Índice
- 12 Anos de Escravidão (2013)
- A Embriaguez do Sucesso (1957)
- A Fraternidade É Vermelha (1994)
- A Lista de Schindler (1993)
- A Rede Social (2010)
- A Separação (2011)
- Antes da Meia-Noite (2013)
- Apocalypse Now (1979)
- Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)
- Casablanca (1942)
- Cidadão Kane (1941)
- Crepúsculo dos Deuses (1950)
- Dunkirk (2017)
- E o Vento Levou (1939)
- Gravidade (2013)
- Guerra ao Terror (2008)
- História de um Casamento (2019)
- Interlúdio (1946)
- La La Land: Cantando Estações (2016)
- Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
- Manchester à Beira-Mar (2016)
- Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
- Nomadland (2020)
- Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (2020)
- O Boulevard do Crime (1945)
- O Exército das Sombras (1969)
- O Irlandês (2019)
- O Labirinto do Fauno (2006)
- O Poderoso Chefão (1972)
- O Resgate do Soldado Ryan (1998)
- Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946)
- Os Sete Samurais (1954)
- Parasita (2019)
- Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)
- Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)
- Roma (2018)
- Romance na Itália (1954)
- Spotlight: Segredos Revelados (2015)
- Taxi Driver: Motorista de Taxi (1976)
- Um Corpo que Cai (1958)
Se você é fã de cinema, com certeza deve ter alguns filmes de drama que marcaram a sua vida. Eles são adorados pela crítica e pela maioria esmagadora do público. Sejam aqueles que se mesclam a outros gêneros, os clássicos em preto e branco ou os mais atuais, os dramas estão sempre entre os filmes mais premiados por serem carregados de narrativas profundas, alta carga emocional e muita reflexão. Pensando nos apaixonados pelo gênero e naqueles que desejam suspirar junto a um balde de pipoca, fizemos uma lista com os 40 melhores filmes de drama de todos os tempos, segundo o público e a crítica especializada.
Em dúvida se o seu filme dramático preferido está na nossa lista? Confira!
12 Anos de Escravidão (2013)
Rotten Tomatoes: 95% | Metacritic: 96 | IMDB: 8,1
Título original: 12 Years a Slave.
Baseado em fatos reais, o drama histórico 12 Anos de Escravidão — ganhador do Globo de Ouro e do Oscar de melhor filme — é uma adaptação dirigida por Steve McQueen (II) do livro autobiográfico escrito por Solomon Northup. Em 1841, Solomon (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos.
No entanto, tudo muda quando um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.
A Embriaguez do Sucesso (1957)
Rotten Tomatoes: 98% | Metacritic: 100 | IMDB: 8,0
Título original: Sweet Smell of Success.
Marcando 100 pontos no Metascore, A Embriaguez do Sucesso é um longa com direção de Alexander Mackendrick que explora até onde vai à ambição humana. Na trama, J.J. Hunsecker (Burt Lancaster) é um influente colunista de Nova York. Sidney Falco (Tony Curtis) é um inescrupuloso assessor de imprensa disposto a tudo para alavancar sua carreira. Determinado a impedir que sua irmã case-se com um músico, Hunsecker convence o bajulador Falco a destruir o relacionamento da jovem.
A Fraternidade É Vermelha (1994)
Rotten Tomatoes: 100% | Metacritic: 100 | IMDB: 8,1
Título original: Trois couleurs: Rouge.
Poucos longas são capazes de atingir 100 pontos no Metacritic e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas A Fraternidade é Vermelha conseguiu. O longa é o terceiro da trilogia das cores baseada nas três cores da bandeira da França e no lema da Revolução Francesa de Krzysztof Kieslowski cujos filmes anteriores são: A Liberdade é Azul (Trois Couleurs: Bleu, 1993) e A Igualdade é Branca (Trois Couleurs: Blanc, 1993).
A trama acompanha a singular relação entre uma modelo e um juiz aposentado. Após a modelo Valentine (Irène Jacob) atropelar o cão do juiz aposentado Joseph (Jean-Louis Trintignant), ela descobre que ele tem o estranho hábito de ouvir as conversas telefônicas de outras pessoas.
