Índice
- Critérios dos melhores vilões da televisão
- Avon Barksdale
- Azula
- Benjamin Linus
- Bob
- Boyd Crowder
- Charles “Chuck” McGill
- Cigarette Smoking Man
- Daniel Shaw
- Dan Scott
- Errol Childress
- Frank Underwood
- Gustavo Fring
- Governor
- Hannibal Lecter
- Homelander
- Joe Carroll
- Joffrey Baratheon
- Khan Noonien Singh
- Kilgrave
- Kingpin
- Lannisters
- Livia Soprano
- Marissa Cooper
- Marlo Stanfield
- Moff Gideon
- Mr. Burns
- Negan
- Ramsay Snow
- Rita Repulsa
- Salamancas
- Silco
- Skeletor
- Stringer Bell
- Tempo
- Vecna
- Villanelle
Dos já consagrados reis do crime, passando por psicopatas em potencial e chegando a pessoas naturalmente cruéis, vilões não faltam no mundo das séries de televisão. Por enquanto, esse post vai focar nos desajustados de séries em si — quando pedi ajuda aos universitários para incluir alguns vilões novelescos brasileiros, a lista foi grande o suficiente para merecer outro post próprio —, e, claro, também no lado mais ocidental do entretenimento.
Antes de começar a lista de fato, vou separar alguns critérios usados para definir o que é um vilão. Um resumo deles é o seguinte: meu compasso moral. Se você discorda, fique à vontade para me ofender nos comentários ou procurar meu endereço num dos muitos vazamentos de dados da internet. De qualquer maneira, vamos lá.
Ah, última coisa: pretendo ilustrar alguns vilões com as famigeradas fancams, vídeos feitos por fãs em tributo para determinadas personagens. Isso significa que alguns podem conter spoilers, então assista por sua conta e risco. Dito isso, lembre-se ainda que algumas séries são de suspense, então os nomes presentes por si só já indicam spoilers.
Critérios dos melhores vilões da televisão
Como sempre, critérios são um tanto arbitrários e aqui não vai ser diferente. Momentos emblemáticos, falas marcantes e atuações dignas de prêmio foram alguns dos elementos usados, junto aos comentários populares do meu círculo de conhecidos. Se você não faz parte dele e acha que faltou algum miserável na lista, não deixe de comentar ali em baixo, afinal, ninguém é onipotente ou onipresente.
Há poucos clãs ou famílias, então, nesses casos, resolvi englobar todos num subtópico só para facilitar a compreensão. Você deve saber pelo menos um dos que mencionei só de ler essa frase, mas não estrague a surpresa alheia, hein. De todo modo, tento mencionar todos os participantes desses núcleos para não deixar nenhum laço sem fecho, por assim dizer.
Por fim, vale ressaltar a questão da perspectiva. Por exemplo, Gustavo Fring, famoso rei da operação de metanfetamina de Breaking Bad, é um vilão aos olhos dos protagonistas Jesse Pinkman e Walter White; seu papel em Better Call Saul, por outro lado, é um tanto diferente e nos mostra alguns dos seus objetivos e razões. Isso o torna menos vilão? Não, mas é interessante analisar as personagens sob diferentes prismas.
Feitos esses comentários preliminares, vamos à lista.
Avon Barksdale
Inaugurando o documento, temos Avon Barksdale, um traficante altamente qualificado e poderoso do universo de The Wire (A Escuta). Responsável por toda a operação da gangue em Baltimore, aliado ao amigo de infância Stringer Bell, Avon é um adversário interessante para a polícia local. Seu único defeito é, talvez, ser direto demais e acreditar na famigerada honra entre bandidos.
Além disso, sua personalidade é completamente oposta à de Stringer, o que coloca a dupla, muitas vezes, em atrito. O problema dessas faíscas é que o próprio império das drogas controlado pelos dois sofre com essa falta de harmonia, abrindo espaço não só para a polícia, mas para outros traficantes conquistarem seu espaço.
