Índice
- 13 Sentinels: Aegis Rim
- A Short Hike
- Animal Crossing: New Horizons
- Astral Chain
- Bayonetta + Bayonetta 2
- Bayonetta 3
- Cadence of Hyrule: Crypt of the NecroDancer featuring The Legend of Zelda
- Celeste
- Cuphead
- Diablo 3: Eternal Collection
- Divinity 2: Original Sin
- Doom
- Doom Eternal
- Donkey Kong Country: Tropical Freeze
- Dragon Ball FighterZ
- Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition
- Fire Emblem Engage
- Fire Emblem: Three Houses
- Ghost Trick: Phantom Detective
- Hades
- Hollow Knight
- It Takes Two
- Kirby and the Forgotten Land
- Luigi’s Mansion 3
- Mario + Rabbids: Kingdom Battle
- Mario Kart 8 Deluxe
- Mario Party Superstars
- Metroid Dread
- Metroid Prime Remastered
- Minecraft
- Monster Hunter Rise
- New Pokémon Snap
- NieR:Automata The End of YoRHa Edition
- No Man’s Sky
- Ori and The Will of The Wisps
- Overwatch 2
- Persona 4 Golden
- Persona 5 Royal
- Pikmin 1 e 2 para Nintendo Switch
- Pikmin 4
- Pokémon Legends: Arceus
- Portal: Companion Collection
- Rayman Legends: Definitive Edition
- Red Dead Redemption
- Sakuna: Of Rice and Ruin
- Sea of Stars
- Shin Megami Tensei V
- Sid Meier’s Civilization 6
- Sonic Mania
- Splatoon 3
- Stardew Valley
- Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
- Super Mario Odyssey
- Super Smash Bros. Ultimate
- Tetris 99
- The Elder Scrolls V: Skyrim
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild
- The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom
- The Witcher 3: Wild Hunt – Complete Edition
- Xenoblade Chronicles 3
- Xenoblade Chronicles: Definitive Edition
Lançado em 2017, o Nintendo Switch já está em seu sexto aniversário de vida e, ao longo dos anos, conseguiu montar um catálogo de respeito que se aproveita muito bem das características híbridas do console. Desde jogos produzidos pela própria Nintendo, até produções realizadas por outros estúdios, há opções variadas nele!
Então, pensando nisso, o Showmetech montou uma lista com os melhores jogos de Nintendo Switch em ordem alfabética, considerando a diversão proporcionada, a importância para o aparelho e a solidez da experiência oferecida pelo portátil.
13 Sentinels: Aegis Rim
Nota no Metacritic: 88 | Lançamento: 12 de abril de 2022
13 Sentinels: Aegis Rim se destaca como um dos melhores jogos disponíveis no Nintendo Switch por sua complexa narrativa de ficção científica e execução artística impressionante. Desenvolvido pela Vanillaware, o jogo apresenta uma trama envolvente com 13 protagonistas, cada um com seu próprio arco de história, criando um universo rico e detalhado. A versão para Switch foi também um port feito com cuidado.
Apesar de seu ritmo lento e foco em diálogos e estratégia, o game superou as expectativas ao tecer uma narrativa emocionante que poderia facilmente ter falhado devido à sua complexidade, sendo considerado uma obra-prima que proporciona cerca de 30 horas de diversão aos jogadores.
A Short Hike
Nota no Metacritic: 88 | Lançamento: 12 de agosto de 2020
A Short Hike é uma experiência envolvente no Nintendo Switch que cativa os jogadores com sua simplicidade encantadora e cenários relaxantes. Diferente de jogos que apostam em ação intensa ou narrativas épicas, este título valoriza as pequenas descobertas e a beleza das interações simples. A jogabilidade, inspirada em clássicos como The Legend of Zelda e Animal Crossing, é intuitiva e acessível para toda a família, tornando-se um convite à exploração serena da natureza.
Animal Crossing: New Horizons
Nota no Metacritic: 90 | Lançamento: 20 de março de 2020
Um exclusivo de destaque dentre os games do Switch é Animal Crossing: New Horizons, o simpático jogo de simulação de vida desenvolvido e publicado pela Nintendo. Por conta de seu aspecto social e de elementos no estilo “Faça Você Mesmo”, o título se tornou um fenômeno por ter seu lançamento coincidido justamente durante o ápice do período de distanciamento social, fazendo com que ele ganhasse notoriedade por ser a alternativa mais segura de encontrar os amigos e participar de comemorações durante a pandemia do COVID-19.
Além disso, o jogo foi atualizado constantemente para trazer eventos sazonais e outras novidades — o que o justifica como o segundo mais vendido dentre os games do Switch, com mais de 45 milhões de unidades vendidas.
Astral Chain
Nota no Metacritic: 87 | Lançamento: 30 de agosto de 2019
Astral Chain tem o pedigree dos jogos de ação da PlatinumGames, uma das desenvolvedoras mais renomadas do meio. Trazendo uma aventura cyberpunk singular, o título mescla sequências de combate visceral, bastante características do estúdio, com momentos de investigação criminal.
Sua mecânica diferencial envolve a utilização dos Legion, uma espécie de entidade invocada de outro plano e que pode ser controlada em paralelo com o investigador das forças especiais Neuron. Apesar do começo lento, Astral Chain logo se tornou um dos games mais interessantes do Switch.
Bayonetta + Bayonetta 2
Nota no Metacritic: 87 | Lançamento: 16 de fevereiro de 2018
Bayonetta é um título essencial no Nintendo Switch, destacando-se com desempenho aprimorado graças ao bom trabalho em seu port. O combate dinâmico e estiloso da série da PlatinumGames oferece uma ação contínua e empolgante que empolga os jogadores.