A Lista de Schindler (1993)
Rotten Tomatoes: 98% | Metacritic: 94 | IMDB: 9,0
Título original: Schindler’s List.
Baseado na obra de Thomas Keneally e dirigido por Steven Spielberg, A Lista de Schindler é um drama histórico pesado — ganhador de sete estatuetas do Oscar — que conta a história real de Oskar Schindler. Interpretado no longa por Liam Neeson, Schindler era uma alemão oportunista, comerciante no mercado negro e que se relacionava bem com o regime nazista, sendo inclusive membro do próprio Partido Nazista.
No entanto, após testemunhar a perseguição dos judaicos na Polônia ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, ele abriu da sua própria fortuna para salvar mais de mil judeus de serem mortos no campo de concentração de Auschwitz. Sua história é, até os dias de hoje, uma das mais belas sobre o amor à vida da humanidade.
A Rede Social (2010)
Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 95 | IMDB: 7,8
Título original: The Social Network.
É impossível não conhecer o Facebook, mas você sabia que a história de sua criação já rendeu um longa que foi um sucesso de crítica e público? A Rede Social de David Fincher acompanha Mark Zuckerberg — interpretado por Jesse Eisenberg —, um analista de sistemas graduado em Harvard, que decide investir em nova ideia em uma noite de outono em 2003.
Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional, quando ele é processado por dois irmãos que dizem que ele roubou para a rede, e pelo co-fundador da empresa.
A Separação (2011)
Rotten Tomatoes: 99% | Metacritic: 95 | IMDB: 8,3
Título original: Jodaeiye Nader az Simin.
Escrito e dirigido por Asghar Farhadi, A Separação é um filme iraniano ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012. No longa, Nader (Payman Maadi) e Simin (Leila Hatami) são um casal apaixonado que decidem se separar por divergências familiares. Enquanto Simin deseja dar melhores oportunidades para sua filha, e decide deixar o Irã, Nader precisa ficar e cuidar do seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer.
Precisando de alguém para cuidar de seu pai enquanto ele está no trabalho, Nader contrata Razieh (Sareh Bayat), uma mulher casada que além de esconder que está grávida, não avisa ao marido sobre o novo emprego. Um dia, após se irritar com a empregada, Nader a empurra, e ela sofre um aborto espontâneo, levando o marido de Razieh a processar Nader.
Antes da Meia-Noite (2013)
Rotten Tomatoes: 98% | Metacritic: 94 | IMDB: 7,9
Título original: Before Midnight.
Antes da meia-noite é o último longa da trilogia de filmes dramáticos de Richard Linklater que conta a história de amor entre Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), que tiveram seu início em Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995) e Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004). Nove anos após os eventos do segundo filme, Jesse e Celine vivem juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas que tiveram.
Ele busca sempre manter contato com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescente que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto que Celine considera seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês.
Apocalypse Now (1979)
Rotten Tomatoes: 98% | Metacritic: 94 | IMDB: 8,5
Apocalypse Now de Francis Ford Coppola é um drama que tem como plano de fundo a Guerra do Vietnã. No longa, Willard (Martin Sheen) é um capitão do exército norte-americano que recebe uma missão difícil e confidencial: ele precisa encontrar e matar um antigo comandante das Forças Especiais que aparentemente enlouqueceu. Esse é o Coronel Kurtz (Marlon Brando) que agora se refugia nas selvas do Camboja e comanda uma legião de fanáticos.
Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)
Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 100 | IMDB: 7,9
Título original: Boyhood.
Quem pensaria em produzir um filme durante mais de uma década? A resposta certa é Richard Linklater que por 12 anos rodou em segredo o longa Boyhood. O filme protagonizado por Ellar Coltrane acompanha a vida de Mason, um garoto filho de pais separados — interpretados por Ethan Hawke e Patricia Arquette — por sua infância e juventude até a universidade.
Casablanca (1942)
Rotten Tomatoes: 99% | Metacritic: 100 | IMDB: 8,5
Com 100 de aprovação no Metacritic, 99% no Rotten Tomatoes e a estatueta do Oscar de melhor filme, Casablanca é um clássico aclamado e o drama favorito de muitos fãs de cinema. No longa, Rick Blaine (Humphrey Bogart) é um exilado americano que dirige uma casa noturna na cidade de Casablanca, nos Marrocos, durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, ele ajuda refugiados a fugir para os Estados Unidos.