The Wire (A Escuta) está disponível para streaming no HBO Max e Oi Play.
Azula
Não coloquei nenhum personagem de anime, mas Avatar: A Lenda de Aang (Avatar: The Last Airbender) não podia ficar de fora. Dentre os vários vilões da televisão emblemáticos na série e em sua sequência, Azula, a dominadora do fogo azul e do trovão é uma das mais caricatas da animação. Além de extremamente poderosa, a filha do Senhor do Fogo é uma estrategista brilhante e competente.
O mais interessante, entretanto, talvez seja acompanhar sua sanidade em plena degeneração ao perceber que seu irmão, Zuko, será o herdeiro do trono da Nação do Fogo, e não ela. Isso é especialmente notável na última batalha entre os dois, na qual Zuko incorpora elementos de dobra de fogo antigos e fluidos e Azula é imprevisível e errática.
Avatar: A Lenda de Aang (Avatar: The Last Airbender) está disponível para streaming na Netflix, Paramount+, Claro tv+ e Oi Play.
Benjamin Linus
O sobrenome de Benjamin Linus já é vilanesco o suficiente para fazer qualquer estudante ter memórias de guerra, mas, além do esquecido diagrama, Benjamin também faz de tudo para proteger seus segredos e os segredos da ilha de Lost. Ele pode não parecer tão cruel ou maldoso, mas o espectador com certeza vai descobrir ao longo de sua jornada que as aparências enganam.
Ele teve uma pequena dose de redenção no final catastrófico da série, mas, como mencionado ali na parte dos critérios, isso não tira a maldade inerte que viveu na personagem durante muitas e muitas temporadas.
Lost está disponível para streaming no Star+.
Bob
Esse aqui é um grande spoiler para quem ainda não assistiu a série mais misteriosa dos anos 90, Twin Peaks, mas você foi avisado sobre essa possibilidade antes. Além do que, já faz 30 anos desde a primeira temporada. Bob é a resposta para muitas perguntas feitas na história, inclusive para a principal; ele não é exatamente um ser vivo, mas é um grande vilão.
Um espírito malévolo que circunda a humanidade há milênios, a personagem é responsável por possuir pessoas para se alimentar do caos e do desespero que suas ações causam. Dentre essas ações, as principais são crimes como estupro, assassinato e outros. A dor da revelação de quem matou Laura Palmer, entretanto, talvez seja mais vilanesca que o próprio Bob.
Twin Peaks está disponível para streaming no Paramount+.
Boyd Crowder
Definitivamente um dos vilões da televisão já criados. Boyd Crowder é o antagonista recorrente do delegado Raylan Givens, pertencentes à série dramática Justified. De fato um vilão na primeira temporada, Boyd ganha um aspecto um tanto anti-heroico ao longo da caminhada, chegando, inclusive, a ajudar o policial em algumas instâncias.
Ele, entretanto, nunca deixa de ter seus próprios caminhos, conexões e objetivos, que envolvem desde explodir laboratórios de metanfetamina pelo condado de Harlan a controlar, de fato, a máfia local, o que o joga em conflitos constantes com Raylan.
Justified está disponível em streaming no Prime Video e Star+.
Charles “Chuck” McGill
Se você assistiu à Better Call Saul e não teve vontade de espancar esse idoso pelo menos uma vez, você assistiu a série errada. É plausível dizer, inclusive, que a ascensão de Saul Goodman é culpa quase inteira dessa personagem arrogante, teimosa e prepotente. Os defensores da lei dirão que ele é sempre correto, mas isso é mentira.
Tudo que ele fez com o próprio irmão foi responsável por transformar James McGill na figura de Saul Goodman. Enquanto vivo, Chuck só deu desgosto para o parente; quando morto, levou junto o pouco de empatia que restava ao advogado porta de cadeia. Ele pode não ser o vilão mais característico da série, mas sem dúvidas é um dos grandes vilões de séries.
Better Call Saul está disponível para streaming na Netflix.
