Índice
O Google divulgou, na quinta-feira (08), uma atualização do Android com novidades para os celulares e tablets que rodam o sistema operacional. O principal destaque vai para uma mudança no recurso de Compartilhamento por proximidade (Nearby share) que o deixa mais parecido com o AirDrop, da Apple.
No geral, o objetivo da empresa foi aprimorar as ferramentas de produtividade e acessibilidade, além de melhorar a personalização do sistema operacional. Além do compartilhamento mais sofisticado, o Google anunciou novos widgets para o G Suite, mais formas de usar os emojis e recursos mais funcionais para pessoas com deficiência.
O anúncio das melhorias veio logo após o evento da Apple, que aconteceu na terça-feira (07). Na ocasião, a empresa lançou o iPhone 14, Apple Watch 8 e AirPods Pro 2, além de anunciar os novos iOS 16 e WatchOS 9.
Compartilhamento por proximidade
Entre as mudanças que a atualização do Android traz, essa talvez seja a mais esperada pelos usuários. É que agora o compartilhamento por proximidade ficou mais rápido, funcionando de forma bem parecida com o AirDrop, da Apple: com um toque, você vai conseguir compartilhar arquivos e informações entre os seus aparelhos. O recurso vai funcionar para fotos, documentos, links e até senhas de redes Wi-Fi.
Para fazer isso, você só vai precisar selecionar os dispositivos que estiverem logados na mesma conta do Google. Ou seja, não vai mais precisar aprovar, manualmente, todas as transferências para que elas ocorram. Após um toque, elas vão acontecer automaticamente. O Compartilhamento por proximidade continuará sendo restrito entre aparelhos Android.
Sobre a segurança, Alice Zheng, líder de produto do Nearby Share (nome, em inglês, da ferramenta do Android), garantiu, em entrevista ao Blog do Google, que a mudança no recurso não vai deixar os aparelhos mais expostos em locais públicos.
No Nearby Share, primeiro nós vamos mostrar para você quem está tentando te mandar um arquivo e o qual o nome desse arquivo, e só depois de você aceitar a transferência que nós vamos te mostrar a foto ou vídeo. Dessa forma, se você estiver em algum local público e receber um pedido de compartilhamento, nunca vai precisar ver a prévia de algo que não quer a não ser que aceite primeiro
Alice Zheng, líder de produto do Nearby Share, em entrevista ao Blog do Google
De qualquer forma, a novidade vai chegar “nas próximas semanas” para aparelhos que estiverem rodando do Android 6 para cima, conforme explicou Alice Zheng, líder de produto do Nearby Share (nome, em inglês, da ferramenta do Android), em entrevista ao Blog do Google.
Novos widgets e mais emojis
O Google também anunciou que tanto o Google Drive quanto o Keep vão ganhar widgets com design repaginado (para aparelhos com telas grandes) e novas funções.
No caso do Drive, seu novo widget vai trazer três botões que vão servir de atalho para acessar, com um toque, os arquivos do Google Docs, Slides e Sheets. Já o novo widget do Google Keep vai ser maior, com fonte também maior, para facilitar o acesso às anotações feitas nele e a criação de novas. O aplicativo também vai ganhar um botão para o Wear OS, sistema operacional do Google para smartwatches.
Já em relação aos emojis, a mudança vai rolar no GBoard, o teclado do Google, nesta nova atualização do Android. Isso porque a empresa anunciou que vai começar a disponibilizar o botão “Emojify” (que, até então, só aparece na versão beta do GBoard) nas próximas semanas – a princípio, para o idioma inglês do teclado. Vai funcionar assim: após você digitar alguma coisa, poderá tocar nesse botão para receber sugestões de emojis para incluir no que você escreveu.
A empresa também anunciou que vai acrescentar combinações da “Cozinha de Emojis” do GBoard, em que você pode misturar os conceitos dos emojis para criar uma figurinha maluca. Essas combinações novas serão inspiradas no outono.
Por último, mas não menos importante, o Wear OS vai abrir um espaço para você adicionar um bitmoji – aqueles avatares personalizáveis – na tela inicial do seu smartwatch. E esse avatarzinho não vai ficar ali parado olhando para você, ele vai ter expressões e poses que vão variar de acordo com a hora do dia e o que você estiver fazendo.
Compartilhamento ao vivo no Google Meet
A atualização do Android também vai trazer mudanças para o Google Meet. Uma delas é o suporte para compartilhamento ao vivo de conteúdo, tipo o Share Play da Apple e da Sony, com até 100 pessoas ao mesmo tempo. E esse novo recurso tem diversas aplicações possíveis, que vão desde uma jogar uma partida de Uno com o pessoal até assistir algo legal (ou educativo) no YouTube.
Outra novidade anunciada para o Meet é a possibilidade de fixar algumas pessoas em chamadas com muita gente. Isso vai ser útil para destacar, por exemplo, quem estiver fazendo alguma apresentação ou presidindo a reunião.
Recursos de acessibilidade da atualização do Android
A atualização do Android vai trazer adições divertidas e úteis a diversas ferramentas do Google, mas a empresa também anunciou novos recursos de acessibilidade no sistema operacional.
Uma das novidades poderá ser encontrada nas notificações por som, que fica na categoria “Acessibilidade”, nas configurações do Android. Esse recurso é voltado para pessoas surdas ou que não possuem boa parte da audição.
Antes de mostrar o que vai mudar, vamos entender como ele funciona. Ao ser ativado, esse recurso faz com que o aparelho sinalize de alguma forma (piscando a luz do flash, vibrando ou mandando uma notificação) ao captar sons como, por exemplo, alarmes de incêndio e batidas na porta.
Agora, a pessoa também vai poder configurar notificações para sons específicos que ela pode gravar (por exemplo, o som que máquina de lavar dela faz ao terminar uma maquinada), criando, assim, a sua biblioteca personalizada de sons. Aí sempre que seus aparelhos com Android, seja celular, relógio ou tablet, captarem esses sons, vão avisá-la.
Por fim, o Google TV vai trazer uma biblioteca de conteúdo que vão contar com audiodescrição. A pessoa poderá pesquisar e navegar por esse conteúdo por meio do comando de voz “Procurar filmes com audiodescrição” ao Google Assistente (incorporado em diversos modelos de controles remoto).
Veja também:
Android 13 é lançado oficialmente pelo Google; veja quem recebe a nova versão
Fontes: The Verge, Tech Crunch e Google