai gerar a resposta no chat.
Veja também
Fontes: Meta, Tech Crunch, WhatsApp