Cena da série pose para ilustrar as melhores séries com protagonistas negros

Melhores séries com protagonistas negros

Avatar de vitta
Abbott Elementary, Chewing Gum, Pose e Um Maluco no Pedaço são alguns dos títulos. Confira a lista completa!

As séries com protagonistas negros têm desempenhado um papel fundamental na evolução da representação da cultura negra na televisão. Desde as pioneiras como Um Maluco no Pedaço, As Visões da Raven e Living Single, que exploraram a comédia clássica de sitcoms e dinâmicas familiares distintas, até produções mais recentes como Atlanta, Insecure e Pose, que abordam a diversidade de experiências dentro da comunidade com propriedade, todas elas são importantes para construir narrativas que se distanciam de caricaturas e estereótipos. Confira a lista completa com os melhores títulos que incluem tramas bem-humoradas, dramas e histórias de ação. 

A Black Lady Sketch Show (2019-2023)

100% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb

Onde assistir: Max

A Black Lady Sketch Show é uma comédia de esquetes protagonizada por quatro mulheres afro-americanas: Robin Thede, Quinta Brunson, Ashley Nicole Black e Gabrielle Dennis. Juntas, elas interpretam uma variedade de personagens cômicos em um universo surreal e criativo, explorando temas como identidade, cultura e as complexidades da experiência sobre ser uma mulher negra. A produção também conta com participações especiais de diversos nomes de peso.

Abbott Elementary (2021-atualmente)

99% no Rotten Tomatoes | 8,2 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Bem-humorada, Abbott Elementary é uma série com protagonistas negros ambientada em uma escola pública da Filadélfia, que acompanha um grupo de professores dedicados e apaixonados, lidando com os processos de um sistema educacional com poucos recursos. Apesar das dificuldades, eles estão comprometidos em oferecer uma educação de qualidade para seus alunos, mesmo com a falta de apoio do distrito escolar e o ceticismo de um diretor com uma visão pragmática. A produção conta com nomes como Quinta Brunson, Tyler James Williams, Lisa Ann Walter, Chris Perfetti e Sheryl Lee Ralph.

As Visões da Raven (2003-2007)

Título original: That’s So Raven

6,7 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Em uma das melhores séries teens que definiram a infância e a adolescência de muitos, acompanhamos a vida de Raven Baxter (Raven-Symoné), uma adolescente com a habilidade de prever o futuro, o que frequentemente a coloca em situações engraçadas e um tanto quanto complicadas. Com a ajuda de seus melhores amigos, Chelsea (Anneliese van der Pol) e Eddie (Orlando Brown), a jovem tenta usar seus poderes para evitar problemas e mudar o curso dos acontecimentos. Embora suas tentativas de controlar o futuro nem sempre sejam bem-sucedidas, ela sempre conta com o apoio de sua família e amigos.

Até que se Prove o Contrário (2022-atualmente)

Título original: Reasonable Doubt

100% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Nesta história, Jax Stewart (Emayatzy Corinealdi) é uma advogada de defesa bem-sucedida em Los Angeles que lida com uma série de questões. Enquanto cuida de casos complexos no escritório de advocacia, ela também precisa enfrentar o fim de seu casamento e o reaparecimento de um ex-cliente, com quem trabalhou no passado como defensora pública.

Atlanta (2016-2022)

98% no Rotten Tomatoes | 8,6 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Em Atlanta, Earn Marks (Donald Glover) e Alfred Miles (Brian Tyree Henry) — rapper que atende pelo nome artístico de “Paper Boi” — são dois primos que trabalham no cenário musical de Atlanta com o sonho de melhorar suas vidas e alcançar o bem-estar da família. Totalmente alheio à realidade, Darius (Lakeith Stanfield) integra o time de amigos junto com Van Keefer (Zazie Beetz), melhor amiga, ex-namorada e mãe da filha de Earn.