Cigarette Smoking Man
Fãs de Arquivo X (The X-Files) lembrarão dessa figura enigmática que parecia mais uma materialização do governo na série. Tudo que podia dar errado ou precisava de uma conspiração para acontecer tinha a mão do Canceroso, nome pelo qual ficou conhecido o Cigarette Smoking Man no Brasil. Poucas vezes mencionado diretamente, o agente teve até um episódio dedicado a ele.
Do assassinato de Kennedy até escolher quem ganhava o Oscar e a liga de futebol americano, o inimigo número um de Fox Mulder era uma força incontestável na série, não medindo esforços, sacrifícios ou recursos para acabar com os objetivos do agente do FBI de revelar a verdade sobre os alienígenas e sobre o governo.
Arquivo X (The X-Files) está disponível no Star+.
Daniel Shaw
O antagonista de Chuck é um agente da CIA e um dos vilões das séries com objetivo relativamente nobre, dado que ele pensa que a organização de Chuck foi a responsável por assassinar sua esposa. O que ele não esperava, entretanto, é que ela foi morta pela própria CIA. Isso só faz com que ele se transforme num antagonista maior ainda, no maior estilo Drácula.
Rival para o protagonista, Daniel Shaw também é proficiente na pancadaria e prefere não usar armas de fogo, ainda que as use com mais frequência que Chuck, por exemplo. Uma espécie de super espião, ele se mantém no papel até meados da quinta temporada.
Chuck está disponível para streaming no Prime Video.
Dan Scott
Não há penitência boa o suficiente para redimir o que Dan Scott fez durante todas as temporadas de One Tree Hill. A lista é enorme e, pior, muito realista, deixando todos os espectadores com daddy issues nervosos e aterrorizados, no mínimo. A cena em que o cachorro come o transplante do seu coração é a definição perfeita do que deveria ter sido a vingança contra esse homem.
Simplesmente o assassino do próprio irmão, Dan também culpou um garoto suicida pela morte dele, tudo por causa dos ciúmes quanto ao irmão, que criou um dos filhos de Dan. Desculpe se ele foi um pai muito melhor e mais presente que você, hein?
Errol Childress
Figura misteriosa ao longo da primeira temporada de True Detective, Errol Childress é um dos melhores vilões da televisão não por ter um desenvolvimento muito dinâmico, mas por deixar sua sombra nas costas do detetive Rustin Cohle durante anos, quase enlouquecendo-o. Ainda que Errol não esteja presente fisicamente na maior parte da temporada, seus feitos são suficientes para marcar sua presença.
Especialmente num episódio no meio do seriado, em que nosso querido Rust conversa com uma espécie de zelador de uma escola abandonada. Um zelador com uma cicatriz no rosto. Uma cicatriz que é o principal aspecto do serial killer que ele e seu parceiro Martin procuram e procurarão durante anos a fio, colocando, inclusive, suas carreiras em risco.
True Detective está disponível no HBO Max.
Frank Underwood
O bastardo Frank Underwood mata um cachorro nos primeiros minutos de House of Cards. Se isso não é carimbar o passaporte para ser um dos maiores vilões das séries e, convenhamos, um tremendo de um desgraçado, não sei o que é. Assassinato de jornalistas, repórteres, mentiras friamente calculadas, subornos e outras ações do gênero são rotineiras para o político.
O que é bastante estarrecedor é que, no final, ele meio que consegue o que quer. Se isso é bom ou ruim? Depende da sua moral e da sua capacidade de lidar com o mau-caratismo das pessoas, especialmente daquelas em posições de poder e que querem ainda mais poder.
House of Cards está disponível na Netflix.
Gustavo Fring
É difícil posicionar o querido Gus Fring na lista de vilões da televisão sabendo do seu histórico, mas há de se considerar que tudo começou porque ele quis vender drogas, o que, convenhamos, é meio caminho andado. Em Better Call Saul, vemos sua ascensão e o começo daquilo que Walter White destruiu, mas também vemos, com mais profundidade, as nuances da personagem.