Mas quando um casal pede sua ajuda para escapar dos nazistas, ele reencontra sua grande paixão do passado, Ilsa — que promete balançar sua vida.
Cidadão Kane (1941)
Rotten Tomatoes: 99% | Metacritic: 100 | IMDB: 8,3
Título original: Citizen Kane.
Com direção de Orson Welles — que também protagoniza o filme — e inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, Cidadão Kane é outro clássico no topo da lista de muitos apaixonados por cinema, com 100 de aprovação no Metacritic e 99% no Rotten Tomatoes. O elenco é composto também por Joseph Cotten, Dorothy Comingore e Agnes Moorehead.
Na trama, a última palavra do magnata da imprensa Charles Foster Kane, “rosebud”, intriga os jornalistas e leva a uma busca instigante sobre o seu significado. A jornada revela cada vez mais a história de um homem complexo que passou de garoto pobre do interior a magnata do jornalismo e da publicidade mundial.
Crepúsculo dos Deuses (1950)
Rotten Tomatoes: 98% | Metacritic: — | IMDB: 8,4
Título original: Sunset Blvd.
Crepúsculo dos Deuses, com direção e roteiro de Billy Wilder, é um clássico noir essencial para os apaixonados pela história do cinema e pelos filmes dramáticos. O longa acompanha Norma Desmond (Gloria Swanson), uma antiga estrela do cinema mudo que deseja retornar aos dias de sucesso. Para isso, ela pede ajuda a Joe Gillis (William Holden), um azarado roteirista que se refugia na mansão da atriz. Em troca de abrigo, Joe deverá revisar o péssimo roteiro de Salomé, filme que Norma acredita que a levará ao topo outra vez.
Dunkirk (2017)
Rotten Tomatoes: 92% | Metacritic: 94 | IMDB: 7,8
Dunkirk, de Christopher Nolan, é um drama histórico que relata a Operação Dínamo, onde soldados da Bélgica, do Império Britânico e da França são evacuados de Dunkirk após serem cercados por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço. A missão heroica foi responsável por realocar mais de 300 mil soldados com segurança.
E o Vento Levou (1939)
Rotten Tomatoes: 90% | Metacritic: 97 | IMDB: 8,2
Título original: Gone with the Wind.
O título de filme mais longo dessa lista vai para E o Vento Levou, são três horas e cinquenta e oito minutos de duração. Com direção de Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood, o longa conta a história da bela, mimada e teimosa Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) durante a Guerra Civil Americana e o período da Reconstrução. Apaixonada pelo nobre sulista Ashley Wilkes (Leslie Howard), ela se vê contrariada quando descobre que ele deverá casar com a sua prima Melanie (Olivia de Havilland). É quando Scarlett conhece Rhett Buttler (Clarrk Gable) um vivido aventureiro muito sincero com quem ela vive uma relação de amor e ódio.
Gravidade (2013)
Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 96 | IMDB: 7,7
Título original: Gravity.
Ganhador de sete Oscars, incluindo o de melhor direção para Alfonso Cuarón, Gravidade é um longa dramático com boas doses de ficção científica e suspense. Na trama, Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.
Guerra ao Terror (2008)
Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 95 | IMDB: 7,5
Título original: The Hurt Locker.
Guerra ao Terror de Kathryn Bigelow é um drama ganhador de seis Oscars, incluindo melhor filme, roteiro e direção, baseado no livro homônimo de Mark Boal e ambientado na guerra do Iraque. O longa acompanha o esquadrão anti-bombas do exército americano em ação no Iraque formado por JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce).
Após um erro ocasionar uma tragédia que mata Thompson e abala a unidade, o sargento William James (Jeremy Renner) é enviado para liderar à Companhia Bravo. No entanto, seu sangue-frio não agrada seus novos companheiros que temem por suas vidas, principalmente Sanborn, que o considera irresponsável. No entanto, o trio precisa continuar a trabalhar juntos.