Além disso, os gráficos de Bayonetta 2 são impressionantes, com uma apresentação visual que rivaliza com lançamentos recentes. A jogabilidade refinada aproveita ao máximo as capacidades do console, tornando Bayonetta uma das melhores experiências disponíveis para o Switch, ideal tanto para jogar em casa ou no modo portátil.
Bayonetta 3
Nota no Metacritic: 86 | Lançamento: 28 de agosto de 2022
Apesar da demora para o seu lançamento oficial desde o seu anúncio, a bruxa Cereza voltou para um novo jogo da franquia Bayonetta e está mais poderosa do que nunca. O game segue a fórmula já conhecida da série, envolvendo os jogadores em excelentes combates contra os mais variados inimigos que encontram pelo mapa.
Fato é que a PlatinumGames, desenvolvedora da franquia, entende muito bem de como criar jogos de ação e tornar a experiência de apertar diversos botões do controle de uma só vez bastante satisfatória. Então, se você gosta de jogos onde é possível realizar combos variados e também ter acesso a uma enorme infinidade de equipamentos, experimente Bayonetta 3! Vale lembrar que os outros dois jogos da franquia também estão disponíveis para o Nintendo Switch.
Cadence of Hyrule: Crypt of the NecroDancer featuring The Legend of Zelda
Nota no Metacritic: 85 | 13 de Junho de 2019
Uma lista digna dos 15 melhores jogos do Nintendo Switch não poderia deixar Zelda de fora, não é mesmo? Então vamos de Cadence of Hyrule: Crypt of the NecroDancer featuring The Legend of Zelda. Não se assuste com o nome longo, mas a verdade é que esse roguelite é bastante intuitivo e divertido, se mostrando um casamento extremamente harmônico, dada a afinidade de ambas as marcas com a musicalidade.
Tal combinação virtuosa mistura os elementos de ritmo atrelados ao combate de NecroDancer com a icônica ambientação da série Zelda. Um dos crossovers mais inteligentes da história dos games e um dos melhores jogos de Nintendo Switch por direito.
Celeste
Nota no Metacritic: 92 | Lançamento: 25 de janeiro de 2018
Celeste é um dos jogos mais aclamados dos últimos anos e isso o torna um dos principais jogos do Switch. Trazendo uma desafiante aventura em plataforma, o título consegue trazer também uma história envolvente que, ao lado de um level design de exímia qualidade, mostra que ainda há muito espaço para se trabalhar com o gênero em questão, que mesmo após anos sendo explorado, ainda consegue se reinventar.
Cuphead
Nota no Metacritic: 87 | Lançamento: 17 de abril de 2019
Conhecido por sua estética única inspirada nas animações clássicas dos anos 1930, o jogo apresenta uma atmosfera envolvente, personagens carismáticos e chefes desafiadores. Se você é aquele tipo de pessoa que gosta de passar estresse, decorar padrões de ataques inimigos e ter a satisfação de vitória quando superar os desafios, Cuphead é uma escolha perfeita.
A jogabilidade desafiadora é um dos pontos altos do game. Cada encontro é uma batalha única e criativa, com padrões de ataque elaborados, que vão desafiar todos seus reflexos, além do fato de ser possível jogá-lo com outro amigo no modo cooperativo local, ou seja, é a oportunidade perfeita de estressar junto com os outros!
Diablo 3: Eternal Collection
Nota no Metacritic: 88 | Lançamento: 2 de novembro de 2018
Não há sinais de Diablo IV no Nintendo Switch, mas Diablo III se mantém como uma escolha excepcional para os fãs do gênero RPG de ação. Veteranos encontrarão na versão para Switch uma nova maneira de experimentar o jogo que já conhecem e amam, enquanto para os novatos, essa versão se apresenta como o ponto de entrada ideal. Além disso, a performance de Diablo III no Switch é boa, com gráficos que impressionam para um console portátil e uma taxa de quadros estável que garante uma jogabilidade fluida.
Divinity 2: Original Sin
Nota no Metacritic: 93 | Lançamento: 4 de setembro de 2019
Quando se fala da Larian Studios, o primeiro jogo que pensamos é Baldur’s Gate 3, afinal, o game foi sucesso em 2023. Entretanto, não podemos esquecer que a desenvolvedora também está por trás de Divinity 2: Original Sin, um dos principais RPGs do Switch.
Nesse game, somos transportados para um mundo aberto de fantasia medieval complexo. Temos elementos de RPG profundos com opções de diálogo, escolhas morais e uma ampla gama de possibilidades de personalização para os personagens. A campanha pode ser jogada em modo cooperativo com amigos, o que adiciona uma camada ainda mais interessante de diversão.
Então, se você busca uma experiência de RPG tática para o Nintendo Switch, Divinity 2: Original Sin é uma das melhores opções no mercado. Além do fato de que é possível transportar seu save de uma plataforma para outra!
Doom
Nota no Metacritic: 79 | Lançamento: 10 de novembro de 2017
Doom para Nintendo Switch é uma experiência alucinante que traz toda a ação intensa e sanguinária do icônico shooter em primeira pessoa para o console portátil da empresa japonesa. Fruto de um excelente port realizado pela Panic Button, o jogo possui gráficos surpreendentes e bem adaptados, proporcionando uma jogabilidade suave, tal como as outras plataformas.