Bel-Air (2022-atualmente)

85% no Rotten Tomatoes | 6,4 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Bel-Air é uma reinterpretação da clássica comédia dos anos 1990, Um Maluco no Pedaço, com produção executiva de Will Smith. A série acompanha Will (Jabari Banks), um adolescente da Filadélfia, que é enviado para viver com seus tios, Philip (Adrian Holmes) e Vivian Banks (Cassandra Freeman), em Bel-Air, após se envolver em problemas com a violência nas ruas. Conforme se adapta à nova vida em uma mansão, Will se depara com diferenças culturais e, a partir disso, entende que precisa calibrar suas expectativas sobre sua nova realidade.

Black-ish (2014-2022)

92% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde assistir: indisponível no momento

A trama acompanha Dre Johnson (Anthony Anderson), um homem afro-americano bem-sucedido que tem uma carreira promissora, uma esposa, Rainbow (Tracee Ellis Ross), e quatro filhos, vivendo em um bairro de classe alta. Apesar do sucesso material, ele começa a questionar como esse estilo de vida impacta a identidade étnica e cultural de sua família. A partir disso, Dre tenta equilibrar as tradições e valores afro-americanos com as influências de seu novo ambiente, enquanto paralelamente encara as diferenças geracionais e culturais dentro de sua própria casa.

Blindspotting (2021-2023)  

100% no Rotten Tomatoes | 6,6 no IMDb

Onde assistir: Prime Video

Após a prisão de seu marido, Miles (Rafael Casal), Ashley Jones (Jasmine Cephas Jones) se muda para a casa da sogra e da meia-irmã dele. No novo lar, conforme se adapta a pressão de sua nova realidade, a jovem precisa aprender a lidar com dilemas emocionais e financeiros, enquanto tenta manter a estabilidade para os entes queridos.

Cara Gente Branca (2017-2021)

Título original: Dear White People

88% no Rotten Tomatoes | 6,4 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Baseada em um filme homônimo de 2014, Cara Gente Branca acompanha um grupo de estudantes negros na Universidade de Winchester na luta para enfrentar questões sobre identidade racial, além de buscar encontrar seu lugar em um ambiente predominantemente branco. A produção segue personagens como Sam White (Logan Browning), uma ativista sem papas na língua, Lionel (DeRon Horton), um introvertido estudante de literatura, e outros amigos, enquanto enfrentam o preconceito e as complexidades das relações raciais no campus.

Chewing Gum (2015-2017)

100% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb

Onde assistir: indisponível no momento

Criada e protagonizada pela espetacular Michaela Coel, a série Chewing Gum acompanha Tracey Gordon (Coel), uma jovem que cresceu em uma família extremamente religiosa e agora busca explorar o mundo para descobrir o seu próprio caminho. Ao tentar se afastar das limitações de sua educação, ela se depara com novas experiências, relações e sua própria identidade com uma boa dose de humor sombrio e situações hilárias.

Como Defender um Assassino (2014-2020)

Título original: How to Get Away with Murder

88% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Como Defender um Assassino, série com protagonismo negro, acompanha a incrível Viola Davis no papel de Annalise Keating, uma renomada advogada criminal e professora de direito na Universidade de Middleton, na Filadélfia. Ela orienta um grupo de cinco alunos: Wes Gibbins (Alfred Enoch), Michaela Pratt (Aja Naomi King), Connor Walsh (Jack Falahee), Asher Millstone (Matt McGorry) e Laurel Castillo (Karla Souza), que se envolvem em um caso de assassinato que deixa suas vidas de cabeça para baixo. Juntos, eles se veem em meio a tramas complexas, enquanto tentam agir normalmente em suas rotinas para não levantar suspeitas.

Criando Dion (2019-2022)

Título original: Raising Dion

91% no Rotten Tomatoes | 7,1 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Em Criando Dion, Nicole (Alisha Wainwright) é uma mãe que perde seu marido e se vê sozinha criando seu filho, Dion (Ja’Siah Young), que eventualmente revela ter habilidades sobrenaturais. Conforme ele tenta entender e controlar seus superpoderes, Nicole enfrenta o desafio de protegê-lo, enquanto lida com a ameaça de uma agência governamental que deseja capturá-lo. Com a ajuda de amigos, ela se esforça para garantir a segurança de Dion, ao mesmo tempo em que encara os próprios medos e a realidade de ser mãe solo.