Seu ódio contra os Salamancas o joga numa verdadeira cruzada de vingança, o que faz com que sua morte em Breaking Bad fique com um tom um tanto quanto melancólico, ainda mais ao saber de tudo que aconteceu entre ele e o patriarca dos Salamanca, Hector. Caramba, Walter, não podia ter encontrado outra maneira de se livrar do homem, não?
Better Call Saul está disponível para streaming na Netflix.
Breaking Bad está disponível para streaming na Netflix.
Governor
O Governador, também conhecido como Philip Blake, é um dos personagens mais icônicos de The Walking Dead. Apresentado na terceira temporada da série de TV e inspirado na versão dos quadrinhos, o Governador é um líder carismático e aparentemente benevolente que governa a comunidade de Woodbury. No entanto, por trás da fachada simpática, ele revela uma natureza perturbada e brutal.
Manipulador e eloquente, o Governador se torna um vilão memorável, capaz de cometer atos de violência extrema para proteger seus interesses. Há de se lembrar do que ele fez com o simpático e amável Hershel na terceira temporada, um senhorzinho que só desejava o bem de todos e a resolução dos conflitos para que todos enfrentassem os zumbis, que deveriam ser o inimigo comum.
The Walking Dead está disponível para streaming na Netflix, Star+, Claro Video e Claro tv+.
Hannibal Lecter
Como esquecer das refeições aparentemente apetitosas e convidativas apresentadas na série de Hannibal pelo próprio personagem, feitas com carinho e esmero? Bem, difícil dizer que toda comida fica melhor com amor quando temos um canibal carismático e adorável criando pratos dignos do Master Chef com pedaços humanos. Felizmente isso é só uma série, então dá para sentir fome sem medo. Eu acho.
Além de ser um vilão absurdo no cinema, o doutor Lecter conquistou espaço também na televisão, mostrando que a maldade pode, sim, ser multimídia. Sem falar que Madds Mikkelsen interpretar o homem é uma covardia com o coração de todos nós.
Hannibal está disponível no Prime Video.
Homelander
Poucas palavras descrevem o Homelander, e nenhuma delas é positiva ou amigável. The Boys é uma aventura um tanto insana se você tiver um estômago ou psicológico mais fraco, muito por causa dessa personagem responsável pelas maiores atrocidades que uma criatura senciente pode cometer. O que você pensar, ele já fez. O que você não pensar, ele provavelmente ainda vai fazer.
Dentre tantos absurdos, vale ressaltar, por exemplo, a cena em que ele obriga uma suicida em potencial a realmente pular do prédio. E não é obrigar com palavras, é literalmente por meio de lasers saindo dos olhos. O que era para ser um herói se transformou num dos maiores vilões da televisão; se você se identifica com ele, sugiro um psiquiatra, no mínimo.
The Boys está disponível no Prime Video.
Joe Carroll
Pessoalmente, assisti esse senhor ordenar atrocidades graças ao professor de literatura do Ensino Médio, que passou o primeiro episódio de The Following em aula. Basicamente, Joe Carroll também é um professor de literatura, mas universitário e vidrado em Edgar Allan Poe; por meio de cartas e de um carisma invejável, ele incita jovens e marginalizados a cometerem assassinatos pelos EUA.
Com fala mansa e uma capacidade de manipulação fora do comum, Joe literalmente instaura uma seita de serial killers, responsável por confundir a cabeça da polícia e sair impune na maioria dos casos, além de, claro, gerar a paranoia clássica de que qualquer personagem nova na série pudesse ser um vilão em potencial.
Joffrey Baratheon
Eita como é um querido. Joffrey Baratheon foi o primeiro dos muitos odiados de Game of Thrones e, pode ter certeza, o fez por merecer. Até seu guarda-costas, Sandor Clegane, o desprezava, considerando-o pouco mais que um príncipe metido, mimado e inconsequente. Não por acaso, toda a Guerra dos Cinco Reis pode ser atribuída a ele, que jogou o continente em anos de caos e desgraça.