História de um Casamento (2019)
Rotten Tomatoes: 94% | Metacritic: 94 | IMDB: 7,9
Título original: Marriage Story.
O longa História de um Casamento — dirigido e roteirizado por Noah Baumbach —, na verdade, retrata o difícil divórcio entre o diretor de teatro Charlie (Adam Driver) e a atriz Nicole (Scarlett Johansson), após mais de dez anos juntos. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio e da custódia do pequeno Henry (Azhy Robertson), o filho do casal. No entanto, Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), e agora Charlie também precisa encontrar um advogado para travar essa batalha.
Interlúdio (1946)
Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 100 | IMDB: 7,9
Título original: Notorious.
Interlúdio é um clássico dos anos 40 com direção de Alfred Hitchcock. O longa dramático carregado de romance e suspense foi um dos primeiros filmes hollywoodianos rodados no Brasil. Após seu pai alemão ser condenado como espião, Alicia (Ingrid Bergman) é recrutada por um agente do governo (Cary Grant). Sua missão é agir como uma espiã americana no Rio de Janeiro, onde nazistas amigos do pai dela estão operando. Para construir seu disfarce, ela acaba tendo que se casar com o líder da organização. No entanto, ela se apaixona pelo seu contato no governo americano.
La La Land: Cantando Estações (2016)
Rotten Tomatoes: 91% | Metacritic: 94 | IMDB: 8,0
Título Original: La La Land.
Fã de cinema ou não, você deve ter ouvido falar do momento constrangedor no Oscar 2017 envolvendo a premiação de melhor filme entre La La Land e Moonlight. Anunciado inicialmente como vencedor na categoria, La La Land acabou tendo que passar a estatueta para o seu legítimo dono. Mas apesar de ser conhecido por este deslize, o longa dirigido e roteirizado por Damien Chazelle levou seis estatuetas para casa.
A trama se passa Los Angeles, onde o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.
Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
Rotten Tomatoes: 99% | Metacritic: 93 | IMDB: 7,4
Título original: Lady Bird.
Primeiro filme dirigido pela atriz e roteirista Greta Gerwig, Lady Bird é uma comédia dramática que retrata Christine McPherson, uma jovem de 17 anos, interpretada por Saoirse Ronan. Determinada a seguir seus sonhos, a auto-denominada Lady Bird deseja fazer faculdade bem longe de sua cidade natal, Sacramento. Mas para isso, precisará passar por cima da vontade de sua mãe controladora (Laurie Metcalf) enquanto lida com o último ano do ensino médio, os ritos de passagem para a vida adulta e o primeiro amor.
Manchester à Beira-Mar (2016)
Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 96 | IMDB: 7,8
Título original: Manchester by the Sea.
A vida de Lee Chandler, personagem de Casey Affleck em Manchester à Beira-Mar, se transforma totalmente após uma simples ligação. Seu irmão (Kyle Chandler) faleceu repentinamente e ele foi nomeado guardião de seu sobrinho adolescente (Lucas Hedges). Mas para isso, precisará voltar para sua cidade natal e enfrentas os traumas do passado que o fizeram deixar sua família há tantos anos.
O longa, escrito e dirigido por Kenneth Lonergan, rendeu a estatueta de Melhor Ator para Casey no Oscar 2017.
Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
Rotten Tomatoes: 98% | Metacritic: 99 | IMDB: 7,4
Título original: Moonlight.
Outro lado da moeda na confusão do Oscar 2017 com o filme La La Land, Moonlight levou para casa três estatuetas. A trama, dirigida por Barry Jenkins, companha três diferentes fases da vida de Chiron — personagem interpretado por Alex R. Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhode —, um jovem negro e pobre morador de Miami nos anos 80. Tentando descobrir seu lugar no mundo, Chiron navega entre temas como sexualidade, drogas e identidade.
Nomadland (2020)
Rotten Tomatoes: 93% | Metacritic: 93 | IMDB: 7,3
Ganhador das estatuetas de melhor filme, melhor direção e melhor atriz para Frances McDormand no Oscar 2021, Nomadland de Chloé Zhao é um drama libertador baseado no livro de não ficção de Jessica Bruder. A trama acompanha Fern, uma mulher de 60 anos que perdeu tudo após a Grande Recessão e decide embarcar em uma viagem sem planos ao oeste americano em sua van, como uma nômade moderna. Alguns dos personagens inseridos no longa para ajudar Fern em sua jornada, como Linda May, Swankie e Bob Wells, são não-atores interpretando eles mesmos.
Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (2020)
Rotten Tomatoes: 99% | Metacritic: 92 | IMDB: 7,4
Título original: Never Rarely Sometimes Always.
Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre é um longa complexo, escrito e dirigido por Eliza Hittman, que aborda um tema polêmico: o aborto. Na trama, Autumn (Sidney Flanigan) e Skylar (Talia Ryder) são melhores amigas e primas inseparáveis que vivem na zona rural da Pensilvânia. Quando Autumn engravida aos 17 anos, as duas partem em um ônibus rumo a Nova York, para fugir da legislação conservadora de sua terra natal que impedem o aborto, e buscar ajuda para realizar o procedimento.
O Boulevard do Crime (1945)
Rotten Tomatoes: 98% | Metacritic: 96 | IMDB: 8,3
Título original: Les enfants du paradis.
Na Paris dos anos 1830, quatro homens se apaixonam pela atriz Garance (Arletty) em O Boulevard do Crime de Marcel Carné. Entre eles, o mímico Baptiste (Jean-Louis Barrault) e o ganancioso ator Frédérick (Pierre Brasseur). Embora Garance e Baptiste tenham uma conexão inegável, o mímico se intimida pelo espírito livre da mulher e por suas fortunas que mudam consideravelmente. Enquanto buscam outros relacionamentos e levam vidas separadas, o destino pode acabar reunindo-os.
O Exército das Sombras (1969)
Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 99 | IMDB: 8,1
Título original: L’armée des ombres.
O Exército das Sombras se passa em 1942, durante a ocupação nazista na França. Quando um dos chefes das forças de resistência, Philippe Gerbier, interpretado por Lino Ventura, é capturado e mandado para um campo de concentração, logo percebe-se que ele foi vítima de uma traição. Lá, ele precisa encontrar forças para escapar e perseguir o traidor.
O filme é uma adaptação do livro de Joseph Kessel, e o diretor, Jean-Pierre Melville, também assina o roteiro. Ambos, são veteranos do “Exército das Sombras” o que dá ao longa muita força histórica. E se você acredita que seria impossível a produção de um longa sem a comunicação direta entre o protagonista e o diretor, está esganando. Afinal, durante as filmagens de O Exército das Sombras, Ventura e Melville só se comunicaram por meio de assistentes.
O Irlandês (2019)
Rotten Tomatoes: 95% | Metacritic: 94 | IMDB: 7,8
Título original: The Irishman.
Com três horas e vinte e nove minutos, O Irlandês é o filme mais longo de Martin Scorsese. Baseado no livro de Charles Brandt, o longa é inspirado na história real de Frank Sheeran, um veterano de guerra condecorado que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino da máfia interpretado no longa por Robert De Niro. A trama narra as memórias de Sheeran sobre seus trabalhos como mercenário para a família criminosa Bufalino e sua relação com o líder sindical Jimmy Hoffa — sendo ele principal suspeito do desaparecimento misterioso de Jimmy.
O Labirinto do Fauno (2006)
Rotten Tomatoes: 95% | Metacritic: 98 | IMDB: 8,2
Título original: El laberinto del fauno.
Mesclando drama, guerra e fantasia, O Labirinto do Fauno de Guillermo del Toro se passa na Espanha em 1944, quando oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes.
Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto com um velho fauno em seu centro. Ele diz que ela é uma princesa, mas para provar isso, deverá cumprir três horríveis missões que fazem com que todo um mundo de fantasias se abra, mas pode trazer consequências para todos à sua volta.
O Poderoso Chefão (1972)
Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 100 | IMDB: 9,2
Título original: The Godfather.
É óbvio que o clássico O Poderoso Chefão não poderia faltar na nossa lista. Sucesso de crítica e público, com 100 pontos no Metacritic, 97% de aprovação no Rotten Tomatoes e até mesmo a incrível nota de 9,2 no IMDb, o longa é baseado no livro de Mario Puzo e dirigido por Francis Ford Coppola. A trama, é a primeira da trilogia sobre a vida de Don Vito Corleone (Marlon Brando) e da sua família de origem siciliana.
