A famosa revista Rolling Stone elencou quais foram os 100 melhores álbuns de 2022, trazendo uma série de artistas bastante conhecidos — bem como outros mais de nicho — que de fato mereciam a atenção recebida. Artistas como Beyoncé, Harry Styles, Anitta, Taylor Swift e muitos nomes da música internacional apareceram por aqui — inclusive o próprio Top 10 está completamente preenchido por musicalidades mais jovens. Vem conferir!
Os 100 melhores álbuns de 2022
Lizzo é uma das grandes personalidades do pop moderno, um turbilhão de carisma que produz bangers que se autoafirmam e enriquecem a vida com uma consistência impressionante. A continuação da carreira de 2019, Cuz I Love You, é tão viciante e experiente quanto você esperaria, aprimorando seu som com a ajuda de Max Martin, Mark Ronson e o produtor de Harry Styles, Kid Harpoon, entre outros colaboradores. Músicas como o grande sucesso “About Damn Time” são divertidas, mas os momentos vulneráveis são destaques – como na faixa-título, onde Lizzo se baseia em detalhes sobre sua criação em Houston e o ódio online que ela acumulou, então os transforma em um segundo afirmação pessoal que qualquer um poderia usar.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Special”, de Lizzo, que apareceu em 91º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 100º – Archers of Loaf, do Reason in Decline;
- 99º – Coping Mechanism, de Willow;
- 98º – Boat Songs, de MJ Lenderman;
- 97º – Let the Festivities Begin!, de Los Bitchos;
- 96º – Back Home, de Big Joanie;
- 95º – De Toda Las Flores, de Natalia Lafourcade;
- 94º – OUT:SIDE, de Runkus and Toddla T;
- 93º – Visitor, de Empath;
- 92º – Good Person, de Ingrid Andress;
- 91º – Special ,de Lizzo.
Multitude fez o hiato de sete anos de Stromae valer a pena. O artista belga, conhecido por experimentar sons africanos e eletrônicos, marcou seu retorno à música com Multitude, um álbum que ele quase chamou de Folklore antes de Taylor Swift conquistar esse título. O disco, em sua essência, é repleto de sons folclóricos de todo o mundo, incluindo charango andino, um coro búlgaro na abertura do álbum, e eletrocumbias do México no single principal do LP, “Santé”. Apenas Stromae poderia reunir elementos de todo o mundo e ainda fazer um álbum tão coeso.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Multitude”, de Stromae, que apareceu em 83º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 90º – Third Time’s the Charm, de Protoje;
- 89º – En Letra De Otro, de Goyo;
- 88º – Loose Future, de Courtney Marie Andrews;
- 87º – Before You Go, de Blxst;
- 86º – Z1, de Zora;
- 85º – Lighten Up, de Erin Rae;
- 84º – Asha’s Awakening, de Raveena;
- 83 – Multitude, de Stromae;
- 82º – The Forever Story, de JID;
- 81º – Superache, de Conan Gray.
Embora a psicologia pop do “trabalho da criança interior” possa parecer banal, Rina Sawayama mostra em Hold the Girl que a cura pode ser feia, complexa e transformadora. Abordando seus traumas profundos por meio de ganchos pop incisivos, ela representa o processo caótico de se recompor, remendando frenéticas batidas de garagem do Reino Unido, punindo tambores Eurodance e rock de estádio exagerado. Essas produções de Franken se deparam com baladas pop do início dos anos 2000 sobre finalmente encontrar seu verdadeiro eu e country-pop sobre celebrar com parentes queer, revelando que, do outro lado do confronto com sua dor, existe uma alegria transcendente. — M.H.K.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Hold the Girl”, de Rina Sawayama, que apareceu em 75º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 80º – Forgiveness, de Girlpool;
- 79º – A Legacy of Rentals, de Craig Finn;
- 78º – Give or Take, de Giveon;
- 77º – Old-Time Folks, de Lee Bains and the Glory Fires;
- 76º – 777, de Latto;
- 75º – Hold the Girl, de Rina Sawayama;
- 74º – Few Good Things, de Saba;
- 73º – Bell Bottom Country, de Lainey Wilson;
- 72º – I Never Liked You, de Future;
- 71º – Hit With The Most, de Ribbon Stage.