O game nunca foi sobre ter histórias complexas, então, o enredo é simples e envolvente, colocando o jogador no papel do Doom Slayer, um guerreiro implacável em uma missão para aniquilar demônios e salvar a humanidade. O foco está no combate. frenético e repleto de desafios, com uma variedade de armas devastadoras e mecânicas de movimento ágeis que mantêm a ação sempre empolgante.
Doom Eternal
Assim como seu antecessor, Doom Eternal precisou passar por grandes reduções em seu gráfico para conseguir rodar no Nintendo Switch e, por isso, para os jogadores mais exigentes, o portátil não seja a melhor plataforma para jogá-lo. Entretanto, a diversão e carnificina da franquia continuam a mesma!
De volta ao papel de Doom Slayer, você precisa enfrentar horas de demônios para salvar a Terra de uma invasão demoníaca. A jogabilidade se mantém frenética e intensa, além de ser acompanhado por uma excelente trilha sonora, que combina bem com o cenário do jogo e favorece uma melhor imersão.
Donkey Kong Country: Tropical Freeze
Nota no Metacritic: 86 | Lançamento: 4 de maio de 2018
Faz tempo que não temos um jogo novo de um dos personagens mais populares da Nintendo, mas ainda dá para se divertir com os antigos, como é o caso de Donkey Kong Country: Tropical Freeze. Este título destaca-se por sua jogabilidade desafiadora e meticulosamente desenhada, que proporciona uma experiência envolvente tanto para jogadores veteranos quanto para novatos. Os gráficos vibrantes e a trilha sonora imersiva complementam perfeitamente os níveis criativos, cheios de detalhes e surpresas.
Dragon Ball FighterZ
Nota no Metacritic: 87 | Lançamento: 26 de janeiro de 2018
Se você está em busca de um bom jogo de luta, com personagens conhecidos por todos, Dragon Ball FighterZ é uma escolha excelente para o Nintendo Switch. Esta versão mantém a qualidade visual e a fluidez dos combates das versões para PS4 e Xbox One, garantindo uma experiência impecável tanto no modo dock quanto portátil. Além de ser uma boa alternativa para quem está interessado mais nas lutas do universo criado por Akira Toriyama do que em outros aspectos.
Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition
Nota no Metacritic: 91 | Lançamento: 27 de setembro de 2019
Dragon Quest é uma das franquias de maior sucesso comercial e cultural no Japão e integrante da cota de RPGs do Switch. A despeito de sua estrutura de jogo clássica, não se engane: a ambientação e a história de Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age estão entre as melhores da franquia em uma jornada heroica digna do nome que carrega, trazendo um mundo extremamente carismático, imersivo, e expansivo, atributo cada vez mais valorizado na indústria de hoje, mas ainda difícil de ser feito com sabedoria.
Fire Emblem Engage
Nota no Metacritic: 80 | Lançamento: 20 de janeiro de 2023
Os RPGs do Switch costumam ser bons jogos, principalmente quando se trata da série de Fire Emblem. Para fãs do estilo tático, onde seus movimentos precisam ser calculados com precisão para alcançar os melhores resultados e sair do campo de batalha com todas as tropas, esse game é uma excelente escolha, principalmente para quem queria algo mais clássico.
Além disso, o game também possui o retorno de diferentes personagens dos jogos anteriores, como Marth, Roy, Corrin e Lucina.
Fire Emblem: Three Houses
Nota no Metacritic: 89 | Lançamento: 26 de julho de 2019
Se você está atrás de RPGs do Switch que sigam para o estilo tático, Fire Emblem: Three Houses é uma recomendação bastante segura para seu gosto. A mais recente iteração da franquia traz como ambientação um âmbito escolar medieval que serve como fio condutor para se focar nos relacionamentos entre o protagonista e suas unidades, que podem ser perdidas permanentemente caso sejam derrotadas em combate, dependendo do modo de jogo.
Ao todo, são quatro linhas de história onde podemos presenciar pontos de vista diferentes a respeito da guerra envolvendo as três casas do título, o que o torna um dos games do Switch mais rentáveis em relação a horas de jogatina, tempo suficiente para valorizar o vasto elenco do título.
Ghost Trick: Phantom Detective
Nota no Metacritic: 86 | Lançamento: 30 de junho de 2023
Ghost Trick: Phantom Detective no Nintendo Switch é uma obra-prima do gênero puzzle que cativa com sua história intrigante e personagens marcantes. Este jogo combina mecânicas de jogo inovadoras com uma narrativa rica, garantindo horas de entretenimento envolvente. Remasterizado em HD, a versão revitaliza o clássico do Nintendo DS com gráficos aprimorados e jogabilidade fluída, acessível tanto em modo portátil quanto no dock.
Hades
Nota no Metacritic: 93 | Lançamento: 17 de setembro de 2020
Hades faz um trabalho tão incrível em todos os quesitos possíveis para seu gênero que mesmo quem não é fã de roguelike tem uma alta probabilidade de se apaixonar. A variedade de armas, inimigos, desafios e personagens que encontramos durante a fuga de Zagreus das garras de seu pai, o deus do submundo, é impressionante. O jogo passou quase dois anos em acesso antecipado, corrigindo bugs e adicionando conteúdo às versões anteriores. É um dos melhores indies dos últimos anos e um dos melhores jogos de Nintendo Switch.
