Índice
Faz pouco mais de dois anos que os videogames de nona geração chegaram ao mercado, trazendo consigo alguns avanços em relação à tecnologia de seus antecessores. Entretanto, muitos gamers ainda encontram dificuldades para encontrar o setup ideal, principalmente com tantas opções disponíveis no mercado.
Essa dúvida é ainda maior quando o assunto é sobre as Melhores TVs para jogar, já que existem algumas especificações próprias que precisam ser pensadas ao se comprar uma dessas. Visto que tanto o PlayStation 5 como o Xbox Series X/S possuem suporte ao HDMI 2.1, taxa de atualização de até 120Hz e altas resoluções são alguns dos pontos principais ao pensarmos nos ecrãs para jogos que separamos nesta lista.
Como escolher a melhor TV gamer?
Antes de começarmos nossa lista, nada mais justo do que dar algumas dicas super importantes de como escolher uma boa TV para games. Como já foi dito, diferente dos aparelhos convencionais, quando se busca uma para o segmento gamer, alguns detalhes precisam ser observados para se obter o melhor resultado possível durante a jogatina.
Taxa de atualização
A taxa de atualização, provavelmente, é um dos aspectos mais importantes que se precisa observar ao procurar as melhores TVs para jogar, já que essa informação influencia diretamente nos frames que se terá durante os jogos. Esse valor, que corresponde à frequência em Hertz (Hz), na qual uma televisão consegue atualizar a imagem na tela, ou seja, quantas imagens (também chamadas de quadros ou frames) é possível fazer por segundo.
Quanto mais rápida for essa taxa, mais fluída será a jogatina, então, escolher uma TV para games com taxas que seja compatível com os FPS do seu console ou até mesmo computador gamer é indispensável. Já que você pode perder qualidade, caso as duas partes não sejam equivalentes.
Em geral, games mais cinematográficos e com focos em singleplayer, como Control, Red Dead Redemption 2, Resident Evil, The Last of Us Part II, etc, funcionam muito bem com os 60 Hz, tornando as TV gamers com essa especificação uma boa. Por outro lado, se você faz parte dos jogadores que amam uma experiência competitiva, principalmente em jogos de tiro – Fortnite, Battlefield, Call of Duty e semelhantes – é recomendado ter um aparelho com taxa de atualização melhor, já que essa fluidez pode ser importante em momentos chaves do jogo.
Input lag
Normalmente, a Taxa de Atualização de um aparelho televisivo é facilmente encontrada em suas especificações técnicas, mas esse outro ponto, infelizmente, muitas das vezes é ignorado e precisa de uma busca para chegar em melhores resultados. Dessa forma, como funciona o Input Lag e qual a relevância dele em TV para games?
Quando você dá um comando no controle, ele é enviado para o videogame e, em seguida, encaminhado também para o ecrã. Todo esse processo é calculado em milissegundos (ms), sendo que quanto maior o valor, mais tempo o jogador precisará esperar para que o personagem faça o que foi pedido.
Seja em jogos do PlayStation 5 ou do Xbox Series X/S, o que um jogador menos quer é que tenha sua gameplay prejudicada por esse atraso. Por esse motivo é importante buscar por TVs que tenham o menor tempo de resposta possível, sendo que hoje existem no mercado diversos modelos que entregam baixas taxas de Input Lag, algo que não era tão comum antigamente.
Como dissemos, nem mesmo os sites dos fabricantes costumam revelar esse tipo de informação, portanto é bom olhar análises técnicas e aprofundadas. Porém, em geral, para uma TV com foco em games recomendamos algo até no máximo 30 ms, valor que é comumente encontrado. Mas lembre-se, quanto menor for esse valor, melhor será a sua experiência, principalmente em games competitivos.
Recursos
Além desses dois fatores, chaves na hora de se comprar uma TV para games, existem ainda outros detalhes que são importantes serem considerados na hora de se adquirir uma TV. Procurar por modelos que tenham eles, pode melhorar ainda mais sua experiência na hora de viver histórias incríveis dentro dos jogos.
HDR
O High Dynamic Range, conhecido mais por sua abreviação, HDR, é uma função responsável por deixar uma televisão ou outras telas com cores mais vivas e naturais, contraste mais acentuado, tons de preto mais intensos e nítidos. Também é importante notar que para aproveitar ao máximo esses recursos, as duas fontes precisam oferecer suporte a função, algo que os consoles da nona geração tem de maneira nativa.
Dolby Vision
Assim como o HDR, o Dolby Vision é outro recurso capaz de melhorar a qualidade de imagem de uma TV, porém, é uma tecnologia que garante ainda mais fidelidade nas gamas de cores e contraste para os televisores.
