Um dos principais concorrentes do McDonald’s, o Burger King, é bastante conhecido por vender seus sanduíches com sabor semelhante à carne de churrasco, e recentemente o restaurante dos arcos dourados apresentou um sanduíche semelhante, o McPicanha. Após algumas denúncias, a empresa anunciou que este sanduíche não possui o corte de picanha em sua composição, fazendo com que várias denúncias fossem realizadas contra o restaurante, inclusive com envolvimento do PROCON. Entenda o caso.
Denúncias sobre o McPicanha
No dia 18 de abril um consumidor do Distrito Federal fez uma denúncia no PROCON-DF informando que o sanduíche McPicanha não possuía, de fato, o corte nobre na composição do alimento. O sanduíche na verdade é uma linha de sanduíches que foi lançada em 5 de abril e nenhum deles tem picanha em sua composição, o que há é um molho com “aroma natural de picanha”.
Após denúncias e reclamações nas redes sociais o McDonald’s soltou uma nota esclarecendo os fatos sobre o caso. Confira:
A nota não foi suficiente para que tudo se resolvesse. O diretor-geral do PROCON-DF, Marcelo Nascimento, afirma que a forma com que a propaganda foi divulgada induz o consumidor à ideia de que a carne do sanduíche é feita com picanha — mesmo que haja a informação de que há um molho sabor picanha na imagem de promoção. Com isso o profissional entendeu que há indício de propaganda enganosa na campanha da rede de fast food.
Com isto, todos os restaurantes da rede McDonald’s no Distrito Federal estão proibidas de vender o McPicanha. De acordo com o Procon-DF, a venda do sanduíche só poderá ser retomada “após a correção total da publicidade sob pena de aplicação de sanção, como multa, apreensão dos produtos ou interdição do funcionamento”
Também em São Paulo
O escândalo não ocorreu apenas na capital federal, em São Paulo o Ministério da Justiça e Segurança Pública também notificou a rede de alimentos sobre o caso. Um blog sobre gastronomia também divulgou a informação da falta de picanha propriamente dita no sanduíche, bem como ameaçou a entrar com uma representação no Procon de São Paulo e também no CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deu o prazo de 10 dias para que o McDonald’s se explique quanto às denúncias sobre a nova linha de sanduíches.
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Fonte: InfoMoney.
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