Hollow Knight
Nota no Metacritic: 90 | Lançamento: 12 de junho de 2018
Se você sente falta das explorações clássicas de jogos como Metroid ou Castlevania, Hollow Knight é o jogo perfeito para você. Apesar de não se passar nesses universos conhecidos, ele explora muito bem as suas mecânicas, mergulhando os jogadores em um mundo de insetos detalhadamente desenhado e cheio de mistérios para desvendar. A combinação de combate afiado, habilidades satisfatórias e uma narrativa envolvente fazem deste título um marco no gênero Metroidvania.
It Takes Two
Nota no Metacritic: 82 | Lançamento: 12 de junho de 2018
Apesar dos sacrifícios gráficos que foram feitos para que o hardware do Nintendo Switch o aguentasse, It Takes Two continua sendo uma experiência cooperativa imperdível. Esta versão combina acessibilidade com a portabilidade, permitindo que os jogadores mergulhem em sua encantadora história de amor e superação em qualquer lugar, ele se torna essencial para qualquer fã de jogador cooperativo.
Kirby and the Forgotten Land
Nota no Metacritic: 85 | Lançamento: 25 de março de 2022
Kirby and the Forgotten Land marca o retorno de um dos personagens mais carismáticos da Nintendo em um jogo grande e ele voltou em grande estilo! Lançado em 2022, a aventura da bolota rosa foi considerada o Melhor Jogo para Família no The Game Awards.
E mereceu esse título, inspirado também por Mario Odyssey, foram utilizadas boas ideias na concepção dele, como explorar livremente os mapas e uma boa utilização dos poderes. Por ser simples, ele é um entretenimento ainda melhor para quando você quer simplesmente relaxar!
Luigi’s Mansion 3
Nota no Metacritic: 86 | Lançamento: 31 de outubro de 2019
Luigi’s Mansion 3 é um dos games do Switch onde podemos encontrar uma alta dose de criatividade e diversão. O game mistura elementos de quebra-cabeças com exploração de cenários e insere alguns sustos entre uma sala e outra para poder quebrar o gelo de um jeito único. No título, Luigi é bastante autêntico, reagindo de formas inesperadas durante a aventura, e merece ser respeitado como um personagem carismático e independente.
Mario + Rabbids: Kingdom Battle
Nota no Metacritic: 85 | Lançamento: 29 de agosto de 2017
Mario + Rabbids: Kingdom Battle pode parecer uma piada de péssimo gosto, mas é um casamento improvável que traz uma das aventuras do encanador que mais receberam a paixão de seus desenvolvedores durante sua concepção.
É um título incomum dentre os RPGs do Switch, pois consegue entreter os mais versados no gênero da mesma maneira acessível para os iniciantes. Os coelhos da Ubisoft são característicos por um humor que hoje até dá para chamar de ultrapassado, mas o título, como um todo, ainda é um dos mais cativantes da história do encanador e certamente um dos melhores games do Switch.
Mario Kart 8 Deluxe
Nota no Metacritic: 92 | Lançamento: 28 de abril de 2017
Mario Kart 8 Deluxe é um dos relançamentos de um jogo original de Wii U. Mesmo assim, o título de corrida mais recente protagonizado por Mario e sua turma é o mais vendido do Nintendo Switch, chegando à casa dos 45 milhões antes de completar cinco anos de idade.
Com o diferencial de trazer pistas que desafiam as leis da gravidade, Mario Kart 8 Deluxe é a epítome do Switch como um console multiplayer. Ainda, o título recebeu um novo gás com a recente confirmação de 48 pistas adicionais que chegarão por DLC e que retornam de jogos antigos da franquia. Sem dúvidas, um dos mais essenciais dentre os games do do Switch.
Mario Party Superstars
Nota no Metacritic: 80 | Lançamento: 29 de outubro de 2021
Não é nenhum segredo que a série Mario Party, embora adorada ao redor do mundo, vem apresentando bastante inconsistência na qualidade de seus lançamentos nos últimos tempos. Como remediar isso? Fazendo uma grande mistura com os principais destaques da franquia em seus vinte e tantos anos de existência.
Em uma nota paralela, Mario Party Superstars é um dos poucos títulos first party produzidos pela Nintendo com localização completa em português. Trata-se, obviamente, de uma versão definitiva de um título que é o crème de la crème da IP e um dos melhores jogos de Nintendo Switch no que diz respeito ao multiplayer descompromissado.
Metroid Dread
Nota no Metacritic: 88 | Lançamento: 8 de outubro de 2021
Continuação de Metroid Fusion, Metroid Dread é um excelente retorno da caçadora de recompensas Samus Aran após uma considerável ausência sentida desde sua última aparição inédita, além do remake Return of Samus, no 3DS. Sendo mais um dos games do Switch que fazem questão de mostrar que o gênero plataforma ainda vive, o título consegue trazer elementos tradicionais para a franquia enquanto traz novos recursos e características para se adaptar à modernidade da indústria, tendo sucesso em manter a marca Metroid ainda relevante para o mercado atual.
Metroid Prime Remastered
Nota no Metacritic: 94 | Lançamento: 8 de fevereiro de 2021
A versão remasterizada de Metroid Prime lançada para Nintendo Switch mostra que por meio de um trabalho bem feito, é possível modernizar um game antigo para as plataformas mais recentes do mercado sem muitos problemas. As melhorias visuais são extensas, tornando a jornada de Samus Aran ainda mais bonita e também tivemos melhorias consideráveis no controle.
É possível jogá-lo tanto com as configurações modernas, usando os dois analógicos para controlar a personagem principal ou até mesmo retornar para os botões originais, ótimo para quem deseja ter aquela boa sensação de nostalgia. Entretanto, independente da forma decidida, Metroid Prime Remastered é uma boa pedida para quem gosta do gênero e também está ansioso para o quarto jogo da saga.