Cinco anos após sua descoberta espanhola, “Mayores” com Bad Bunny, Becky G entregou Esquemas, um projeto diversificado e maduro que resumiu totalmente o rótulo de “crossover reverso” que a estrela nascida em Inglewood colocou em si mesma. No LP, Becky mostrou sua habilidade natural de experimentar canções pop latinas puras como “Bailé Con Mi Ex” e batidas dançantes do reggaeton como “No Mienten”, enquanto colaborava com os pesos pesados do gênero Karol G, Natti Natasha e El Alfa. Becky provou que está longe de ser a jovem estrela pop adolescente que os fãs conheceram anos atrás — e que ela é uma líder feminina de destaque no cenário cada vez maior da música latina.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Esquemas”, de Becky G, que apareceu em 69º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 70º – Ashley McBryde Presents: Lindeville, de Ashley McBryde;
- 69º – Esquemas, de Becky G;
- 68º – Marchita, de Silvana Estrada;
- 67º – Expert in a Dying Field, de The Beths;
- 66º – Her Loss, de Drake and 21 Savage;
- 65º – A Light for Attracting Attention, de The Smile;
- 64º – Ay!, de Lucretia Dalt;
- 63º – Girls Night Out, de Babyface;
- 62º – Tinta y Tiempo, de Jorge Drexler;
- 61º – 7220, de Lil Durk.
Em seu primeiro álbum em nove anos, o trio pós-punk do Brooklyn nos oferece a música mais sincera e profundamente sentida de sua carreira. Eles abrem com “Spitting Off the Edge of the World”, uma música que é tão imponente quanto a balada clássica “Maps”, mas desta vez a crise não é romântica, é política, ambiental e geracional. Em seguida, eles começam a dançar a dor em “Wolf” e “Fleez”, canções imersas nos ritmos artísticos de Nova York que mantêm os garotos legais avançando desde os anos 1970. Na comovente “Blacktop”, a cantora Karen O cita Dylan Thomas sobre um drone de sintetizador Brian Eno. Enquanto ela nos implora para “esperar até que o amor acabe”, suas palavras se movem pela beleza sombria e envolvente da música como uma fraca mensagem de esperança em um mar de dúvida e caos.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Cool It Down”, de Yeah Yeah Yeahs, que apareceu em 54º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 60º – Laurel Hell, de Mitski;
- 59º – Saturno, de Rauw Alejandro;
- 58º – Age/Sex/Location, de Ari Lennox;
- 57º – The Parts I Dread, de Pictoria Vark;
- 56º – Versions of Modern Performance, de Horsegirl;
- 55º – Llego El Domi, de Kiko El Crazy;
- 54º – Cool it Down, de Yeah Yeah Yeahs;
- 53º – Only Built for Infinity Links, de Quavo & Takeoff;
- 52º – Watch My Moves, de Kurt Vile;
- 51º – Formula Vol. 3, de Romeo Santos.
Não há dúvida de que Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein fizeram sucesso este ano com seu primeiro EP. Com pouco menos de 13 minutos, os singles “Attention”, “Hype Boy”, “Cookie” e Hurt” apresentam cada um um som único e um novo componente visual, apoiando-se fortemente na estética pop dos anos 90 que combina bem com esta banda e garante replays. A NewJeans faz parte da última geração de grupos de K-pop e, com a New Jeans, eles têm uma base sólida para evoluir e crescer. É apenas um EP pequeno, mas nos deixou querendo muito mais.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “New Jeans”, de NewJeans, que apareceu em 46º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 50º – Squeeze, de Sasami;
- 49º – Surrender, de Maggie Rogers;
- 48º – Cruel Country, de Wilco;
- 47º – Laughing So Hard, It Hurts, de Mavi;
- 46º – New Jeans, de NewJeans;
- 45º – Muna, de Muna;
- 44º – Emails I Can’t Send, de Sabrina Carpenter;
- 43º – Bien o Mal, de Trueno;
- 42º – Sometimes, Forever, de Soccer Mommy;
- 41º – Headful of Sugar, de Sunflower Bean.
Em Versions of Me, Anitta domina a rara arte do cruzamento tricultural. Abrindo com o megasmash “Envolver”, uma música que a tornou a primeira artista solo latina com um hit número um no Spotify, o álbum dispara em várias direções como um fogo de artifício radiante, e não muito diferente da própria Anitta. “Gata”, com o pioneiro do reggaeton Chencho Corleone, flerta com batidas de dembow; “Boys Don’t Cry” é uma vertiginosa tempestade de raios disco; “Girl From Rio” reinventa o clássico dos anos 60 “The Girl From Ipanema” com melodias de R&B uptempo. Cada faixa é um novo lado de Anitta, pegando-a em sua forma mais selvagem e divertida – lembrando aos ouvintes exatamente por que o mundo se apaixonou por ela.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Versions of Me”, de Anitta, que apareceu em 31º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 40º – Subaru Boys, de Cruel Santino;
- 39º – Mr. Money With the Vibe, de Asake;
- 38º – Gifted, de Koffee;
- 37º – Dawn FM, de The Weeknd;
- 36º – Familia, de Camila Cabello;
- 35º – Dragon New Warm Mountain I Believe In You, de Big Thief;
- 34º – Skinty Fia, de Fontaines D.C.;
- 33º – American Heartbreak, de Zach Bryan;
- 32º – Wasteland, de Brent Faiyaz;
- 31º – Versions of Me, de Anitta.
