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Um estudo encomendado pela IBM e conduzido pela Morning Consult revelou que o uso de Inteligência Artificial no Brasil supera os demais países da América Latina. Apenas 21% dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru afirmaram que usam inteligência artificial (IA) nas organizações nas quais trabalham.
No Brasil, 40% dos profissionais relataram que as empresas já adotaram a IA. Além disso, 30% dos entrevistados brasileiros afirmaram que as empresas implantaram ou estão implantando a tecnologia em todo o negócio. Enquanto nos países vizinhos o ritmo de adoção de IA ainda é um pouco lento, afinal, boa parte das empresas ouvidas na pesquisa disseram que estão explorando a tecnologia, mas ainda não implantaram a IA nos seus negócios.
A pandemia de COVID-19 acabou acelerando a necessidade do uso de IA no mundo corporativo. Por aqui, 37% das empresas recorrem a soluções IA para o atendimento ao cliente, 35% para automação de processos e 28% para segurança.
Como a Inteligência Artificial é usada no país?
O relatório Global AI Adoption Index 2021 da IBM destacou alguns pontos relevantes do uso Inteligência Artificial no Brasil. Ferramentas e softwares de automação, por exemplo, são usados em 68% dos negócios, sendo que 18% dos participantes da pesquisa possuem planos para implantar soluções de automação em um prazo de 12 meses. Para a maioria dos entrevistados (66%) o principal motivo para o uso da automação nos processos internos é o ganho de tempo que a tecnologia proporciona.
Outro fator que contribuiu para aumentar a adoção de IA no país é poder acessar os dados de qualquer lugar. Para 74% dos profissionais de TI brasileiros, “construir e executar projetos onde quer que seus dados estejam alocados é extremamente importante”. O uso de aplicativos de processamento de linguagem natural (PLN) também está crescendo por aqui. Atualmente, 46% das organizações utilizam PLN, com destaque para soluções de processamento de linguagem natural (42%), os famosos “robôs” que prestam atendimentos.
Por fim, a confiança foi um ponto chave para profissionais brasileiros e de outros países da América Latina. Para a maioria dos entrevistados a adoção de IA “justa, segura e confiável é muito importante”. Os participantes destacaram ainda que os clientes tendem a escolher empresas mais transparentes em relação ao uso de dados. Há ainda uma preocupação dos entrevistados (94%) de que as empresas saibam explicar como os “modelos de IA são construídos, gerenciados e usados”.
Desafios para a adoção de Inteligência Artificial no Brasil
Apesar de a adoção de Inteligência Artificial no Brasil estar bem à frente em relação aos outros países latino-americanos, a pesquisa trouxe alguns desafios que ainda dificultam a implantação em massa da tecnologia em solo nacional. São eles:
- Aumento na complexidade dos silos de dados (25%);
- Conhecimento limitado ou pouca experiência em Inteligência Artificial (24%);
- Forte dependência do fornecedor, ou seja, IA e nuvem associadas a um único fornecedor (21%);
- Falta de habilidades ou treinamentos para desenvolver e gerenciar IA confiável e explicável (79%).
Mesmo com os desafios, a IBM acredita que a adoção de Inteligência Artificial no Brasil deve se popularizar cada vez mais. A própria IBM está de olho no setor, afinal, fornece tecnologias diversas como a Watson, sua plataforma de IA para negócios. Também é importante destacar o mercado está passando por diversas mudanças que devem trazer impactos positivos. Como mostra o estudo recente divulgado pela consultoria Gartner, que afirma que os CEOs esperam um crescimento econômico nos para os próximos dois anos, priorizando a transformação digital das empresas.
Fonte: IBM
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