Minecraft
Nota no Metacritic: 86 | Lançamento: 11 de maio de 2017
Impossível fazer uma lista de melhores jogos do Nintendo Switch sem citar um dos games mais populares de todos os tempos. Minecraft, com sua gameplay simples, mas ao mesmo tempo complexa, dá aos jogadores uma enorme liberdade criativa, permitindo que eles construam qualquer coisa com seus blocos, prendendo-os por horas, principalmente quando jogado com amigos.
Monster Hunter Rise
Nota no Metacritic: 88 | Lançamento: 26 de março de 2021
Nos últimos anos, a Capcom tem entregado títulos excelentes em várias plataformas — e não foi diferente com Monster Hunter Rise. O game de caçar monstros em áreas abertas é um pouco mais complexo do que o sucesso multiplataforma Monster Hunter: World, mas a recepção de público e de crítica foi bastante positiva, algo que logo o tornou em um dos principais jogos do Switch. O destaque fica com as possibilidades de exploração e combate quando montamos no chamado palamute, nosso fiel companheiro canino. Se você curte multiplayer, aqui estão centenas de horas de diversão garantidas.
New Pokémon Snap
Nota no Metacritic: 79 | Lançamento: 30 de abril de 2021
Depois de anos sendo praticamente implorada pelos fãs do original, a sequência de Pokémon Snap, do Nintendo 64, finalmente está entre nós. Aproveitando muito do potencial do original ao explorá-lo com as novas tecnologias em desenvolvimento vigente, New Pokémon Snap é singularmente uma sequência impecável. A premissa ainda é tirar foto de Pokémon em um shooter on rails disfarçado, mas a inclusão de caminhos alternativos e sistema de horários diferentes para as rotas pré-estabelecidas foram inclusões brilhantes que tornam o título facilmente um dos melhores, senão o melhor, da franquia no console — incluindo os principais games do Switch desenvolvidos pela Game Freak.
NieR:Automata The End of YoRHa Edition
Nota no Metacritic: 89 | Lançamento: 6 de outubro de 2023
NieR: Automata no Nintendo Switch é uma versão impressionante de um dos jogos mais inovadores da última geração. Apesar da limitação de 30 FPS, que pode afetar a fluidez da ação, este port bem executado mantém a essência e a beleza do jogo original. A combinação de uma narrativa envolvente, estética marcante e mecânicas de jogo profundas faz de NieR: Automata uma experiência memorável.
No Man’s Sky
Nota no Metacritic: 83 | Lançamento: 7 de outubro de 2022
Antes de Cyberpunk ter sua história de redenção na indústria, No Man’s Sky fazia um caminho parecido, especialmente com seu impressionante port para o Nintendo Switch. Apesar de desafios técnicos, a Hello Games conseguiu entregar uma experiência sólida, mantendo uma taxa de quadros estável e um estilo gráfico vibrante e atraente. Esta versão inclui todas as atualizações anteriores, exceto o multiplayer, e oferece uma vasta gama de opções de personalização.
Ori and The Will of The Wisps
Nota no Metacritic: 93 | Lançamento: 17 de setembro de 2020
Ori faz parte do gênero metroidvania, que estimula ao máximo a exploração do mapa para conseguir novas habilidades e poderes. O game também conta com uma história cativante, em que mergulha o jogador num mundo poético, onde você assume o papel de espírito guardião, que precisa salvar uma amiga.
A jogabilidade também é bastante fluída, com desafios que o farão ficar engajado por bastante tempo, além de mecânicas acrescentadas gradualmente, tornando a experiência de se jogar Ori and The Will of The Wisps em algo satisfatório. Felizmente, o seu antecessor, Ori and The Blind Florest também está disponível para a plataforma, fazendo dos dois games estarem entre os principais jogos do Switch.
Overwatch 2
Nota no Metacritic: Sem nota | Lançamento: 4 de outubro de 2022
A biblioteca do console é bastante ampla e, por isso, também é possível encontrar jogos gratuitos para Nintendo Switch com bastante qualidade. Por exemplo, se você gosta de games com elementos competitivos, não pode perder a chance de experimentar Overwatch 2!
O game produzido pela Blizzard é um campo de batalha, onde 5 jogadores se unem para cumprir objetivos pelo cenário contra outra equipe. Conquistar pontos por manter o controle de parte específica do mapa ou escoltar objetos até um lugar seguro são apenas alguns dos modos de jogo, que também conta com uma vasta seleção de heróis, variados e carismáticos, para serem escolhidos!
Persona 4 Golden
Nota no Metacritic: 90 | Lançamento: 19 de janeiro de 2023
Em Persona 4 Golden, você assume o papel de um protagonista que se muda para uma cidade rural e logo se depara com assassinatos misteriosos e uma névoa sinistra. Junto a novos amigos, você descobre que todos possuem Personas, manifestações de seus poderes interiores, e decide usar essas habilidades para desvendar os crimes e proteger a cidade. Este RPG de Switch, aprimorado em relação à versão de PlayStation 2, oferece uma história envolvente, personagens cativantes e um sistema de combate empolgante, tornando-se uma ótima opção para os fãs do gênero e para quem busca uma aventura épica no console.
Persona 5 Royal
Nota no Metacritic: 93 | Lançamento: 21 de outubro de 2022
Em Persona 5 Royal, você é Joker, um estudante transferido para a Academia Shujin, que esconde um segredo sombrio. O destaque do jogo é a habilidade de se tornar um Phantom Thief e explorar o Metaverso, uma dimensão alternativa onde você luta para salvar o mundo dos desejos corruptos dos adultos e resolver mistérios.
