Apesar de ter sido concebido ao final de 2021, o meme “vai mulher reage, bota um cropped!“, tomou muita força no início desse ano nas redes sociais. Hoje você vai ver aqui a origem desse meme, assim como informaremos aos desavisados o que seria um “cropped” e como essa frase chegou a tantos lugares. Vem com a gente em mais um número da série Por Trás do Meme!
A origem do meme
Tudo começou quando uma moça chamada Gabriela Gomes de Souza, de 22 anos de idade, sai com amigos e eles apresentam um rapaz a ela. Depois de algum tempo, ela resolve sair num encontro com o rapaz, mas Gabriela acabou levando um bolo dele. A moça ficou muito abalada com a situação e resolveu desabafar com sua irmã mais velha, que tentou animá-la, falando o meme que conhecemos atualmente:
Provavelmente essa frase impactou tanto Gabriela — assim como toda a internet, diga-se de passagem — que ela resolveu tweetar sobre isso e, para sua surpresa, a publicação atingiu altos níveis de compartilhamento, dentro e fora do Twitter. Atualmente a conta de Gabriela está privada, provavelmente pela incrível repercussão do meme e se você quiser, pode segui-la em seu perfil do Twitter.
O que é um cropped?
Se você chegou até aqui e ainda não entendeu o que seria um “cropped”, vem descobrir agora! Cropped nada mais é do que uma peça de roupa, semelhante a uma blusa, porém sem a metade pra baixo, cobrindo apenas o busto, os ombros e uma pequena parte do braço. O cropped teve origem em 1930 como peça para traje de banho e foi abrindo espaço, de forma tímida, nas décadas seguintes.
Em 1980, ele tem uma retomada legal com a aparição da peça em pessoas que frequentavam academia, principalmente, e se tornou bastante popular nos anos 90. Algumas das grandes percursoras do cropped nos anos 90 foram as Spice Girls, que acabaram influenciando a utilização dessa roupa entre os jovens.
Depois dos anos 90, entre os anos 2000 e 2010, o cropped foi deixando de ser apenas uma roupa e foi se tornando um símbolo de força e resistência. Inicialmente tendo foco principal em mulheres — apesar de homens também terem usado o cropped de forma esporádica — hoje em dia a peça se consolidou unissex e oferece uma forma de empoderamento por parte do usuário, evidenciando, geralmente, o quanto está confortável consigo mesmo — mas em muitos casos é só alguém que quer realmente exibir o seu tanquinho.
Foi por ter se tornado um símbolo tão forte que a irmã de Gabriela, na tentativa de recuperar autoestima da garota, sugeriu logo que colocasse a peça e reagisse, mostrando a relação que o cropped tem com liberdade e independência. E assim como o cropped oferece esse sentimento, o meme também fala sobre levantar, bater a poeira e dar a volta por cima!
Repercussão na internet
Claro que nada na internet passa batido, e o meme do cropped foi um desses casos. Muitos internautas se depararam com o relato de Gabriela Gomes e, claro, começaram a fazer outros memes com piadas certeiras sobre a frase do momento: vai mulher reage, bota um cropped! Nós separamos algumas dessas reações, confira!
- Desde contas bastante conhecidas como a HBO Max Brasil divulgando a série Euphoria.
- As Lojas Americanas também entraram na brincadeira.
- Teve quem inverteu o meme e mesmo assim trouxe um contexto legal.
- E tem gente que tá numa bad tão grande, que pelo jeito, nem o cropped vai conseguir animar…
E você, já se deparou com esse meme na internet? Não sabia o que era cropped? Conta pra gente nos comentários qual foi o impacto desse meme que vem fazendo moda nas redes sociais!
Veja também:
Ainda sobre a série, Por Trás do Meme, temos sobre a pose de maloqueira da Pabllo Vittar e também Esse Menino, que fez um e-mail sobre a vacinação!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.