Índice
O romance e clássico da literatura brasileira, Brás Cubas, de Machado de Assis, alcançou o primeiro lugar em vendas na Amazon americana. O fato aconteceu após a influenciadora americana Courtney Henning Novak fazer uma review positiva do livro no TikTok.
Para chegar à primeira posição da categoria de livros do “Caribe e América-Latina”, Brás Cubas ultrapassou grandes títulos da literatura mundial, como Amor nos tempos de cólera, de Gabriel Garcia Márquez.
O sucesso de Brás Cubas no Tik Tok
Brás Cubas ficou internacionalmente conhecido e chegou ao primeiro lugar em vendas na Amazon, após uma influenciadora americana postar em seu perfil no TikTok a sua opinião sobre o livro. Em seu perfil na rede social, Courtney Henning Novak afirmou que este seria seu novo livro favorito.
A influenciadora, que conta com um perfil com mais de 25 mil seguidores, mantém um projeto literário em que propõe ler um livro de cada país do mundo. O escolhido dentro da literatura brasileira foi Memórias Póstumas de Brás Cubas, clássico de Machado de Assis, na versão em inglês.
Em seu vídeo, Courtney afirma que desejava ter tido a oportunidade de ler a obra no Ensino Médio. Surpresa com o enredo da história, Courtney perguntou o motivo pelo qual “não avisaram que era o melhor livro já escrito”.
O vídeo postado pela influenciadora tem mais de 120 mil views e quase 30 mil likes no Tik Tok e rendeu comentários de seguidores incentivando Courtney a ler outros livros de Machado de Assis, como Dom Casmurro e até mesmo outros autores, como Jorge Amado.
Entusiasmada com a descoberta, Courtney ainda disse estar disposta a aprender português, para poder ler o livro na versão original. “Me digam, o que vou fazer pelo resto da minha vida depois do livro?”, pergunta.
A versão para o inglês do clássico
O livro analisado pela influenciadora americana e que ocupou o primeiro lugar em vendas na Amazon é uma tradução de Flora Thomson-De Veaux. The Posthumous Memoirs of Brás Cubas é uma edição da Penguin Classics, disponível na Amazon por cerca de R$ 59 na versão para o Kindle.
Esta versão de Brás Cubas publicada para o inglês é a primeira a incluir notas detalhadas com todo o contexto cultural e histórico da narrativa feita pelo defunto Brás Cubas e que vai permeando vários momentos de sua vida ao longo das 368 páginas do livro.
Contente com o destaque de Brás Cubas, a tradutora Flora Thomson-De Veaux até compartilhou o sucesso do livro em seu perfil no X. Na publicação, ela disse estar muito feliz com sucesso de Memórias Póstumas de Brás Cubas e apontou com ironia a escolha de colocar O Idiota, de Dostoiévski, como um clássico da literatura da América-Latina.
Outras obras de Machado de Assis
Machado de Assis é um autor brasileiro nascido em 21 de junho de 1839 e considerado por muitos como o maior da literatura brasileira. Sua obra conversa com o Realismo e é marcada pela forte denúncia social, além de outras características.
Cronista, poeta, romancista e jornalista, o talentoso Machado de Assis deixou uma enorme contribuição para a literatura brasileira. Publicado em 1881, Memórias Póstumas de Brás Cubas é o primeiro romance realista do escritor e faz parte de uma sólida lista de livros publicados ao longo de sua carreira.
Dom Casmurro
O romance publicado em 1900 traz a história trágica de amor entre Bentinho e Capitu, um dos casais mais famosos da literatura nacional. O narrador da história decide contar a sua trajetória de vida, logo após a morte de sua esposa e de seu amigo e suposto culpado pela traição, Escobar.
O retrato de todas as memórias é feito de acordo com a visão de Bentinho e traz pensamentos do personagem sobre essa grande dúvida que permeou sua cabeça por todos os anos.
Quincas Borba
O livro de 1891 é um romance realista que traz a história de Rubião, professor que herda todos os bens do amigo Quincas Borba. Para isso, ele deve cuidar do cachorro de seu amigo, que leva o mesmo nome do dono.
Ao se ver obrigado a se mudar para o Rio de Janeiro, o professor Rubião encontra novas amizades e se vê explorado pelo casal Cristiano Palha e Sofia. A obra é cheia de elementos irônicos com o contexto da época e retrata o enlouquecimento do professor, que acreditava ser Napoleão Bonaparte.
Memorial de Aires
Memorial de Aires é o último livro de Machado de Assis e foi publicado em 1908, ano da morte do autor. Ele é um compilado de pequenos textos, organizado de forma como se fosse um diário, escrito entre 1888 e 1889.
Aires era um conselheiro que sempre esteve nas obras de Machado de Assis, geralmente aparecendo como amigo dos personagens. No livro, ele idolatra D. Carmo, uma mulher que dizem ser inspirada Carolina Augusta Xavier de Novais, esposa do escritor.
Veja também
Fontes: O Globo, InfoMoney, Metrópoles
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.