Persona 5 Royal também apresenta elementos sociais envolventes. Vários personagens que o protagonista encontra em sua jornada têm histórias a serem desenvolvidas, e o fortalecimento dessas relações amplia os poderes do jogador. Persona é uma franquia que conquista corações com facilidade, e o quinto título é um dos principais jogos do Switch.
Pikmin 1 e 2 para Nintendo Switch
Nota no Metacritic: 80 | Lançamento: 21 de junho de 2023
Quer diversão em dose dupla? Então não se deixe enganar pelos visuais infantis da franquia Pikmin, já que apesar de sua arte remeter a um jogo mais tranquilo, ele apresenta um nível de desafio e complexidade surpreendente, sendo um dos jogos mais interessantes do Switch. Aqui, você controla o Capitão Olimar, que fica preso em um planeta desconhecido e precisa contar com a ajuda dos pikmins, pequenas criaturas vegetais, para retornar a casa.
A jogabilidade tem elementos de estratégia em tempo real com vários quebra-cabeças, onde você precisa gerenciar seus recursos e utilizar as diferentes habilidades de cada um para cumprir objetivos. Lançados originalmente para Wii, os dois jogos foram adaptados para Nintendo Switch, é o momento perfeito para jogá-los!
Pikmin 4
Nota no Metacritic: 88 | Lançamento: 21 de julho de 2023
Agora, se você quer jogar um jogo da franquia exclusivo para Nintendo Switch e não apenas ports de versões anteriores, experimente o Pikmin 4. Desde o anúncio do console híbrido, lá em 2017, já anunciavam que seu desenvolvimento estava praticamente pronto, mas foram 6 anos até o game realmente ver a luz do dia.
O título funciona como um leve reboot da série, começando uma história praticamente nova, mas que ainda incorpora diversos elementos de seus antecessores. Então, se você quer algo com uma combinação de visual encantador e jogabilidade desafiadora, aproveite, já que o game também é um dos primeiros a serem traduzidos totalmente pela Nintendo para nosso idioma!
Pokémon Legends: Arceus
Nota no Metacritic: 83 | Lançamento: 28 de janeiro de 2022
Pokémon Legends: Arceus é o respiro pelo qual os fãs da franquia ansiaram por tantos anos. Aproveitando um título paralelo para colocar ideias em prática, o título subverte completamente as estruturas da franquia em prol de mais liberdade oferecida ao jogador, a despeito de uma história simplista.
Isso é porque Legends tem como único mote a ideia mais básica da franquia, trazida da forma mais sucinta e objetiva possível: Temos Que Pegar. Pokémon Legends Arceus traz um belo frescor e se destaca não só como um dos principais RPGs do Switch, mas também por sua proposta singular aplicada à série Pokémon, vítima história de tantos maneirismos considerados até ultrapassados para o mercado moderno.
Portal: Companion Collection
Nota no Metacritic: 95 | Lançamento: 28 de junho de 2022
A Valve não consegue lançar os terceiros jogos de suas principais franquias, mas isso não a impede de trabalhar em coleções incríveis, como é o caso da Companion Collection de Portal no Nintendo Switch. Por meio de conteúdo extras e também de arrumarem alguns problemas, os games brilham muito no híbrido da Nintendo, proporcionando boas horas de diversão, enquanto você tenta solucionar todos os quebra-cabeças disponíveis nele.
Rayman Legends: Definitive Edition
Nota no Metacritic: 84 | Lançamento: 12 de setembro de 2017
Rayman Legends: Definitive Edition no Nintendo Switch é um jogo essencial para os fãs de plataformas. Por meio de seu visual cartunesco e animação fluida, oferece uma experiência visualmente cativante. A jogabilidade é extremamente refinada, com controles responsivos e níveis criativos que desafiam tanto novatos quanto veteranos. Esta edição inclui conteúdo extra exclusivo que enriquece ainda mais a aventura. A capacidade de jogar tanto em modo portátil quanto na televisão, adicionada à função de multiplayer local, torna-o perfeito para sessões de jogo com amigos.
Red Dead Redemption
Nota no Metacritic: 83 | Lançamento: 17 de agosto de 2023
O casamento entre Rockstar e Nintendo parece uma combinação estranha, afinal, as duas empresas possuem suas filosofias próprias ao criarem seus jogos. Entretanto, não dá para negar que o tratamento recebido por Red Dead Redemption em sua versão de Switch foi incrível, onde podemos acompanhar a história de John Marston no Velho Oeste estadunidente da melhor forma possível!
Sakuna: Of Rice and Ruin
Nota no Metacritic: 80 | Lançamento: 10 de novembro de 2020
Sakuna: Of Rice and Ruin é facilmente uma graça e um dos jogos mais interessantes do Switch. Trazendo uma pitada da simulação e elementos de crafting característicos de Story of Seasons para o gênero de platformer hack and slash, a jovem deusa da colheita precisa explorar a ilha dos demônios e tentar voltar para a realidade dos Deuses, de onde foi banida.
Sakuna é um dos títulos de ação mais cativantes e subestimados do console, bebendo da riquíssima influência da mitologia japonesa sem dever em nada para outros representantes mais parrudos que carregam a mesma atmosfera oriental consigo, como Okami ou Muramasa: The Demon Blade.