Com essa tecnologia, são usados metadados dinâmicos que otimizam a imagem a cada novo frame, mas o que isso significa? As imagens são ajustadas a todo momento para se adequar as iluminações do ambiente onde está e as capacidades da TV, oferecendo cores mais precisas. Só que no fim das contas, televisões com o Dolby Vision são um pouco mais caras, uma vez que as fabricantes pagam mais para incorporar a função em seus aparelhos.
FreeSync, G-SYNC e Variable Refresh Rate
Esses três recursos foram feitos pensados no público gamer e oferecem uma solução encontradas em muitos televisores e até mesmo monitores, o screen tearing. Como mostrado na imagem abaixo, ocasionalmente pode acontecer alguns “cortes” na imagem, que a deixa estranha e incomoda muito a visão.
Isso se dá porque em taxas de atualização mais altas, há muitos quadros por segundo sendo gerados na tela e isso gera um problema de comunicação entre as placas de vídeo e o ecrã em que a imagem está sendo reproduzida.
Felizmente, para resolver essa questão, diversas fabricantes de placa de vídeo, como a AMD ou NVIDIA, produziram tecnologias capazes de corrigir esse problema, conhecidos como FreeSync e G-SYNC, respectivamente. Caso o monitor possua esses recursos, basta ativá-los nas opções dentro do game e ver o resultado. O melhor de tudo é que são tecnologias abertas, logo você pode usar o FreeSync mesmo que tenha uma placa de vídeo da NVIDIA e não da AMD. O Variable Refresh Rate utiliza o mesmo conceito, mas não está atrelado a nenhuma empresa e é uma tecnologia mais recente em TVs.
É importante salientar que essas funções são muito recorrentes em monitores, mas em TVs ainda estão engatinhando. Embora sejam importantes, ainda é difícil encontra-las na maioria dos modelos vendidos no Brasil.
Modo Jogo
Disponível em diversas TVs, o Modo Jogo é uma função que prioriza desempenho e não qualidade gráfica, principalmente quando falamos de input lag. Pense numa TV com 50 ms de input lag. A experiência possivelmente não será tão boa, mas ao ativarmos o Modo Jogo, essa diferença pode cair para 25 ms.
Isso acontece, pois geralmente o Modo Jogo renuncia a características como HDR, funcionalidade de imagem e otimização do processamento de imagem para oferecer melhor desempenho na hora de jogar.
Resolução
A resolução corresponde a quantidade de pixels que a sua televisão possui e consequentemente se terá uma imagem melhor ou pior. Para uma TV gamer não há dúvidas: invista em TVs 4K (também chamada de UHD). Antes essa tecnologia ainda era muito nichada, mas atualmente os preços já está competitivos o suficiente para serem adquiridas pelo grande público.
Não vale mais a pena investir no cenário de TVs HD (1280×720) ou Full HD (1920×1080), uma vez que os preços estão extremamente parecidos e oferecem menos qualidade. Para não ter dúvidas sobre resoluções, montamos um quadro explicativo.
HD | 720p ou 1280×720 |
WXGA | 768p ou 1366×768 |
HD+ | 900p ou 1600×900 |
Full HD | 1080p ou 1920×1080 |
Full HD+ | 1080p ou 2160×1080 |
DCI 2K | 2K ou 2048×1080 |
Quad HD | 2.5K ou 2560×1440 |
Quad HD+ | 1800p ou 3200×1800 |
UWQHD | 1440p ou 3440×1440 |
4K | 3840×2160 |
5K | 5120×2880 |
8K | 7680×4320 |
O 8K é uma tecnologia mais recente, que ainda deve demorar a se popularizar no mercado e sinceramente, não temos consoles ou placas de vídeo potentes o suficiente para desfrutar de games em alta qualidade nessa resolução. Porém, destacamos um modelo na nossa lista caso te atenda de alguma forma.
HDMI 2.1
O HDMI 2.1 vem se tornando mais popular no mercado graças à chegada do Xbox Series X/S e PlayStation 5, sendo teoricamente capazes de reproduzir games em resolução 4K a até 120 frames. O grande problema é: alguns jogos até podem chegar nesse desempenho, mas é necessário uma TV com taxa de atualização de 120 Hz e principalmente que ela tenha entrada HDMI 2.1.
A conexão HDMI 2.1 permite que um determinado aparelho envie imagens na resolução 4K e a 120 quadros por segundo para uma televisão, e a mesma forneça essas imagens ao expectador. No entanto é preciso salientar que muitas TVs ainda utilizam o HDMI 2.0, capaz de transmitir imagens apenas em 4K e 60 frames, mas via de regra, se uma TV tem taxa de atualização de 120 Hz e é 4K ela certamente virá com o HDMI 2.1.
