Índice
Apps de autenticação em dois fatores são ferramentas que fazem o seu login em um app ou serviço da internet ficar ainda mais seguro, criando uma segunda etapa de verificação para liberar o acesso à conta. Em tempos de vazamentos de dados e invasões de contas por hackers, esses apps se tornaram ainda mais essenciais. Seja você um usuário do sistema Android, iOS, Windows ou Mac, veja os melhores:
O que é autenticação em duas etapas?
Os aplicativos de autenticação de dois fatores, ou duas etapas, tem como função trazer maior segurança para as suas contas. Sejam elas bancarias ou contas de redes sociais, esses aplicativos trazem uma segurança extra, proporcionando uma maior proteção as suas informações.
Isso acontece da seguinte forma: quando você estiver em outro ambiente e tentar entrar em alguma conta, utilizaremos o seu e-mail como exemplo, o aplicativo de autenticação irá mandar um código de segurança para o número cadastrado nesse e-mail. Isso irá confirmar se realmente é você que esta tentando utilizar esta conta por um dispositivo não conhecido ou se pode ser uma tentativa de invasão. Sendo assim, é só você confirmar o código e seguir com o login normalmente. Dessa forma, sua conta estará segura de qualquer tentativa de ataque.
Características importantes em apps de autenticação
Aplicativos de autenticação em dois fatores estão se tornando cada vez mais populares. Algumas empresas como o Google, por exemplo, já utilizam dessa função em seu login como forma de proteção. Quando você tenta acessar sua conta em um dispositivo desconhecido, automaticamente o Google manda uma notificação em seu celular confirmando se realmente é você logando naquele momento. E assim, fornece um código numérico para você acessar sua conta. Só é liberada a entrada quando o código do celular for inserido no outro dispositivo, provando que realmente não se trata de nenhum tipo de invasão.
Esses apps possuem várias opções de autenticação, desde autenticações com biometrias, chaves criptográficas, QR Code, até a códigos por mensagens, notificações e SMS, entre outros. Existem, ainda, algumas senhas geradas entre um certo período de segundos, o que dificulta muito a realização de ataques por hackers. De qualquer forma, todos são seguros e muito confiáveis.
Os melhores apps de autenticação em duas etapas
Atualmente há diversos aplicativos 2FA para proteger suas informações. Mas se você ainda está confuso qual aplicativo de autenticação utilizar, não se preocupe que vamos te dar uma mãozinha. Mostraremos agora 5 aplicativos de autenticação em dois fatores, que são ótimos e valem muito a pena baixar em seu celular.
Google Authenticator
O Google Authenticator é o mais comum entre os apps de autenticação. Ele é mais básico e não tem nada de muito complexo na parte da configuração. Para vincular o aplicativo na sua conta, basta conectar a um código QR Code ou inserir a chave nas configurações manualmente. Após isso, suas contas são listadas na página inicial e pronto, já está tudo feito. Além disso, ele não possui temporizador, ou seja, você não precisa se apressar para inserir os códigos.
Outra coisa bacana do aplicativo é que você consegue transferir seus códigos de um celular para outro sem preocupação nenhuma. Dessa forma, caso troque de dispositivo, poderá ainda transferir suas senhas para o novo celular de maneira rápida e prática. Para transferir suas senhas, basta clicar em configurações, depois transferir contas e finalizar clicando em exportar contas. Depois é só verificar sua identidade, clicar em avançar, escanear o código QR Code no app do Google Authenticator em seu novo celular e já está feito.
O Google Authenticator está disponível no Google Play para Android e na Apple App Store para iOS.
Authenticator App by 2Stable
De todos os apps de autenticação, esse é o mais completo em sentido de recursos. O Authenticator App by 2Stable conta com autenticação biométrica, backup, opção de sincronização e criptografia completa para qualquer conteúdo 2FA que for armazenado no iCloud. O aplicativo esta disponível somente para download em dispositivos Apple, mas aparentemente parece que estão desenvolvendo uma versão para Android. Caso queira saber mais, basta entrar no site oficial e clicar em Me Avise, e você será direcionado a uma página de lista de espera.