Sea of Stars
Nota no Metacritic: 90 | Lançamento: 29 de agosto de 2023
Inspirado pelos clássicos, Sea of Stars é indispensável para todas as pessoas apaixonadas pelos JRPGS, principalmente aqueles que lançaram na época do Super Nintendo. Além de honrar suas inspirações, o game também consegue trilhar seu próprio caminho, apresentando personagens cativantes, enquanto cria uma história clássica que estamos acostumados.
Shin Megami Tensei V
Nota no Metacritic: 84 | Lançamento: 12 de novembro de 2021
Se você está a procura de um representante dentre os RPGs do Switch que seja mais soturno e mecanicamente desafiador, nossa recomendação é Shin Megami Tensei V. O mais recente título da franquia de capturar e fundir demônios está recheado de conteúdo, podendo garantir mais de 100 horas de diversão em uma única campanha, tornando-o um dos mais longos games do Switch a serem considerados.
Mesmo sendo uma série conhecida pela dificuldade, o jogo se destaca por ser mais acessível tanto na quantidade de sistemas relacionados à evolução dos personagens quanto por entender sua posição em uma plataforma popular capaz de atingir públicos novos e bastante diversos.
Sid Meier’s Civilization 6
Nota no Metacritic: 86 | Lançamento: 16 de novembro de 2018
Civilization VI no Nintendo Switch se destaca como um dos melhores jogos de estratégia disponíveis para a plataforma, oferecendo uma experiência profunda e envolvente que se adapta perfeitamente ao modo portátil. A transição para o console da Nintendo foi realizada com maestria, mantendo toda a complexidade e o encanto do jogo original. Os controles, tanto via touchscreen quanto pelos Joy-Cons, são intuitivos e eficientes, funcionando bem tanto no modo portátil quanto no dock.
Sonic Mania
Nota no Metacritic: 86 | Lançamento: 15 de agosto de 2017
Sonic Mania é uma homenagem vibrante aos jogos clássicos do Sonic, perfeitamente adequado para o Nintendo Switch. Com gráficos retrô aprimorados e jogabilidade em alta velocidade, ele oferece uma experiência nostálgica mas inovadora. Os níveis são uma mistura inteligente de designs antigos e novos, desafiando tanto novatos quanto veteranos. Além disso, a portabilidade do Switch permite que os jogadores desfrutem deste jogo dinâmico em qualquer lugar. Ideal para quem aprecia jogos de plataforma, já que o game resgata a essência da franquia com frescor e dinamismo, garantindo horas de diversão.
Splatoon 3
Nota no Metacritic: 83 | Lançamento: 9 de setembro de 2022
Splatoon 3 é a entrega da Nintendo no que diz respeito à representatividade dos shooters dentre os games do Switch. Criado originalmente para o Wii U em meados de 2015, a franquia tem como destaque a gameplay rápida e divertida, onde você não precisa derrotar todos os inimigos para sair vencedor, mas sim terminar o tempo com a maior área do nível pintada com tinta.
Stardew Valley
Nota no Metacritic: 87 | Lançamento: 5 de outubro de 2017
A franquia de Harvest Moon ou Stories of Seasons foi uma das principais precursoras do gênero de jogos de fazenda nos videogames, entretanto, Stardew Valley se tornou uma das mais populares da história. Por meio de sua gameplay simples, mas ao mesmo tempo relaxamente, somos levados a Vila dos Pelicanos, onde encontramos uma comunidade acolhedora e uma variedade encantadora de atividades. O game aprimora a fórmula com mecânicas profundas e um charme visual que captura a essência de uma vida rural simples, tornando-o um título essencial para os amantes de jogos de simulação.
Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
Nota no Metacritic: 89 | Lançamento: 12 de fevereiro de 2021
Super Mario 3D World + Bowser’s Fury é imbatível e, mesmo sendo um jogo originalmente do Wii U, também realizou a façanha de se colocar dentre os principais jogos do Switch, sendo a melhor aventura do encanador no console.
O original já trazia um esquema de quatro jogadores muito divertido — embora ainda seja competentíssimo no single player —, mas o que a expansão adiciona ao pacote merece aplausos. O controle de câmera e o objetivo de pegar um total de 100 Cat Shines são os destaques da nova e desafiadora aventura, Bowser’s Fury. São praticamente dois games do Switch excelentes em um só pacote, então vale a pena adquirir quando possível.
Super Mario Odyssey
Nota no Metacritic: 97 | Lançamento: 27 de outubro de 2017
Da mesma forma que Super Mario 64 definiu o escopo do Nintendo 64 para todos os desenvolvedores que vieram depois, Super Mario Odyssey foi um dos games do Switch que ajudou a determiná-lo como um console que é, ao mesmo tempo, portátil e “de mesa”.
Isso se deve à estrutura do título que, embora remeta a seus antecessores como Galaxy e Sunshine, fez com que a coleta das Luas se adequasse tanto a jogatinas rápidas, como as de transporte público, quanto a longas sessões em que o jogador simplesmente se entrega ao mundo oferecido. Os títulos de Mario têm esse hábito, de se adequar com perfeição à proposta de seus consoles — e com Odyssey, não é diferente.
Super Smash Bros. Ultimate
Nota no Metacritic: 93 | Lançamento: 7 de dezembro de 2018
Chegando com o status de ser a edição definitiva do party brawler que é, Super Smash Bros. Ultimate realiza um feito e tanto ao decidir trazer todos os lutadores e estágios das edições passadas da franquia, que a cada edição já vinha se expandindo de maneira constante e alcançava voos cada vez mais altos. No caso de Ultimate, o elenco, que já era ridículo, continuou em expansão, trazendo personagens ainda mais improváveis e interessantes para o elenco, como Terry Bogard, Sephiroth, o herói de Dragon Quest e Steve, de Minecraft. Conteúdo é o que não falta neste que é um dos principais jogos do Switch.