Futurismo retrô de alta octanagem é o que Charli XCX serviu em Crash, seu último álbum de uma grande gravadora. Sua paleta é um pastiche ultrabrilhante de New Jack Swing e disco dos anos 80, EDM sueco dos anos 2000, funk dos anos 70 e house-pop dos anos 90 por meio do hino de Robin S, “Show Me Love”. No entanto, a performance vocal masterclass de Charli (que fica no ponto médio perfeito entre amorfo e enérgico) e a produção hipertátil (uma filosofia selecionada de SOPHIE e do PC Music camp) impede que o álbum soe mecânico ou familiar. De maneira semelhante, as letras veem Charli como uma caricatura pop, lançando clichês – “Vou fazer de você meu bebê”, por exemplo – com sua irreverência punk característica.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Crash”, de Charli XCX, que apareceu em 23º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 30º – Broken Hearts Club, de Syd;
- 29º – SICK!, de Earl Sweatshirt;
- 28º – Dirt Femme, de Tove Lo;
- 27º – God Save The Animals, de Alex G;
- 26º – More Love, Less Ego, de Wizkid;
- 25º – Born Pink, de Blackpink;
- 24º – Legendaddy, de Daddy Yankee;
- 23º – Crash, de Charli XCX;
- 22º – Honestly, Nevermind, Drake;
- 21º – Palomino, de Miranda Lambert.
“Passando por algumas merdas, então tenho que ficar ocupado / Comprei um ‘Rari, não posso deixar a merda que estou pensando’ me alcançar”, Megan Thee Stallion canta com franqueza típica em “NDA”. Fiel à forma, ela brilha em grande parte de seu segundo álbum oficial, deleitando-se com seus talentos físicos e líricos enquanto mira nos odiadores online e offline, com sua ira reservada para um determinado rapper melódico canadense. Mas são os poucos momentos em que ela faz uma pausa para considerar sua vida, desde o luto pela morte de seus pais em “Flip Flop” até a admissão de que ela tem “Ansiedade”, que fazem de Traumazine mais do que apenas mais uma vitrine de rap para os melhores de Houston.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Traumazine”, de Megan Thee Stallion, que apareceu em 17º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 20º – The Hardest Part, de Noah Cyrus;
- 19º – Ramona Park Broke My Heart, de Vince Staples;
- 18º – Big Time, de Angel Olsen;
- 17º – Traumazine, de Megan Thee Stallion;
- 16º – Farm to Table, de Bartees Strange;
- 15º – Ivory, de Omar Apollo;
- 14º – Gemini Rights, de Steve Lacy;
- 13º – Lucifer on the Sofa, de Spoon;
- 12º – Blue Rev, de Alvvays;
- 11º – Mr Morale and the Big Steppers, de Kendrick Lamar.
O impressionante retorno solo de Beyoncé no Renascimento foi o destaque musical do ano. Foi um momento em que a aclamação universal da crítica por seu trabalho se alinhou com um grande sucesso solo número um – o primeiro em mais de uma década – com o piano house arrebatadoramente triunfante de “Break My Soul”. O álbum a encontra celebrando descaradamente o prazer negro em todas as suas multidões e ilustra esse tema com dezenas de vozes e sons sampleados, convidados estimados (Grace Jones!) E ecos de estilos de clubes globais do passado e do presente. Como é habitual para ela, ela cobre o álbum com totens suficientes para alimentar um milhão de artigos e dissertações. No entanto, também é possível simplesmente dançar e vibrar com a música. Esta é Beyoncé em seu auge alegre, e você não vai conseguir, a menos que puxe o “plástico do sofá”, “deixe-o cair como um thottie” e aproveite Queen Bey em seu melhor momento.
Revista Rolling Stone sobre o álbum “Renaissance”, de Beyoncé, que apareceu em 1º lugar na lista de melhores álbuns de 2022.
- 10º – Wet Leg, de Wet Leg;
- 9º – Jack in the Box, de J-Hope;
- 8º – Caprisongs, de FKA Twigs;
- 7º – Hold on Baby, de King Princess;
- 6º – It’s Almost Dry, de Pusha T;
- 5º – Harry’s House, de Harry Styles;
- 4º – Motomami, de Rosalia;
- 3º – Midnights, de Taylor Swift
- 2º – Un Verano Sin Ti, de Bad Bunny;
- 1º – Renaissance, de Beyoncé.
E você, o que achou do veredito? Já ouviu alguns desses álbuns? Conta pra gente nos comentários!
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Fonte: Rolling Stone.
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