Ele é gratuito para download, porém conta com algumas limitações exclusivas para a versão premium do app, como, por exemplo, Face ID e bloqueio automático. Além dessas funções, o usuário poderá incluir contas ilimitadas, já que a versão gratuita libera a inclusão de somente duas contas no app. O valor da opção premium sai por volta de US$9,99, por ano.
Authenticator App by 2Stable está disponível na Apple App Store para iOS.
2FA Authenticator (2FAS)
Este app autenticador é muito prático, simples, ideal para quem está procurando facilidade no dia a dia. Você consegue adicionar suas contas de maneira manual e também pelo QR Code, não tem dificuldade nenhuma. Além disso, você pode fazer o backup de suas senhas cadastradas, caso tenha que trocar de celular ou desinstalar o aplicativo, sendo assim, quando retornar com o app estará tudo salvo sem preocupação nenhuma.
Outra coisa bacana no 2FA Authenticator (2FAS) é que ele não precisa ter acesso ao número de telefone, o que ajuda em caso de fraudes, trocas ou roubos de chips. Também não é necessário a criação de contas online, nem nada do tipo, para acessá-lo você só precisa definir um PIN. No caso dos iPhones, pode ser utilizado o FaceID ou o TouchID.
2FA Authenticator (2FAS) está disponível no Google Play para Android e na Apple App Store para iOS.
Microsoft Authenticator
O Microsoft Authenticator permite que você faça o login em suas contas do Microsoft utilizando apenas um botão. Assim como no app 2FAS, você pode criar um PIN para ter acesso a sua conta no Microsoft Authenticator ou utilizar a verificação biométrica. Sendo assim, sempre que entrar no aplicativo, ele pedirá uma verificação de segurança utilizando o PIN que você criou ou a biometria cadastrada. Apís a confirmação de identidade, será liberado o acesso a sua conta com todas as suas senhas. O que traz uma proteção maior aos seus códigos.
Diferente dos outros apps de autenticação mostrados aqui, é importante que você acione a ação de recuperação de conta enquanto ainda estiver criando o seu cadastro. Caso você troque de celular, será utilizando essa função que terá acesso novamente a mesma conta cadastrada no outro dispositivo. No entanto, caso troque um iPhone por um Android, não será possível acessar as senhas salvas, pois o backup do iCloud não é aceito em dispositivos Android.
Microsoft Authenticator está disponível gratuitamente no Google Play para Android e no Apple App Store para iOS.
LastPass Authenticator
Se você gostou do aplicativo de autenticação oferecido pelo Google, também irá gostar do LastPass Authenticator. Ambos trazem semelhanças em relação à simplicidade na hora de executar suas funções, porém o LastPass traz uma dose a mais de segurança. Diferente dos outros apps de autenticação, ele te proporciona a opção de não revelar as suas senhas na página inicial. Além disso, ele garante que ninguém consiga entrar no seu aplicativo, já que para destravá-lo é necessário o uso de sua biometria ou a utilização de um PIN criado por você.
O LastPass Authenticator é uma pequena extensão de outro aplicativo, o LastPass, do qual também tem a função de autenticação de senhas, porém a diferença entre os dois, é que o LastPass Authenticator tem a camada extra de segurança. Ele é gratuito e suporta senhas geradas de até 6 dígitos, além de códigos SMS e notificação automáticas.
LastPass Authenticator está disponível no Google Play para Android e na Apple App Store para iOS.
Depois dessa lista com os melhores apps de autenticação, já escolheu qual o seu favorito? Conta para a gente nos comentários!
Veja também:
Google e Gmail – como ativar verificação em duas etapas.
Fontes: Techradar | Makeuseof | Kaspersky.
Revisão do texto feita por: Iris Xavier.
Muito legal o post, mas senti falta do Authy.
Uso o Authy. Para mim, o melhor: multiplataforma. Tem para mac, Windows, Linux, Android, iOS. E permite usar em vários dispositivos ao mesmo tempo.