Doce Mistério (2023)

Título original: Black Cake

94% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Baseado no romance homônimo de Charmaine Wilkerson, na trama, Eleanor (Chipo Chung), é uma mulher que precisa fugir da Jamaica no final dos anos 1960 e, durante décadas, ela vive fugindo, enquanto tenta construir uma nova vida nos Estados Unidos. Após sua morte, seus filhos, Byron (Ashley Thomas) e Benny (Adrienne Warren), descobrem os segredos do passado de sua mãe, incluindo sua jornada e os eventos que a levaram a tomar decisões extremas. 

Empire: Fama e Poder (2015-2020)

Título original: Empire

84% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde assistir: indisponível no momento

Quando Lucious Lyons (Terrence Howard) é diagnosticado com uma doença terminal, ele decide que é hora de escolher um sucessor entre seus três filhos: Andre (Trai Byers), Jamal (Jussie Smollett) e Hakeem (Bryshere Y. Gray) para sua empresa multimilionária na indústria musical. Cada um deles tenta provar ser o mais capaz de assumir o império da família, fato que incentiva rivalidades, intrigas e dilemas.

Escândalos: Os Bastidores do Poder (2012-2018)

Título original: Scandal

93% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb

Onde assistir: Disney+

A famosa série com protagonismo negro, Escândalos, tem como personagem principal a Olivia Pope (Kerry Washington), ex-Diretora de Comunicações da Casa Branca, que decide deixar seu cargo para abrir sua própria empresa de gestão de crises políticas e empresariais. Entretanto, assim que tenta deixar para trás seu passado no mundo político, ela descobre que suas conexões e segredos vão continuar a perseguindo.

Enxame (2023) 

Título original: Swarm

87% no Rotten Tomatoes | 7,1 no IMDb

Onde assistir: Prime Video

Na premissa de Enxame, Dre (Dominique Fishback) é uma fã obcecada por uma estrela pop fictícia, e, a partir disso, começa a tomar medidas drásticas e violentas para proteger a imagem e o sucesso de seu ídolo. Isso inclui ações extremas que a levam a cometer crimes e confrontar questões de lealdade e moralidade. 

Família Upshaw (2021-atualmente)

Título original: The Upshaws

86% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Essa série com protagonismo negro explora a vida de uma família liderada por Bennie Upshaw (Mike Epps), um mecânico que tenta proporcionar uma vida melhor para sua esposa Regina (Kim Fields), seus filhos e outros membros da família. Entre risos e desentendimentos, a dinâmica familiar proporciona muitos momentos bem-humorados e outros mais delicados.

Family Matters (1989-1998)

6,6 no IMDb

Onde assistir: indisponível no momento

A história dessa série com protagonismo negro gira em torno da família Winslow, que lida com as alegrias e dificuldades do cotidiano. Carl Winslow (Reginald VelJohnson), um policial, e sua esposa Harriette (Jo Marie Payton), uma funcionária de uma empresa de telecomunicações, tentam manter a ordem em sua casa enquanto lidam com seus filhos: Eddie (Darius McCrary), Laura (Kellie Shanygne Williams) e a pequena Judy (Jaimee Foxworth). No entanto, suas vidas ficam ainda mais caóticas por conta do irritante vizinho, Steve Urkel (Jaleel White), um nerd desajeitado e engenhoso que constantemente se mete em encrenca. 

Godfather of Harlem (2019-atualmente) 

87% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Essa é a história de Bumpy Johnson (Forest Whitaker), um infame chefe do crime que, após passar dez anos na prisão, retorna ao Harlem e encontra seu território devastado e dominado pelos italianos. Determinado a retomar o controle das ruas, Bumpy enfrenta antigos e novos inimigos, incluindo o mafioso italiano Vincent “Chin” Gigante (Vincent D’Onofrio).