Líder de um dos maiores clãs criminosos de Nova York, Corleone busca um sucessor entre seus filhos: o sangue quente Sony — o mais velho que irá substituí-lo —, Fredo — que não se adequa aos negócios da família — e o caçula que também é o filho preferido, Michael (Al Pacino) — que voltou como herói da Segunda Guerra Mundial e não tem nenhum envolvimento com a máfia. No entanto, quando um rival poderoso e traiçoeiro quer vender drogas e precisa da influência de Vito, ele recusa, iniciando uma guerra da máfia que pode destruir a família Corleone. Michael então se vê forçado a fazer o que ele menos queria: assumir os negócios da família.
As duas continuações de O Poderoso Chefão também são dirigidas por Francis Ford Coppola e roteirizadas por Mario Puzo, com o auxílio de Coppola. O Poderoso Chefão 2 (The Godfather: Part II, 1974) é ao mesmo tempo um prequel e uma continuação do longa original. A trama mostra simultaneamente o jovem Vito Corleone — no passado — fugindo da Sicília e partindo para os Estados Unidos onde inicia sua carreira na máfia, e seu filho Michael — no presente — amadurecendo dentro dos negócios da família e lidando com seus inimigos.
Já O Poderoso Chefão 3 (The Godfather: Part III, 1990) encerra a saga com a velhice de Michael que tenta limpar o nome da família ao fazer negócios com o Vaticano. Trinta anos após o lançamento do último filme, Coppola lançou uma reedição do longa. O Poderoso Chefão de Mario Puzo – Desfecho – A Morte de Michael Corleone (Mario Puzo’s The Godfather, CODA: The Death Of Michael Corleone, 2020) altera o início e o final, além de inverter a ordem de algumas cenas da parte três utilizando uma nova trilha sonora. O objetivo desse novo desfecho é dar a saga uma conclusão mais próxima da visão original de Mario Puzo e Coppola.
O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Rotten Tomatoes: 93% | Metacritic: 91 | IMDB: 8,6
Título original: Saving Private Ryan.
O resgate do Soldado Ryan é uma drama de guerra ganhador de cinco Oscars, incluindo o de melhor direção para Steven Spielberg. Na trama, quatro irmãos da família Ryan foram servir nas forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial. Quando o alto escalão do exército descobre que três deles estão mortos, enviam o Capitão John Miller (Tom Hanks) para resgatar o último soldado Ryan (Matt Damon), retirá-lo de combate e aliviar um pouco a dor da Sra. Ryan que receberá o telegrama avisando da morte de três dos seus filhos no mesmo dia. Mas para isso, Miller e seus soldados deverão se aprofundar nos terrores da guerra.
Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946)
Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 93 | IMDB: 8,1
Título original: The Best Years of Our Lives.
Ganhador de sete estatuetas do Oscar, Os Melhores Anos de Nossas Vidas de William Wyler, se passa após a Segunda Guerra Mundial quando o ex-sargento Al Stephenson (Fredric March), o ex-piloto Fred Derry (Dana Andrews) e o marinheiro Homer Parrish (Harold Russel) retornam para sua terra natal e desejam recomeçar a vida. Mas logo os três percebem que o período de adaptação não será fácil, e que eles e suas famílias foram mudados para sempre pelas marcas da guerra.
Os Sete Samurais (1954)
Rotten Tomatoes: 100% | Metacritic: 98 | IMDB: 8,6
Título original: Shichinin no samurai.
Os Sete Samurais é um clássico filme japonês, dirigido por Akira Kurosawa, que se passa no século XVI, durante a era Sengoku, no século XVI, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de “ronin”).
Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por uma das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação.
Parasita (2019)
Rotten Tomatoes: 99% | Metacritic: 96 | IMDB: 8,5
Título original: Gisaengchung.
Levando para casa os Oscars de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção em 2020, Parasita é um filme coreano de Bong Joon Ho carregado de suspense e humor ácido. A trama acompanha a família de Ki-taek que está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)
Rotten Tomatoes: 92% | Metacritic: 94 | IMDB: 8,9
Título original: Pulp Fiction.