Tetris 99
Nota no Metacritic: 83 | Lançamento: 13 de fevereiro de 2019
Tetris 99 foi um experimento bastante interessante dentre os games do Switch que contrariou toda a lógica por trás do ditado que diz que “não se pode ensinar novos truques a um velho cão”. No caso, falamos de uma reinvenção online e multiplayer do clássico puzzle soviético em que o jogador precisa enfrentar, em simultâneo, outros 98 oponentes em tempo real enquanto tenta impedir que seus blocos e acumulem, eliminar linhas e mandá-las para a tela de seus adversários até ser o único sobrevivente da partida. Trata-se de um caótico free to play (para os usuários do Nintendo Switch Online) que trouxe uma nova definição ao “viciante”.
The Elder Scrolls V: Skyrim
Nota no Metacritic: 84 | Lançamento: 17 de novembro de 2017
The Elder Scrolls V: Skyrim para Nintendo Switch é uma fantástica aventura épica que certamente irá cativar os fãs de RPG e de mundos abertos medievais. O jogo oferece uma experiência impressionante no console portátil, com desempenho sólido e jogabilidade fluida, proporcionando a liberdade de explorar um vasto mundo repleto de missões, segredos e desafios.
Além disso, Skyrim é conhecido por proporcionar muitas horas de conteúdo aos jogadores. Então, para quem quer desfrutar de uma experiência original e, ao mesmo tempo, não liga para usar mods de modo a otimizar a experiência do game, a versão portátil é uma das melhores do mercado!
The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Nota no Metacritic: 97 | Lançamento: 3 de março de 2017
Um dos principais jogos do Switch é um dos games mais influentes dos últimos anos, vencedor de dezenas de prêmios em 2017 e mais um excelente representante de uma franquia que não se cansa de reinventar: esse é The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Em matéria de mundo aberto, o game dá um show completo com sua magnitude, ambientação e das opções de exploração, definindo tendências que se repetem até hoje, como em Genshin Impact e Immortals: Fenyx Rising. Ainda, seu potencial é tão absurdo que até mesmo a Nintendo decidiu continuar explorando-o ao dar sinal verde para uma sequência direta, algo que não é exatamente uma novidade na franquia, mas ainda bem longe de ser a norma.
The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom
Nota no Metacritic: 96 | Lançamento: 12 de maio de 2023
Após seis anos de espera, a sequência de The Legend of Zelda: Breath of The Wild, chamada Tears of The Kingdom, foi lançada em 2023 e superou as expectativas. O jogo apresenta um mundo expandido de Hyrule com regiões subterrâneas adicionais e sistemas de jogo aprimorados. Com novas habilidades disponíveis para Link, a liberdade de interação com o cenário foi ampliada, permitindo criações inovadoras e exploração intensificada das mecânicas de física. Este lançamento consolidou-se como um dos principais títulos para o Switch, elevando ainda mais o padrão das produções da Nintendo.
The Witcher 3: Wild Hunt – Complete Edition
Nota no Metacritic: 85 | Lançamento: 15 de outubro de 2019
Jogar The Witcher 3 no Nintendo Switch oferece a incrível conveniência de levar a extensa aventura de Geralt de Rivia para qualquer lugar. Esta versão para o híbrido da Nintendo permite explorar o vasto mundo e suas complexas histórias em movimento, sem estar preso a uma tela de TV ou monitor. Além disso, a integração dos controles do Switch oferece uma experiência de jogo única e adaptativa. No entanto, é importante notar que a performance gráfica e a fluidez do jogo não estão no mesmo nível das outras versões, devido às limitações de hardware do console portátil.
Xenoblade Chronicles 3
Nota no Metacritic: 89 | Lançamento: 29 de julho de 2022
Xenoblade Chronicles destacou-se como uma franquia exclusiva do Nintendo Switch, aproveitando bem o potencial do console híbrido e conquistando os fãs. O terceiro jogo da série é complexo, com personagens carismáticos e uma trama envolvente sobre nações em guerra e reviravoltas típicas de um bom RPG japonês. Seu sistema de combate é intrincado e recompensador, baseado na combinação de habilidades que permite aos jogadores formar combos e sinergizar ataques com outros heróis. Além disso, o jogo se destaca pela qualidade gráfica, com cenários vastos e detalhados, o que é notável dado o limitado poder de processamento do Switch.
Xenoblade Chronicles: Definitive Edition
Nota no Metacritic: 89 | Lançamento: 29 de maio de 2020
O Xenoblade Chronicles original do Wii é um dos clássicos irredutíveis do aparelho, mas sofreu muito por ter sido lançado em tiragens baixíssimas logo no fim da vida útil do console, tornando-o bastante inacessível por conta das altas cifras cobradas no mercado de usados — algo que amenizou muito com o tempo, ainda bem!
Embora ele tenha recebido uma edição de menor escala no 3DS, foi no Switch que o primeiro Xenoblade, o representante da Nintendo no gênero de JRPG, finalmente trouxe a aventura de Shulk em sua jornada sobre os ombros dos Titãs contra a ameaça dos Mechon em uma acessível e competentíssima edição definitiva que consegue seu posto dentre os melhores RPGs do Switch.
Colaboração à lista: Arthur Pieri
Veja também
O Nintendo Switch 2 poderá ser anunciado até março do ano que vem, descubra o que já se sabe sobre o console!
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (24/07/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.