Harlem (2021-2025)

98% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb

Onde assistir: Prime Video

Na série de comédia dramática Harlem acompanhamos as dinâmicas e aventuras de quatro melhores amigas: Camille Parks (Meagan Good), Tye Reynolds (Jerrie Johnson), Quinn Joseph (Grace Byers) e Angie Wilson (Shoniqua Shandai). Morando em Nova York, elas tentam equilibrar suas carreiras, relacionamentos e desventuras pessoais ao passo que exploram a amizade, o amor e a busca pela realização. 

I May Destroy You (2020)

98% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Onde assistir: Max

I May Destroy You é escrito, co-dirigido e protagonizado pela talentosa Michaela Coel. Na trama, Arabella (Coel) é uma jovem escritora em ascensão cuja vida e carreira são destruídas de uma vez só, ao se dar conta de que foi drogada e estuprada durante uma festa.

I’m A Virgo (2023)

96% no Rotten Tomatoes | 7,1 no IMDb

Onde assistir: Prime Video

Cootie (Jharrel Jerome) é um jovem negro de quatro metros de altura, que cresceu isolado em Oakland, CA, sem nunca ser visto pelo mundo exterior. Ao sair de seu esconderijo, ele começa a explorar as complexidades da vida, deparando-se com as belezas e contradições do mundo. O rapaz então faz novas amizades, conhece o amor e até encontra seu ídolo, enquanto enfrenta os preconceitos de ser uma pessoa tão diferente.

Insecure (2016-2021)

97% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Onde assistir: Netflix e Max

Insecure é uma série de comédia dramática americana criada por Issa Rae e Larry Wilmore. Ela é parcialmente baseada na aclamada websérie de Issa Rae, Awkward Black Girl. Na produção, acompanhamos as aventuras e desventuras de duas amigas, Issa Dee (Issa Rae) e Molly Carter (Yvonne Orji), que vivem diversas experiências – muitas delas desconfortáveis e desafiadoras.

Iwájú (2024)

100% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Essa é uma série animada futurista ambientada em Lagos, na Nigéria. A história segue Tola (Simisola Gbadamosi), uma jovem de uma ilha rica, e seu melhor amigo, Kole (Siji Soetan), um autodidata especialista em tecnologia. Juntos, eles desvendam os segredos e perigos que cercam seus mundos distintos ao passo que se deparam com questões de amadurecimento.

Kenan & Kel (1996-2000)

80% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb

Onde assistir: Paramount+

Em um dos sucessos da Nickelodeon, podemos acompanhar as aventuras de dois amigos adolescentes: Kenan Rockmore (Kenan Thompson), que trabalha em uma mercearia e tenta sempre encontrar formas de fazer dinheiro e Kel Kimble (Kel Mitchell), com sua natureza impulsiva e seu vício em refrigerante de laranja, que acaba causando confusão e complicando os planos de seu amigo. Juntos, eles se envolvem em situações engraçadas e desastrosas enquanto tentam alcançar seus objetivos.

Living Single (1993-1998)

7,7 no IMDb

Onde assistir: indisponível no momento

Living Single acompanha a vida de seis amigos na faixa dos vinte e poucos anos que moram juntos em Brooklyn, Nova Iorque. A série mostra as experiências de Khadijah James (Queen Latifah), uma jornalista independente; Synclaire James-Jones (Kim Coles), uma atriz ingênua; Maxine Shaw (Erika Alexander), uma advogada sarcástica; Overton Jones (John Henton), um técnico de manutenção; Kyle Barker (Terrence ‘T.C.’ Carson), um executivo charmoso; e Regine Hunter (Kim Fields), uma estilista vaidosa. 

Lovecraft Country (2020)

88% no Rotten Tomatoes | 7,1 no IMDb

Onde assistir: Max

Em uma mistura de terror, drama e ficção científica, Lovecraft Country segue a jornada de Atticus Freeman (Jonathan Majors), que, junto de sua amiga Letitia Lewis (Jurnee Smollett) e seu tio George Freeman (Courtney B. Vance), embarcam em uma jornada pelo sul dos Estados Unidos na década de 1950, em busca de seu pai desaparecido. Durante a viagem, eles precisam encarar não só os horrores do racismo e da segregação racial, mas também criaturas e mistérios sobrenaturais inspirados em mitos e lendas. 

