Índice
- A Autópsia (2016)
- A Cor que Caiu do Espaço (2019)
- A Mosca (1986)
- A Substância (2024)
- A Tristeza (2021)
- Boa Noite, Mamãe (2014)
- Crimes do Futuro (2022)
- Devorar (2019)
- Do Além (1986)
- Eraserhead (1977)
- Excisão (2012)
- Gêmeos – Mórbida Semelhança (1988)
- Grave (2016)
- Maligno (2021)
- O Enigma de Outro Mundo (1982)
- Os Filhos do Medo (1979)
- Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua (1993)
- Possessão (1981)
- Possessor (2020)
- Seres Rastejantes (2006)
- T Blockers (2023)
- Teeth (2007)
- Tetsuo: O Homem de Ferro (1989)
- Titane (2021)
- Viagens Alucinantes (1980)
- Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983)
Dentro do gênero terror, o qual tem o objetivo de explorar os lados mais sombrios de nossos subconscientes, desenvolveram-se vários subgêneros como o psicológico, o sobrenatural, slasher, e o próprio body horror (terror corporal, em tradução livre). Este, trabalha diretamente com o medo mais primitivo do ser humano que é ter lesões corporais, transformações voluntárias ou involuntárias e mutilações.
Então, tudo que envolve impactar o corpo humano, desde Natalie Portman arrancando um pedaço de pele no canto da unha e se rasgando, em ‘Cisne Negro’ até Jeff Goldblum se transformando gradualmente em um inseto gigante em ‘A Mosca‘, o foco é a experiência extrassensorial que utiliza da aflição como maior instrumento de horror.
O filme de body horror da vez é ‘A Substância’, que contribui de forma impecável para a história do gênero e traz não só o viés feminino de Coralie Forgeat, mas também uma narrativa essencial sobre a experiência de ser mulher, as constantes mudanças que o tempo proporciona e como o mundo pune por isso. Para celebrar essa trama, que está em cartaz nos cinemas e estreia oficialmente dia 31 de outubro na plataforma de streaming da MUBI, separamos os 25 melhores filmes do gênero body horror produzidos durante a história do terror.
A Autópsia (2016)
Título original: The Autopsy of Jane Doe
86% no Rotten Tomatoes | 6,8 no IMDb
Onde assistir: AppleTV+, Google Play Filmes e Prime Video
O corpo de uma mulher não identificada é descoberto em uma pequena vila na Virgínia. Eventos inexplicáveis começam a atormentar os donos do necrotério e os responsáveis por fazer a autópsia no cadáver.
A Cor que Caiu do Espaço (2019)
Título original: Color Out Of Space
86% no Rotten Tomatoes | 6,2 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Após a esposa ter realizado uma cirurgia delicada, Nathan Gardner (Nicolas Cage) decide se mudar com a família para a fazenda que era de seu pai com o objetivo de ter uma vida mais tranquila. Certo dia, um meteorito colide no quintal de Gardner e, à medida que o tempo passa, o objeto começa a ter efeitos estranhos no cotidiano de todos, conseguindo manipular mentes e corpos.
A Mosca (1986)
Título original: The Fly
93% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb
Onde assistir: Disney+
Um clássico que é um dos melhores filmes de body horror dirigidos por David Cronenberg, cineasta pioneiro no gênero. Na trama, o excêntrico cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) completa seu dispositivo de teletransporte e decide testar a eficácia do experimento em si próprio. Sem que ele perceba, uma mosca entra no aparelho junto com ele e isso provoca uma fusão dele com o inseto. Contudo, ele pensa que o experimento foi um sucesso, até que começa a notar que as células da mosca estão tomando conta de seu corpo, e ele acaba se transformando gradualmente em uma criatura monstruosa.
A Substância (2024)
Título original: The Substance
91% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb
Onde assistir: MUBI
Na história, Elisabeth Sparkle (Demi Moore), renomada por um programa de aeróbica popular na televisão, enfrenta um golpe devastador quando seu chefe a demite. Em meio ao seu desespero, um laboratório lhe oferece uma substância que promete transformá-la em uma versão aprimorada e mais jovem.
A Tristeza (2021)
Título original: Ku bei
Título popular: The Sadness
89% no Rotten Tomatoes | 6,4 no IMDb
Onde assistir: Prime Video
Em ‘A Tristeza‘, a cidade de Taipei entra em um caos sangrento quando pessoas comuns são levadas a cometer os atos mais cruéis e horríveis que se possa imaginar de forma compulsiva. Paralelamente, um jovem casal é levado aos limites da sanidade enquanto tenta se reunir em meio à violência extrema.