Lembro sempre do Tywin dizendo que qualquer rei que precise reafirmar que é o rei não é o rei de verdade. Foram muitas palavras da realeza nessa pequena oração, mas é uma verdade absoluta: o poder conquistado com a morte de seu “pai” Robert não importou nada, dado que o garoto fez inimigos em absolutamente todos os lugares.
Game of Thrones está disponível para streaming no HBO Max, Claro tv+ e Oi Play.
Khan Noonien Singh
Apresentado na série original de televisão e depois no filme Star Trek II: The Wrath of Khan, Khan é um super-humano geneticamente aprimorado do século XX. Dotado de habilidades físicas e intelectuais excepcionais, ele se torna um líder carismático e ambicioso. Khan é conhecido por sua inteligência brilhante, astúcia estratégica e personalidade implacável.
Não sou o maior fã de Star Trek que existe, mas parece um oponente digno. Ele busca vingança contra o Capitão James T. Kirk e a Federação por algo que eles fizeram contra o alienígena no passado, lembrando um pouco o Mulo da obra Fundação, de Isaac Asimov.
Star Trek (Jornada nas Estrelas) está disponível na Netflix.
Kilgrave
Interpretado pelo charmoso David Tennant, o Kilgrave da série Jessica Jones é uma versão um pouco diferente do vilão homônimo dos quadrinhos. Mesmo assim, ele ganhou o coração dos fãs que, convenhamos, costumam gostar mais de vilões ultimamente. Considerado um dos melhores vilões da televisão por portais como Rolling Stone e IGN, o carismático homem-púrpura começou como inimigo do Demolidor, mas encontrou em Jessica Jones sua verdadeira obsessão.
Capaz de controlar o que as pessoas fazem por meio de feromônios na voz ou coisa parecida, Kilgrave funciona como aquele chefe de telemarketing que miraculosamente consegue convencer todos os clientes a comprar o seguro da empresa ou renegociar dívidas de alto valor. Cuidado, hein?
Jessica Jones está disponível no Disney+.
Kingpin
Mais um vilão vindo da Marvel, o Kingpin, ou Rei do Crime, costuma aparecer como inimigo primário tanto do Demolidor quanto do Justiceiro. Careca e parrudo, o lustroso personagem controla o submundo das gangues de Nova Iorque e, além de ótimo empresário — ou seja, o clássico empreendedor americano que passa a perna em tudo e todos —, ele também consegue lutar.
Apesar de não ter nenhum super poder ou habilidade especial, Wilson Fisk é cruel e pragmático, características que o colocaram no topo do submundo dos quadrinhos. Não por acaso, até o Homem-Aranha teve problemas para lidar com a figura.
Demolidor (Daredevil) e O Justiceiro (The Punisher) estão disponíveis no Disney+.
Lannisters
Mais uma aparição de Game of Thrones na lista, mas não a última. Misturados dessa vez, dado que a família Lannister inteira pode ser jogada na categoria de vilões. Cersei? Tudo bem, ela fez tudo que fez para proteger os filhos, até que não tinha mais filhos e continuou fazendo. Tywin? Um dos melhores estrategistas do universo da série, mas um inimigo para os próprios filhos. Jaime? O que ele fez na última temporada merece anos de punição interminável no inferno. Tyrion? O vilão contra a própria família.
Há de se argumentar que eles não são os melhores vilões da televisão porque não são exatamente vilões, mas duvido que, se você teve o mínimo de consciência ou empatia ao longo de GoT, você não gritou feito uma army no show do BTS quando a Daenerys surgiu no dragão no horizonte liderando um exército de dothraki que praticamente dizimou o exército de Jaime.
Game of Thrones está disponível para streaming no HBO Max, Claro tv+ e Oi Play.
House of The Dragon (A Casa do Dragão) está disponível para streaming no HBO Max, Claro tv+ e Oi Play.