Luke Cage (2016-2018)

87% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Luke Cage (Mike Colter) é um ex-presidiário com pele indestrutível que luta para limpar seu nome e salvar seu bairro. Mesmo que ele não queira se meter em confusão e chamar atenção para si, a população precisa muito de um herói.

Lupin (2021-2023)

98% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Nesta história, Assane Diop (Omar Sy) é um ladrão habilidoso e carismático que se inspira pelas aventuras de Arsène Lupin. Ele usa sua inteligência e habilidades para se vingar de uma poderosa família pela injustiça cometida contra seu pai, que foi falsamente acusado de um crime que não cometeu.

Maldito Rap (2022-2023)

Título original: Rap Sh!t

100% no Rotten Tomatoes | 6,6 no IMDb

Onde assistir: Max

Essa é a história de Shawna (Aida Osman), uma rapper de Miami presa em um trabalho sem futuro, que decide se reconectar com sua amiga de infância, Mia (KaMillion), uma mãe solteira e maquiadora com diversos empregos paralelos. Juntas, elas formam um grupo de rap e buscam a fama viral, mesmo com as dificuldades da vida na periferia, para que consigam que suas vozes sejam ouvidas no mundo do hip-hop e mudem de vida. 

Millie Black (2024)

Título original: Get Millie Black

100% no Rotten Tomatoes | 6,6 no IMDb

Onde assistir: Max

Millie-Jean Black (Tamara Lawrance) é uma ex-detetive da Scotland Yard que retorna à sua cidade natal, Kingston, Jamaica. Ao se juntar à polícia local, ela se envolve em um caso de desaparecimento intrigante, que acaba revivendo fantasmas de seu próprio passado. Assim que começam as investigações, a jovem descobre segredos ocultos sobre o caso e convive com questões não resolvidas de sua vida anterior.

Olhos que Condenam (2019)

Título original: When They See Us

96% no Rotten Tomatoes | 8,8 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Baseada em uma história real, Olhos que Condenam conta a história de cinco adolescentes do Harlem – Kevin (Asante Blackk), Antron (Caleel Harris), Raymond (Marquis Rodriguez), Yusef (Ethan Herisse) e Korey (Jharrel Jerome) – que se tornaram vítimas de um sistema de justiça falho após serem injustamente acusados de um brutal ataque no Central Park. Em um misto de racismo e manipulação policial, os jovens são levados a confissões forçadas, resultando em suas condenações e na dificuldade imposta na luta pela verdade. 

Operação Lioness (2023-atualmente)

Título original: Lioness

72% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb

Onde assistir: Paramount+

Em Operação Lioness, Joe (Zoe Saldaña), uma agente da CIA, está envolvida em uma missão altamente secreta e perigosa. Ela recruta e treina uma equipe de mulheres para realizar operações no campo e, com isso, a narrativa explora o custo emocional e moral das missões clandestinas, enquanto Joe e sua equipe enfrentam momentos intensos.

P-Valley (2020-atualmente)

95% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde assistir: Prime Video

A trama acompanha a vida de dançarinas que trabalham em um clube de strip-tease e explora as complexidades do empoderamento feminino, a luta por sobrevivência e os segredos obscuros que cercam o clube a partir de uma visita inesperada que traz uma grande intriga. As vidas das mulheres e a dinâmica da boate começam a mudar de maneira inesperada. Shannon Thornton, Elarica Johnson, Tyler Lepley, Brandee Evans, Nicco Annan, Miracle Watts e Gail Bean são alguns nomes que integram o elenco.

Paradise (2025-atualmente)

81% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Protagonizada por Sterling K. Brown, Julianne Nicholson e James Marsden, a trama da série Paradise se passa em uma comunidade idílica, onde alguns dos indivíduos mais poderosos e influentes do mundo convivem de forma harmoniosa. No entanto, a tranquilidade do local é abalada quando um assassinato chocante ocorre, levando a uma investigação de alto risco. 