Boa Noite, Mamãe (2014)
Título original: Ich seh, Ich seh
Título popular: Goodnight Mommy
85% no Rotten Tomatoes | 6,7 no IMDb
Onde assistir: Youtube, Google Play Filmes, Prime Video e AppleTV+
No original austríaco dirigido por Severin Fiala e Veronika Franz, após ficar afastada alguns dias, por conta de cirurgias plásticas, a mãe de dois garotos gêmeos volta para casa. Entretanto, seus filhos não acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua mãe. A partir daí, nada mais será como antes.
Crimes do Futuro (2022)
Título original: Crimes of the Future
80% no Rotten Tomatoes | 5,8 no IMDb
Onde assistir: MUBI e Prime Video
À medida que a espécie humana se adapta a um ambiente sintético, o corpo sofre novas transformações e mutações. Acompanhado por sua parceira Caprice (Léa Seydoux), o artista performático Saul Tenser (Viggo Mortensen) mostra a metamorfose de seus órgãos. Enquanto isso, um grupo misterioso tenta usar a notoriedade de Saul para jogar luz sobre a próxima fase da evolução humana.
Devorar (2019)
Título original: Swallow
88% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb
Onde assistir: MUBI e Prime Video
Nessa história, Hunter (Haley Bennett) é uma dona de casa grávida que parece ter tudo para ser feliz. Porém, cada vez mais pressionada em satisfazer as expectativas rígidas dos sogros controladores e do marido perfeito, sua fachada começa a ruir. Hunter começa a desenvolver um hábito perigoso, e um segredo obscuro de seu passado é revelado.
Do Além (1986)
Título original: From Beyond
80% no Rotten Tomatoes | 6,6 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Em ‘Do Além’, baseado em um conto homônimo de H.P. Lovecraft, um grupo de cientistas desenvolveu uma máquina que pode revelar muitas coisas macabras que se escondem sob o fino véu da realidade.
Eraserhead (1977)
89% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Situado em uma terra urbana deserta e sem nome, ‘Eraserhead’ narra as dores de Henry Spencer (Jack Nance), cuja existência sombria se torna muito pior quando sua namorada amargurada revela que ela deu à luz seu “filho”, um indescritível mutante. Após ela abandonar o bebê, cabe a ele se esforçar para cumprir seu papel de pai solteiro.
Excisão (2012)
Título original: Excision
86% no Rotten Tomatoes | 6,1 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Neste longa-metragem que explora o body horror, uma aluna do ensino médio atormentada com aspirações de uma carreira em medicina vai a extremos para ganhar a aprovação de sua mãe controladora.
Gêmeos – Mórbida Semelhança (1988)
Título original: Dead Ringers
85% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Em mais um clássico do rei do body horror, David Cronenberg, dois ginecologistas gêmeos com personalidades opostas compartilham tudo: o mesmo consultório, o mesmo apartamento e as mesmas mulheres.
Grave (2016)
Título original: Raw
93% no Rotten Tomatoes | 6,9 no IMDb
Onde assistir: AppleTV+
Em ‘Grave‘, uma jovem vegetariana é obrigada a comer carne crua em um trote de faculdade. A partir desse acontecimento, ela começa a ser atormentada por uma vontade incontrolável de devorar carne humana.
Maligno (2021)
Título original: Malignant
76% no Rotten Tomatoes | 6,2 no IMDb
Onde assistir: Max, Prime Video, Google Play Filmes e AppleTV+
Em ‘Maligno‘, Madison (Annabelle Wallis) começa a ter sonhos aterrorizantes de pessoas sendo brutalmente assassinadas e acaba descobrindo que, na verdade, são visões dos crimes enquanto acontecem. Aos poucos, ela percebe que esses assassinatos estão conectados a uma entidade do seu passado chamada Gabriel e, para impedir a criatura, Madison precisa investigar de onde ela surgiu e enfrentar seus traumas de infância.
O Enigma de Outro Mundo (1982)
Título original: The Thing
85% no Rotten Tomatoes | 8,2 no IMDb
Onde assistir: Prime Video e AppleTV+
Nesse clássico ambientado na remota Antártida, um grupo de cientistas americanos é perturbado em sua base quando, de um helicóptero, alguém atira em um cão do acampamento. À medida que socorrem o cão baleado, o bicho começa a atacar os cientistas e os outros cachorros, e logo eles descobrem que o animal pode assumir a forma de suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e uma cópia assumir o lugar deles. Com isso, um piloto e um médico precisam capturar a fera antes que seja tarde demais.
Os Filhos do Medo (1979)
Título original: The Brood
81% no Rotten Tomatoes | 6,8 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Enquanto sua esposa sofre com condições mentais, um psiquiatra tenta desvendar técnicas psicológicas não convencionais para tratá-la. Incentivada a superar os seus medos, a mulher passa a desenvolver estranhos processos de somatização, gerando criaturas de forma anormal.
Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua (1993)
Título original: Body Snatchers
71% no Rotten Tomatoes | 6,0 no IMDb
Onde assistir: Prime Video
Um investigador ambiental leva sua família para uma base militar onde estuda a presença de materiais tóxicos. Aos poucos, as pessoas do local começam a agir de forma estranha como se estivessem sendo substituídas por plantas alienígenas.
Possessão (1981)
Título original: Possession
85% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde assistir: Youtube
Após retornar de uma longa viagem, tudo que Mark (Sam Neill) quer é encontrar sua esposa Anna (Isabelle Adjani) e seu filho novamente. No entanto, assim que chega a Berlim, Marc percebe que Anna mudou radicalmente de comportamento e, assim que pode, ela pede o divórcio.
Possessor (2020)
94% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb
Onde assistir: Max e Prime Video
Uma agente de uma organização secreta usa a tecnologia de implantes cerebrais para habitar o corpo de outras pessoas, levando-as a cometer assassinatos para clientes que pagam caro. Mas, algo dá errado e ela logo se vê presa na mente de um homem cujo apetite por violência rivaliza com o seu.
Seres Rastejantes (2006)
Título original: Slither
87% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb
Onde assistir: Youtube e AppleTV+
A cidade de Wheelsy é atingida por um meteoro e logo os animais começam a morrer. O xerife Bill Pardy (Nathan Fillion) inicia uma investigação que o levará a uma terrível descoberta: parasitas alienígenas estão se infiltrando na mente dos habitantes da cidade.
T Blockers (2023)
100% no Rotten Tomatoes | 5,2 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
‘T Blockers’ é um filme de body horror queer australiano que conta a história de uma jovem cineasta trans que é a única a conseguir perceber que os residentes de uma pequena cidade estão sendo controlados mentalmente por um parasita ancestral.
Teeth (2007)
80% no Rotten Tomatoes | 5,4 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Nesse filme de body horror, Dawn O’Keefe (Jess Weixler) é uma aluna do colegial, que mora perto de uma usina nuclear. Ela está apaixonada por Tobey, um colega da escola, e tem uma grande atração física por ele. Ao mesmo tempo, ela começa a achar que algo pode estar errado com o seu corpo. Quando vai a uma visita ao médico, a jovem descobre que sua anatomia é muito diferente das outras mulheres e que esse fato pode ser muito perigoso.
Tetsuo: O Homem de Ferro (1989)
Título original: Tetsuo: The Iron Man
84% no Rotten Tomatoes | 6,9 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Em um dos melhores filmes de body horror acompanhamos um homem que foi atropelado e deixado para morrer. Gravemente ferido, o jovem percebe que está sendo gradualmente afetado por um tipo de síndrome e começa a reconstruir seu corpo com sucatas.
Titane (2021)
90% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb
Onde assistir: MUBI e Prime Video
Em ‘Titane‘, uma mulher com fetiche por carros, uma placa de metal implantada na cabeça e instinto assassino embarca em uma jornada bizarra que envolve identidade, fuga e amor incondicional.
Viagens Alucinantes (1980)
Título original: Altered States
86% no Rotten Tomatoes | 6,9 no IMDb
Onde assistir: Indisponível no momento
Em ‘Viagens Alucinantes‘, um respeitado cientista e professor de psicologia chamado Edward Jessup (William Hurt) decide combinar suas experiências em tanques de privação sensorial, com poderosas drogas alucinógenas, convencido de que isto poderá ajudar a desbloquear diferentes estados de consciência. As experiências são um sucesso no início, mas quando Jessup continua seu trabalho, começa a experimentar alteração não só no estado mental mas também no físico.
Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983)
Título original: Videodrome
83% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb
Onde assistir: AppleTV+, Google Play Filmes, Prime Video e Youtube
Neste filme de body horror, Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo, ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, gerada em Pittsburgh e é muito mais que um mórbido show. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos cerebrais.
E você? Já viu algum desses filmes ou acha que faltou algum título nessa lista? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
Fontes: IndieWire, Screen Rant e Vulture
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.