Livia Soprano
Livia Soprano é a matriarca da Família Soprano e a mãe do protagonista, Tony Soprano. Ela é uma mulher dominadora, manipuladora e, por vezes, cruel. Com personalidade complexa, Livia desempenha um papel significativo na trama da série, constantemente envolvendo-se em jogos de poder e manipulação emocional, chegando ao ponto de mandar matar o próprio filho.
Bom, nada que uma família mafiosa já não esteja acostumada, certo? Mesmo assim, um dos pontos mais fortes da personagem é a sua capacidade quase infinita de ser pessimista e detestar tudo e todos, quiçá a própria família. Mas ei, todos temos um tio ou parente que se parece com ela.
Família Soprano (The Sopranos) está disponível para streaming no HBO Max, Claro tv+ e Oi Play.
Marissa Cooper
Pensou que um texto meu não ia falar de The O.C., né? Pensou errado. O que teria sido a vida de Ryan Atwood sem a catástrofe natural Marissa Cooper? Bem, com certeza mais agradável e estável, ainda que muito menos dramática. Narcisista e potencialmente perigosa, Marissa colocou sua vida e a vida de seus amigos em risco mais de uma vez. Numa série adolescente. De comédia dramática.
Você pode argumentar que ela não matou ninguém além de si mesma (e aí temos o Volchok para culpar), mas é inegável que todas as decisões conscientes dessa menina foram feitas com o mal em mente. Ela é a vilã adolescente famosa da escola que muitos tiveram e não esqueceram.
Marlo Stanfield
O verdadeiro vilão de The Wire, Marlo Stanfield surge só na terceira temporada, mas ascende na carreira de gângster com a potência de um furacão vulcânico. Ele é o responsável por destruir toda a operação de drogas de Stringer Bell e Avon Barksdale, além de exterminar todos os traficantes rivais para obter a supremacia nas ruas.
Não obstante, Marlo também consegue enrolar a polícia de jeitos que nem Stringer Bell conseguiu. Para tanto, ele é cruel, quase sádico e impiedoso; como diz uma personagem já na quarta temporada, o tempo dos ladrões com honra acabou, agora é hora daqueles como Marlo, que esmagam tudo e todos em seu caminho. Detalhe importante: ele não tem nem 30 anos.
The Wire (A Escuta) está disponível para streaming no HBO Max e Oi Play.
Moff Gideon
Mais um vilão interpretado por Giancarlo Esposito, que a essa altura já é caricato demais para o papel. Moff Gideon é o antagonista principal das duas primeiras temporadas de The Mandalorian, sempre se colocando entre o querido mandaloriano e o pequeno Grogu. Seria um exagero dizer que ele é praticamente o Gustavo Fring do universo Star Wars, mas, pensando melhor, é meio que isso mesmo.
Líder de uma célula do Império, Gideon também não mede esforços para conseguir o que deseja, como a pequena criatura sensitiva à força. Calculista, o guerreiro entra em conflito repetidas vezes com Din Djarin para realizar seu objetivo: criar um exército de clones seus capazes de usar a Força por meio do sangue de Grogu.
The Mandalorian está disponível no Disney+.
Mr. Burns
Esse aqui já era esperado e até batido, mas está mesmo assim na lista dos melhores vilões da televisão. Mr. Burns, o rico pragmático e maldoso de Os Simpsons, não faz o menor esforço para esconder seu desprezo para com tudo que existe, sejam outras pessoas, animais, coisas, trabalhos ou o que quer que você imaginar.
Não por acaso, o idoso está sempre com um sorriso maléfico, pronto para estender as garras mais odiosas do capitalismo profundo contra qualquer ser humano que se digne a… bem, ser humano. E, claro, ele é dono da planta nuclear onde Homer Simpson trabalha.
Todas as 33 temporadas de Os Simpsons estão disponíveis no Star+.
Negan
De vilão absoluto para anti-herói nas últimas temporadas da série (e volumes do quadrinho), Negan é fundador do grupo de sobreviventes The Saviors em The Walking Dead. A diferença desse grupo para os demais é o culto à personalidade posto em prática por ele, além da opressão sistemática de outros assentamentos que, caso se rebelem, são exterminados.