Pose (2018-2021)

98% no Rotten Tomatoes | 8,6 no IMDb

Onde assistir: Disney+

Ambientada em Nova York, no final da década de 1980, Pose acompanha Blanca Rodriguez (Michaela Jaé (MJ) Rodriguez), uma mulher trans que acolhe jovens LGBTs expulsos de suas casas, formando sua própria família e criando um ambiente de apoio e pertencimento. Em meio à ascensão da cultura de luxo e ao surgimento dos bailes queer, Blanca e seus filhos lidam com situações pessoais, sociais e econômicas em meio a uma época marcada pela luta contra o HIV. 

Power (2014-2020)

81% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Onde assistir: Prime Video

Conhecido como GhostJames St. Patrick (Omari Hardwick) é um empresário bem sucedido e proprietário de uma boate de luxo em Nova York. Mas por trás dessa imagem, ele leva uma vida dupla como o chefe do tráfico de drogas da cidade. Dividido entre o mundo do crime e o desejo de uma vida legítima, ele concilia a realidade dupla para tentar proteger sua família e manter o controle de seu império.

Recomeço (2022)

Título original: From Scratch

86% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Essa é a história de Amy Wheeler (Zoe Saldaña), uma artista que, ao encontrar o amor na Itália, embarca em uma jornada profundamente transformadora. Ao longo dessa jornada, ela lida com as complexidades de se redescobrir em um novo ambiente e segue buscando a cura e um novo propósito na vida.

Sangue e Água (2020-atualmente)

Título original: Blood & Water

81% no Rotten Tomatoes | 6,7 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Em Sangue e Água, série com protagonismo negro, Puleng (Ama Qamata), uma adolescente da Cidade do Cabo conhece Fikile (Khosi Ngema), uma nadadora famosa em uma festa e começa a acreditar fielmente que ela possa ser a sua irmã que foi sequestrada logo após o nascimento. Determinada a descobrir a verdade, a jovem embarca em uma busca que desafiará suas crenças e colocará à prova sua capacidade de lidar com segredos familiares.

Sendo Mary Jane (2013-2019)

Título original: Being Mary Jane

77% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb

Onde assistir: Max

A série acompanha Mary Jane Paul (Gabrielle Union), uma mulher negra bem-sucedida que apresenta um programa de TV. Apesar de sua carreira brilhante e uma vida aparentemente perfeita, Mary Jane se depara com dilemas racionais e emocionais que a fazem questionar o que realmente falta em sua vida. 

Sequestro no Ar (2023-2025)

Título original: Hijack

90% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde assistir: Apple TV+

Em um voo de longa distância entre Dubai e Londres, Sam (Idris Elba), um negociador habilidoso, é convocado para lidar com uma crise a bordo. Isso porque, durante a viagem, um sequestro coloca em risco a vida dos passageiros, e Sam precisa usar suas habilidades para resolver a situação de maneira pacífica. Ao passo que a tensão aumenta, ele se depara com situações inesperadas, tentando garantir a segurança de todos enquanto lida com as complexidades da negociação.

Snowfall (2017-2023)

92% no Rotten Tomatoes | 8,4 no IMDb

Onde assistir: indisponível no momento

Ambientada em Los Angeles durante o início da epidemia de crack nos anos 1980, Snowfall acompanha a vida de diversos personagens cujas trajetórias colidem de forma violenta. Entre eles está Franklin Saint (Damson Idris), um jovem aspirante a traficante que vê uma oportunidade de lucrar com o novo mercado de drogas. 

Sobrevivendo em Grande Estilo 

Título original: Survival of the Thickest

85% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb

Onde assistir: Netflix

Em Sobrevivendo em Grande Estilo, Mavis Beaumont (Michelle Buteau) é uma estilista talentosa que, após um término traumático, decide recomeçar sua vida. Determinada a encontrar o amor e ser feliz do jeito que sempre sonhou, a mulher lida com situações pessoais e profissionais enquanto busca um novo propósito. 