Pulp Fiction é um drama policial dirigido por Quentin Tarantino que traz um roteiro ganhador do Oscar que foge da ordem cronológica dos fatos. O longa apresenta dois assassinos profissionais, o gângster que os chefia e sua esposa, um boxeador pago para perder uma luta e um casal roubando um restaurante. As histórias podem parecer distintas e sem nenhuma ligação, mas estão entrelaçadas por uma série de incidentes engraçados e bizarros. Além de trazer várias referências a cultura pop, o filme tem um elenco aclamadíssimo que inclui estrelas como John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e Bruce Willis.
Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)
Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 95 | IMDB: 8,1
Título original: Portrait de la jeune fille en feu.
Retrato de uma Jovem em Chamas é um drama histórico escrito e dirigido por Céline Sciamma que se passa na França do século XVIII. Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.
Roma (2018)
Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 96 | IMDB: 7,7
Novamente na nossa lista, Alfonso Cuarón é roteirista e diretor de Roma, um filme autobiográfico inspirado em sua infância e ambientado na Cidade México nos anos 70. Filmado em preto e branco em pleno século XXI, o longa retrata a vivência de uma família controlada silenciosamente pela empregada e babá da casa (Yalitza Aparicio), mostrando realidades distintas e acontecimentos inesperados durante um ano.
Romance na Itália (1954)
Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 100 | IMDB: 7,3
Título original: Viaggio in Italia.
Romance na Itália é um clássico drama de Roberto Rossellini que conquistou 100 pontos no Metacritic. A trama acompanha um casal de ingleses infelizes no casamento durante uma viagem a Nápoles. Durante a viagem, Catherine (Ingrid Bergman) embarca em um momento nostálgico nos museus da cidade e sente falta de um romance que não pôde viver, enquanto Alexander (George Sanders) flerta com diferentes mulheres. Enquanto sentem que o casamento está desmoronando, eles precisam decidir se ainda desejam ficar juntos.
Spotlight: Segredos Revelados (2015)
Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 93 | IMDB: 8,1
Título original: Spotlight.
Spotlight é um drama de Tom McCarthy baseado em fatos reais que aborda um tema extremamente polêmico: o abuso sexual infantil dentro da igreja católica. Quando uma equipe de repórteres do Boston Globe investiga denúncias de abuso infantil, eles descobrem décadas de crimes cometidos por padres católicos acobertados pela Igreja. As provas encontradas levaram a uma onda de revelações pelo mundo todo. O elenco é composto por Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams.
Taxi Driver: Motorista de Taxi (1976)
Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 94 | IMDB: 8,2
Título original: Taxi Driver.
Dirigido por Martin Scorcese e protagonizado por Robert De Niro, Taxi Driver conta a história de Travis, um veterano da guerra do Vietnã solitário. Sofrendo de insônia, ele agora passa as noites trabalhando como motorista de taxi nas suas ruas de Nova York. Revoltado com todos os problemas da cidade, Travis cogita tomar algumas medidas drásticas para mudar esse cenário.
Um Corpo que Cai (1958)
Rotten Tomatoes: 93% | Metacritic: 100 | IMDB: 8,3
Título original: Vertigo.
Mesclando drama e suspense, Um Corpo que Cai de Alfred Hitchcock é o último título da nossa lista e um dos poucos longas com 100 pontos cravados no Metacritic. A trama acompanha John Scottie (James Stewart), um detetive aposentado que sofre de um terrível medo de altura.
Quando um antigo amigo da faculdade pede que Scottie investigue a sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak), ele precisa enfrentar seu maior medo, já que a mulher parece ter uma estranha fascinação por lugares altos. Mas quando o detetive começa a acreditar que a mulher pode estar planejando suicídio, algo estranho acontece.
Não encontrou seu filme favorito ou conhece uma drama especial que merece estar na nossa lista? Conte para gente nos comentários abaixo.
Assista o vídeo
Veja também:
Conheça nossa seleção com os 45 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos!
Fonte: AdoroCinema, IMDb.
Onde assistir? Vi um na Netflix.