Uma das cenas mais dolorosas da série, entretanto, é quando a personagem simplesmente assassina dois integrantes do grupo principal, sendo um deles recorrente desde a primeira temporada. O choque é tamanho que qualquer um com sede de vingança ficaria decepcionado com Rick pelo que ele deixou de fazer algumas temporadas depois.
The Walking Dead está disponível para streaming na Netflix, Star+, Claro Video e Claro tv+.
Ramsay Snow
Ter o título de maior desgraçado de Game of Thrones não deveria ser tarefa fácil, mas Ramsay Snow o conseguiu com relativa facilidade. Responsável por colocar em prática o plano de seu pai, Roose Bolton, de trair o Norte na guerra, Ramsay não só elimina várias figuras aliadas aos Stark, como tortura de forma irreversível Theon Greyjoy e o transforma em Reek, seu animal de estimação.
Não bastasse todas as atrocidades cometidas pelo bastardo de Roose Bolton, ele força, na série, a personagem Sansa Stark a se casar com ele. O que resulta desse casamento forçado você pode imaginar, mas eu não vou espalhar gatilhos nesse texto. Felizmente, Jon Snow acertou 27 socos após a Batalha dos Bastardos e a jovem Sansa teve sua merecida vingança.
Game of Thrones está disponível para streaming no HBO Max, Claro tv+ e Oi Play.
Rita Repulsa
É hora de morfar, anos 90! Rita Repulsa é a vilã icônica de Mighty Morphin Power Rangers, líder do malévolo Império Espacial. Rita é conhecida pelo visual extravagante, incluindo um traje bruxesco e uma coroa pontiaguda. Sua personalidade é marcada pela maldade implacável, humor sarcástico e voz característica, que, inclusive, foi transposta para vários idiomas, como o português.
Difícil escolher uma personagem caricata de toda a série de Power Rangers para representar a roda dos vilões, mas Rita talvez seja a que melhor se adequa; não por ser a primogênita, mas, talvez, por inaugurar o nível de absurdo dos antagonistas da franquia, desde as roupas duvidosas até as atuações um tanto quanto forçadas.
Power Rangers está disponível na Netflix.
Salamancas
Se Gustavo Fring é o inimigo principal em Breaking Bad, os Salamancas são os vilões de Better Call Saul. Acompanhamos a trajetória de vários deles, como Tuco, Hector, Lionel, Marco e Lalo e, basicamente, o que resume todos é a maldade e a crueldade. Como diria Nacho Varga nos seus últimos momentos de vida, são todos perturbados e doentes. E ele não mentiu.
Do cruel e arrogante Hector ao carismático e sociopata Eduardo Salamanca, temos ainda os silenciosos gêmeos que quase mataram Hank em Breaking Bad. Ao que parece, o traço em comum é a insanidade, dado que, em níveis maiores ou menores, todos os membros dessa família do cartel são psicopatas em potencial.
Better Call Saul está disponível para streaming na Netflix.
Silco
Silco, de Arcane, é retratado como o líder carismático e misterioso de Piltover. Complexo e cheio de facetas diferentes ao longo da trama, ele é um personagem um tanto manipulador. Inicialmente, ele é visto como um aliado da protagonista Jinx, envolvido no crime organizado e nas lutas de poder de Piltover. No entanto, à medida que a história se desenrola, Silco revela motivações mais profundas.
Não à toa, ele manipula praticamente tudo e todos ao redor para garantir uma espécie de justiça diferenciada para os habitantes de Zaun, ainda que isso não saia da melhor maneira possível e nem da maneira que você deve estar pensando agora enquanto lê.
Arcane está disponível na Netflix.
Skeletor
Skeletor — ou Esqueleto — é o inimigo de He-Man e líder das forças malignas de Eternia. Com aparência sinistra e esquelética, Skeletor personifica o mal e a ambição desmedida. Ele é conhecido pela voz grave e sádica, assim como por suas habilidades mágicas e astúcia, que o tornam, também, uma máquina de memes ambulante, independente do idioma de dublagem.