Swagger (2021-2023)

93% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde assistir: Apple TV+

Nesta série com protagonismo negro, Jace (Isaiah R. Hill) é um prodígio do basquete de 14 anos cuja habilidade ímpar atrai a atenção de todos ao seu redor. Então, ele se junta a um time local treinado por Ike (O’Shea Jackson Jr.), um ex-jogador que busca redenção ao tentar guiar Jace para o sucesso, ao passo que precisa assimilar sua própria frustração com a carreira fracassada. 

The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade (2021)

Título original: The Underground Railroad

94% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde assistir: Prime Video

Em The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade, Cora (Thuso Mbedu) é uma jovem escravizada que foge das plantações da Geórgia em busca de liberdade. Durante sua jornada angustiante, ela viaja por uma rede secreta de trilhos subterrâneos, mas é implacavelmente perseguida por um cruel caçador de pessoas escravizadas. 

Them (2021-atualmente)

79% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb

Onde assistir: Prime Video

Com uma história nova a cada temporada, na primeira acompanhamos o casal Henry (Ashley Thomas) e Lucky Emory (Deborah Ayorinde) que se muda da Carolina do Norte para um bairro predominantemente branco em Los Angeles, no ano de 1953. A princípio, a mudança parece tranquila, mas logo a casa dos sonhos se torna o epicentro de forças malignas, tanto sobrenaturais quanto de preconceitos. Enquanto a família passa por uma série de horrores, eles precisam lidar com o racismo explícito da comunidade e o terror psicológico que ameaça destruir suas vidas.

Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009)

Título original: Everybody Hates Chris

96% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb

Onde assistir: Paramount+, Prime Video e Globoplay

Em mais uma clássica série com protagonismo negro, acompanhamos a vida de Chris (Tyler James Williams), um adolescente tentando sobreviver no Brooklyn dos anos 1980. Na rotina, ele precisa lidar com as dificuldades, contando com sua excêntrica família ao seu redor: o pai, Julius (Terry Crews), sempre tentando economizar cada centavo, a mãe, Rochelle, que é rigorosa, a irmã mimada, Tonya (Imani Hakim), e o irmão popular, Drew (Tequan Richmond).

Um Maluco no Pedaço (1990-1996)

Título original: The Fresh Prince of Bel-Air

91% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Onde assistir: Max e Prime Video

Um Maluco no Pedaço, série com personagens principais negros, acompanha Will Smith, um adolescente da Filadélfia, que é enviado pela mãe para viver com seus tios ricos, Phil (James Avery) e Vivian (Janet Hubert), em Bel-Air, Califórnia. Ao chegar à mansão, ele se depara com o estilo de vida luxuoso de seus parentes e se diverte com as situações inusitadas que surgem, especialmente com as trapalhadas de seus primos, Carlton (Alfonso Ribeiro), um jovem metódico e vaidoso, e Hilary (Karyn Parsons), uma socialite superficial. 

Watchmen (2019)

92% no Rotten Tomatoes | 8,2 no IMDb

Onde assistir: Max

Em uma das melhores séries com protagonistas negros, baseada na história emblemática em quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons, a trama sombria se passa em Tulsa, Oklahoma, 34 anos depois da história original. Após o ataque de um supremacista branco ao departamento de polícia local, a cidade instaura leis que permitem que os policiais escondam suas identidades por trás de máscaras. Uma dessas profissionais é Angela Abar (Regina King), que adota a persona Sister Night e luta contra os racistas, ao passo que precisa enfrentar o legado de décadas dos vigilantes.

Young Love (2023)

100% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde assistir: Max

Young Love é uma série animada baseada no aclamado curta Hair Love. A história acompanha Zuri (Brooke Monroe Conaway) e seus pais Stephen (Kid Cudi) e Angela (Issa Rae) nos desafios do dia a dia. Juntos, eles buscam realizar seus sonhos enquanto lidam com questões familiares, profissionais e culturais.

Tem alguma série que seja a sua favorita e não está na lista? Conte para a gente nos comentários.

Revisão do texto feita por: Thiago Almeida em 26/02/2025.

Fontes: TV Line, Harper’s Bazaar e Marie Claire

Veja também 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados