Índice
Com o Snapdragon 8 Gen 2 prestes a ser anunciado pela Qualcomm, a Mediatek tomou a frente e oficializou o novo processador Dimensity 9200, que deve tem tudo para ser um bom concorrente do Snapdragon 8 Gen 1 de sua principal concorrente.
O maior destaque é o suporte para Wi-Fi 7, um dos primeiros chipsets da indústria de smartphones pronto para o novo padrão de redes sem fio, e entrega um desempenho que pode ser de 10% a 15% maior que seu antecessor. Confira os primeiros detalhes agora mesmo.
Poder de desempenho
Desenvolvido para smartphones premium, o sucessor do Mediatek Dimensity 9000 chegará ao mercado com um poder de desempenho que pode bater de frente com o Snapdragon 8 Gen 1, um dos chips mais poderosos para smartphones Android.
A começar pelo ganho energético, o SoC (System-on-a-chip) com arquitetura de quatro nanômetros tem um ganho de eficiência de 25% e melhor desempenho que varia de 10% a 15% em relação à sua geração anterior.
A CPU é uma das primeiras a chegar ao mercado com a arquitetura ARMv9, equipada com um processador de oito núcleos (octa-core) dividido em: um grande núcleo Cortex-X3 (3,19 GHz), três núcleos de desempenho Cortex-A715 (2,85 GHz) menores e outros quatro núcleos de eficiência Cortex-A510 (2,8 GHz)de baixo consumo de energia.
Conectividade
O modelo também é um dos primeiros processadores a desembarcar no mercado internacional com suporte para redes Wi-Fi 7, que de acordo com própria Mediatek, tem uma taxa de transferência 170% maior em relação a modelos que usam o Wi-Fi 6 e suporte para velocidades de 6.5Gbps. Um modem 5G sub-6 GHz com suporte para bandas mmWave.
O novo processador ainda conta com uma antena com padrão Bluetooth 5.3 que consegue entregar áudio sem fio em qualidade 24-bit/192kHz, assim como colabora para que o smartphone esteja sempre conectado a outros dispositivos.
Na página oficial do Dimensity 9200, foi confirmado o suporte para o MediaTek 5G UltraSave, tecnologia exclusiva da empresa que entrega conectividade 40% mais eficiente em relação a outros padrões de redes 5G.
Processamento gráfico com Ray Tracing
Equipado com uma GPU que leva o nome de Immortalis G-715, o novo processador chega tem suporte para Ray Tracing, tecnologia que ficou bastante famosa em placas de vídeo da NVIDIA, mas hoje em dia pode ser vista em smartphones.
Essa tecnologia se trata de uma técnica de iluminação que traz um visual realista para ambientes virtuais. A empresa lembra que esta é a melhor unidade de processamento gráfico já colocada em um processador Dimensity. Veja os exemplos apresentados:
Há 11 cores apenas para o processamento de imagens, vídeos e jogos. Foi prometido uma melhor largura de banda e aumento de desempenho de 32% em relação ao Dimensity 9000. A empresa também lembra que o consumo de energia, que deve resultar em uma maior duração de bateria, está 41% menor. Há o suporte para até dois monitores com resolução 5K a 60Hz ou 1440p a 144Hz, ou 1080p a 240Hz.
Para os gamers, o processador ainda conta com a tecnologia Frame Rate Smoother 2.0, que consegue otimizar o desempenho para oferecer uma taxa de quadros estável durante as partidas. Não podemos deixar de citar a Motion Blur Reduction e VRS (Variable Rate Shading)/AI-VRS (AI-based Variable Rate Shading), que também entregam uma melhor experiência visual em jogos de todos os tipos.
Ganhos em imagem
Focada em entregar uma boa captação de fotos e vídeos, o Dimensity 9200 chega ao mercado com o processador de imagem Imagiq 890 ISP, que tem suporte para trabalhar com sensores RGBW e entregar consumo de energia 34% no uso da câmera.
O Imagiq 890 ISP também consegue entregar melhor desempenho em ambientes com pouca luz, então é quase certo que conteúdos capturados durante a noite serão melhores. Outra tecnologia é a MediaTek MiraVision 890, que consegue fazer um aprimoramento baseado em produções para TV e serviços de streaming para que mesmo que um vídeo tenha baixa qualidade, possa ser assistido sem ruídos que atrapalhem a experiência.
Disponibilidade do Dimensity 9200
A previsão é que os primeiros smartphones com o Dimensity 9200 cheguem ao mercado internacional, principalmente na China, durante os dois últimos meses de 2022. Ainda não há uma empresa que se manifestou a lançar smartphones com o novo processador, porém mais informações devem ser reveladas com o passar dos próximos dias.
É certo que a nova aposta da Mediatek parece ser um bom concorrente para o Snapdragon 8 Gen 1 apresentado em dezembro de 2021, então nos resta saber se todas as promessas farão com que os usuários optem por um celular com chipset da Mediatek.
O que achou do novo processador? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Quem é a MediaTek? Conheça a maior fabricante de chips para smartphones do mundo
Fonte: Mediatek