O esqueletão busca constantemente conquistar o Castelo de Grayskull e obter o poder supremo de Eternia. Sua rivalidade com He-Man é lendária, e suas batalhas épicas são um dos pontos altos da franquia. É fácil lembrar da personagem ao procurar sobre no YouTube, por exemplo, onde encontraremos vários vídeos de momentos icônicos da criatura.
He-Man e os Mestres do Universo está disponível na Netflix.
Stringer Bell
A outra metade de Avon Barksdale, Stringer Bell é uma das personagens mais complexas de The Wire. Ele vive sempre no limiar da consciência entre manter seu papel como dono de um império das drogas e querer legalizar tudo que construiu, apostando, inclusive, na política. Infelizmente, ele não é preparado para o tipo de sujeira que a política apresenta.
O cérebro por trás da operação, vive entrando em conflito com Avon sobre como resolver determinadas situações, além de criar esquemas complexos que envolvem traição, consolidação do seu próprio poder e afins. São esses esquemas, inclusive, que, no fim das contas, o destroem. Vale ressaltar também a relação dele com o detetive McNulty, uma espécie de rivalidade de egos surpreendente.
The Wire (A Escuta) está disponível para streaming no HBO Max e Oi Play.
Tempo
Um dos maiores vilões da televisão e da realidade concreta é ninguém menos que ele: o tempo. Parece piada, mas esse subtópico foi pensado sob o prisma da série Dark, na qual a narrativa é completamente fragmentada e cheia de buracos temporais pensados justamente para confundir o espectador. É com o tempo que entendemos a história, é igualmente com ele que não a entendemos, enfim, ele está presente em todos os momentos.
E o que o torna um vilão é justamente isso. Ele mexe com a cabeça das pessoas na série, transforma relações, cria situações difíceis de serem resolvidas, tudo pelo puro e simples prazer do caos primordial, da imprevisibilidade dos acontecimentos e da efêmera existência humana.
Dark está disponível na Netflix.
Vecna
Um dos mais recentes da lista de melhores vilões das séries, Henry Creel, ou Vecna, carimbou seu passaporte para a fama junto ao seriado Stranger Things. Uma espécie de Freddy Krueger pelado e com voz de travesseiro, ele consegue penetrar no subconsciente das vítimas e reviver traumas para paralisá-las e, então, matá-las, como quase aconteceu com Max.
No fim da quarta temporada, é descoberto que ele nada mais é que um peão nos planos do Devorador de Mentes, mas também descobrimos que ele não foi permanentemente derrotado, só machucado, então veremos mais do vermelhão em breve. Ou não tão breve.
Stranger Things está disponivel na Netflix.
Villanelle
Villanelle, de Killing Eve, é conhecida pela personalidade extravagante, carismática e interesse no mundo da moda. Ela possui um senso de humor sombrio e é também um tanto violenta, sendo capaz de alternar entre a sedução e a brutalidade em questão de segundos. Sua inteligência e astúcia a tornam uma adversária formidável para qualquer um, mas principalmente para a agente Eve Polastri.
Não por acaso, elas também formam um casal interessante, despertando os desejos do fandom por todas as mídias sociais. E, como junho é o mês do orgulho, nada mais justo que colocar a querida vilã Villanelle como uma das maiores da televisão. E não, você achar que ela não é a vilã só porque se apaixonou não importa, ela mata bastante gente.
Killing Eve está disponível na Globoplay.
Ah, faltaram alguns, como o próprio Darth Vader, que apareceu em Kenobi, ou a maldita Dedra Meero, de Andor, mas como são muitos do mesmo universo, preferi deixar de lado. Há algumas animações que poderia considerar também, mas para a lista não ficar colossal, acabei colocando uma ou outra somente. Sugestões são bem-vindas nos comentários!
Veja mais
Fontes: As vozes da minha cabeça | Rolling Stone | Ranker
Revisado por Glauco Vital em 6 de junho de 2023.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.