Tamanho e distância
Por fim, nosso última grande dica é a respeito do tamanho e a distância. O tamanho de um TV ideal é muito subjetivo, mas o recomendado é que você comece com algo entre 43 polegadas ou preferencialmente 50 polegadas para a resolução 4K. Algumas pessoas gostam de telas maiores, outras menores e entramos muito em uma discussão de espaço físico para colocar o aparelho. A televisão será presa na parede ou diretamente na mesa com o suporte de fábrica? São questões que você deve levar em consideração.
As TVs são medidas por polegadas, expressas pela sigla (“). De modo simples, 1 polegada equivale a aproximadamente 2,54 centímetros. Logo, se você quiser saber qual é o tamanho de uma televisão de 55 polegadas, basta multiplicar 55 por 2,54. Atente-se, pois a medição é feita pelas diagonais, como aponta a imagem abaixo. Esse padrão também é aplicado para monitores, por exemplo.
A outra dica é a respeito da distância entre o jogador e a TV. Sim, ficar com o rosto colado em uma TV de 55 polegadas pode trazer problemas para a sua visão e também representa um investimento ruim, uma vez que o rosto estará centralizado em apenas uma parte pequena de uma TV gigante. O ideal é ter um espaço apropriado para que o campo de visão humano capte as principais imagens da TV sem esforço.
Tamanho em polegadas | Distância média |
42″ | 2,4 metros |
50″ | 2,8 metros |
60″ | 3,3 metros |
70″ | 3,7 metros |
Dolby Atmos
Se antes estávamos falando de imagem agora passamos para o quesito sonoro. O Dolby Atmos utiliza uma técnica de verticalização sonora e adiciona mais canais para “transformar” o som surround de uma TV convencional em um som mais espacial, digamos assim. O resultado final tenta simular a qualidade de um cinema, por exemplo.
Samsung Crystal UHD BU8000
Desde 2020, quando foi eleita por nós do Showmetech uma das melhores TVs de entrada lançadas no mercado, a Samsung Crystal UHD surpreende os consumidores.
Em 2022, a linha passou por algumas atualizações, chegando aos modelos BU8000, o que a fez ainda ficar mais firme nesse pedestal. Para quem busca por economia e ótima relação custo-benefício, a Crystal traz modo gamer em versões de 43 até 85 polegadas, que cuida do tempo de resposta da tela e otimiza o contraste das cenas, priorizando a baixa latência. Ela ainda suporta passagem de áudio Dolby Atmos, tem modo ambiente para harmonizar com o cômodo que estiver instalada e tem até mesmo assistentes de voz: Bixby, Google Assistente e Alexa.
Outra grande novidade para essa linha, que a torna uma das melhores TVs para jogar, está na função do Gaming Hub, tirando a necessidade de ter um console para acessar determinados jogos ao dar acessibilidade à nuvem. Assim, caso você seja assinante do XBOX Game Pass ou do GeForce Now, pode ter acesso a essas plataformas.
A Samsung Crystal UHD, disponível em lojas como o Magazine Luiza, por R$ 2.843,10 na versão de 55 polegadas. (TROCAR O LINK E O PREÇO)
TCL C725 QLED
A TCL C725 QLED é um forte concorrente para os modelos de entrada por conta de suas especificações, que podem satisfazer muitos jogadores que buscam um modelo básico. A TCL C725 usa, em suas telas, a tecnologia QLED para produzir cores mais vivas e precisas, isso é útil em jogos, onde os detalhes precisam ser visíveis.
Ela também conta com modo de jogos, por meio do Game Center, que reduz o tempo de resposta da TV enquanto está com o console conectado, além de também ter acesso à entradas de HDMI 2.1. Apesar da taxa de atualização ser apenas de 60 Hz, o modelo também conta com Dolby Vision e Atmos.
A TCL C725 QLED é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como as Lojas Americanas, por R$ 3134,05. (COLOCAR O LINK)
Samsung Q80B
Atualmente, a Samsung Q80B se posiciona como uma das melhores TVs gamers do mercado, compatível com Xbox Series e também com o PlayStation 5. Em seus modelos de 55 e 60 polegadas, ela conta com taxa de atualização nativa em 120 Hz, que podem ser aproveitados ao máximo graças a suas 4 entradas HDMI 2.1 – não precisará mais trocar o cabo toda vez que for trocar de console e aproveitar ao máximo o conforto.
Assim como a BU8000, esse aparelho da Samsung também conta com interface para jogos, por meio do Gaming Hub, que permite o usuário a acessar diversos conteúdos em nuvem – entre eles, o Xbox Cloud Gaming, disponível no Game Pass.
A Samsung Q80B é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como as Lojas Americanas, por R$ 4.986,5 na versão de 55 polegadas. (COLOCAR LINK)
Samsung QN85B
Uma das TVs já analisadas no site, a Samsung QN85B conta com uma ótima tela e, assim como os outros modelos da fabricante, também dá ao usuário o acesso para o Gaming Hub, que oferece jogos em nuvem nas melhores plataformas do mercado.
Além disso, sua tela conta com taxas de atualização em 120 Hz e HDR10+, que melhora muito a qualidade das cores mostradas na tela, seja quando estiver curtindo um filme ou até mesmo em jogos. Dessa forma, se trava de uma televisão compatível com PS5, Xbox Series S/X e até mesmo PCs gamers, uma recomendação certeira para quem quer ter acesso a um grande centro de entretenimento.
A Samsung Neo QLED 4K QN85B é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como a Fast Shop, por 4.799,00 na versão de 55 polegadas e no pix. (COLOQUEI O MESMO LINK DO REVIEW)
LG OLED EVO C3
O modelo anterior dessa televisão, o EVO C2, foi considerado um dos melhores aparelhos gamers do mercado nessa categoria em seu lançamento. Agora, ele volta atualizado e ainda melhor, o que torna a LG OLED EVO C3 em uma escolha certeira para quem tem como principal objetivo, jogar. O produto, inclusive, foi avaliado por nós.
Os suportes a entrada de HDMI 2.1, o acesso a taxas de atualização de 120 Hz, além de tempos de resposta abaixo de 0.1 ms tornam essa TV para games ótima. Você praticamente não vai sentir o tempo de atraso enquanto explora regiões desconhecidas ou enfrenta outros jogadores em um combate épico online.
Há diversas outras funções que tornam esse aparelho uma recomendação certeira, desde o NVIDIA G-Sync, AMD FreeSync Premium e até uma tela que entrega cores mais vivas, graças ao seu processador de inteligência artificial.
A LG OLED C3 custa R$5.144,05 na Magalu em sua versão de 42 polegadas é uma das melhores TVs para jogar em 2024.
LG OLED EVO G2
Para quem busca aparelhos de televisão que ofereçam uma verdadeira experiência Premium ao usuário, pode considerar adquirir uma LG OLED EVO G2, considerada a verdadeira evolução em tecnologia, basicamente em todos os aspectos. Principalmente para quem busca TV para games e está interessado nos grandes lançamentos de 2023, como Starfield, Hogwarts Legacy ou Resident Evil 4.
Esse modelo conta com o design mais refinado da linha EVO da LG, que normalmente já conta com imagens nítidas e brilhantes, mas aqui, graças ao processador Alpha9, dotado de tecnologias capazes de tornar elas ainda 30% melhores graças a dissipação de calor e um algoritmo mais inteligente.
Se apenas a qualidade da imagem não é suficiente, o aparelho também conta com 120 Hz de frequência nativa, Dolby Vision e Atmos, 4 entradas HDMI e outros recursos, como o G-Sync da NVIDIA ou o FreeSync Premium, da AMD.
O modelo, contudo, custa em torno de R$ 15.999,00 no site da LG.
Samsung QN900B
Provavelmente que dentro do mercado brasileiro, a Samsung QN900B ofereça a experiência definitiva em aparelhos dessa categoria. Isso torna o modelo são só uma das melhores TVs para games, como também o deixa nas maiores posições do mercado em qualquer situação.
Esse modelo premium, com resolução de 8K, vem equipado com um chipset conhecido como Neural Quantum Processor, um componente que possui suporte a vários conteúdos de melhorar a imagem da tela, adicionando uma camada extra de vivacidade aos vídeos.
Além disso, como era de se esperar, ela conta com todas as especificações dos outros modelos da marca Samsung, como compatibilidade com FreeSync, G-Sync, 120 Hz, HDMI 2.1, baixo tempo de resposta e uma grande novidade no áudio, já que o som consegue acompanhar os objetos em cena. Ainda mais imersão e qualidade.
No site da Samsung, você consegue comprar essa TV para games por R$ 49.684,05. (ADICIONAR LINK)
E aí, gostou das nossas melhores TVs para jogar os consoles da nova geração? Qual a sua favorita? Conte para a gente nos comentários abaixo. Se você não for gamer, pode conferir também nossa lista das melhores smart TVs para 2023 (para todo tipo de uso!).
Revisão do texto feita por: Dácio Castelo Branco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.