Índice
May the 4th (dia 4 de maio, em português) — ou Star Wars Day — é uma comemoração ao universo de Star Wars que faz trocadilho com uma das frases mais memoráveis do cinema –- “may the Force be with you“, onde May The Force virou May the Fourth, a data. Nos últimos tempos, o dia também coincidiu com lançamentos de séries da Disney+, serviço de streaming, como o episódio final de Clone Wars em 2020 e a estreia de The Bad Batch (spin-off de Clone Wars) hoje, em 2021.
Quem conhece Star Wars sabe que não são apenas três trilogias e nem meia dúzia de séries que vai te fazer entender a “obra” completa, explorada em dezenas de quadrinhos e livros, sejam eles cânone ou não aos filmes. Para celebrar o May the 4th, preparamos este especial te contando tudo o que você precisa saber sobre esta galáxia tão, tão distante, enquanto aguarda pelas estreias de Star Wars na Disney+.
The Bad Batch
Sinopse
A grande estreia deste May the 4th é uma animação centrada em clones experientes (de elite) que tentam se adaptar ao mundo, enquanto cumprem missões arriscadas pela galáxia durante os primeiros dias do Império. Anunciada em dezembro, teremos a produção e roteiro da celebrada mente criativa de Dave Filoni, responsável também por Clone Wars.
Quando estreia?
Hoje, dia 4 de maio (Star Wars Day), com episódios que vão ao ar até 30 de julho.
O que assistir antes da série?
Cronologicamente, The Bad Batch se passa logo após A Vingança dos Sith, trazendo os clones originados no Ataque dos Clones. Como os spin-offs de Star Wars geralmente retratam personagens e fatos simultâneos a outros títulos, recomendamos estes dois filmes. A animação donde vimos o grupo Bad Batch pela primeira vez, porém, foi Clone Wars, com sua exibição do episódio final no May the 4th de 2020 (e só chegou aqui no Brasil há poucos meses).
Obi-Wan Kenobi
Sinopse
Dez anos após os acontecimentos de A Vingança dos Sith e logo antes de Uma Nova Esperança (ou seja, entre os episódios III e IV), Obi-Wan sente-se ameaçado, afinal, ser um Jedi tornou-se sinônimo de perigo. Pouco se sabe sobre Obi-Wan Kenobi, exceto que a série trará de volta os memoráveis atores Ewan McGregor e Hayden Christensen. Ela será dirigida por Deborah Chow, a mesma de The Mandalorian, que afirma em trecho da conferência para a divulgação da série: “não poderíamos contar a história de Obi-Wan Kenobi sem falar sobre Anakin ou Vader“.
Quando estreia?
Sem data oficial, mas especula-se que seja 2022.
O que assistir antes da série?
Nada melhor do que comemorar o May the 4th assistindo à trilogia dos prequels, os primeiros (na ordem cronológica) do universo Star Wars. Lançados na transição do milênio, entre 1999 e 2005, os três longas têm como protagonista o próprio Obi-Wan, Mestre Jedi que se vê na responsabilidade de treinar o jovem Anakin Skywalker. Para entender o relacionamento desta dupla na série Obi-Wan Kenobi, os filmes live-action são uma obrigação.
Uma maratona opcional é a animação Clone Wars, que traz arcos importantes para entendermos as motivações de Obi-Wan entre os episódios II e III. Damos destaque ao núcleo Mandalore (12-14 da segunda temporada) e a volta de Darth Maul (15 e 16 da quinta temporada).
- Episódio I – A Ameaça Fantasma
- Episódio II – Ataque dos Clones
- Episódio III – A Vingança dos Sith
- Clone Wars
The Book of Boba Fett
Sinopse
“Ressuscitado” em The Mandalorian, Boba Fett junta-se a Fennec Shand e ambos adentram o Palácio de Jabba, tirando Bib Fortuna do trono. O que isso irá dizer a respeito do futuro dos caçadores de recompensa ainda é incerto. Teremos produção executiva de Robert Rodriguez, diretor de filmes de ação que trabalhou em projetos com Quentin Tarantino, arriscando pela segunda vez um projeto de Star Wars – o primeiro foi um episódio de The Mandalorian.
Quando estreia?
Dezembro de 2021.
O que assistir antes da série?
Se até este May the 4th você ainda não assistiu The Mandalorian, está hora de criar coragem e maratonar este que é um dos produtos Star Wars com melhor qualidade de produção e elenco. Quem viu até o final, sabia do teaser pós-créditos de Boba Fett, mas quem não sabe o envolvimento dele na trama, precisa ver (pelo menos) o Episódio VI. Quem tiver tempo, pode arriscar a origem do personagem no Episódio II e também a importância de seus atos no Episódio V.
- Episódio II – Ataque dos Clones
- Episódio V – O Império Contra-Ataca
- Episódio VI – O Retorno de Jedi
- The Mandalorian
Ahsoka
Sinopse
Outra “derivada” de The Mandalorian, a série live-action de Ahsoka Tano (interpretada por Rosario Dawson) se passará junto aos acontecimentos da personagem em Mandalorian, à procura do Grande Almirante Thrawn. É a primeira série limitada de Ahsoka, sendo produzida pelo trio Kathleen Kennedy, Dave Filoni e Jon Favreau.
Quando estreia?
Sem data oficial, mas especula-se que seja 2022.
O que assistir antes da série?
Com estreia em carne e osso em Mandalorian, Ahsoka já participou de ambas as animações Clone Wars e Rebels. Em ordem cronológica, é interessante deixar justamente The Mandalorian para o final. Recomendamos os episódios 17-20 da quinta temporada de Clone Wars (bem como a temporada final!) e os episódios 18-22 da segunda temporada de Rebels.
The Acolyte
Sinopse
Leslye Headland, criadora da série Boneca Russa (Netflix) e da comédia Dormindo com as Outras Pessoas, foi encarregada de escrever, dirigir e supervisionar uma série única de Star Wars, se passando em uma linha do tempo distinta a qualquer outro projeto atual. Protagonizada por uma personagem feminina, The Acolyte é uma série de mistério que se passa no fim da Era da Alta República, centenas de anos antes dos acontecimentos de A Ameaça Fantasma.
Quando estreia?
Sem data oficial, mas especula-se que seja 2023.
O que assistir antes da série?
Pela proposta de posicionar-se cronologicamente antes de qualquer outro produto de Star Wars até o momento (fora os livros!), o mais próximo que temos de The Acolyte é o Episódio I. Opcionalmente, o livro The High Republic: Into the Dark e outras obras similares podem chegar ao Brasil até o lançamento da série, sendo estes produtos mais palpável para entender The Acolyte.
Rangers of the New Republic
Sinopse
Mais um live-action derivado de The Mandalorian, Rangers of the New Republic também se passa no mesmo período, mas infelizmente não há muitos detalhes sobre enredo até então. O título, porém, denuncia que o foco será a força policial da República, os Sector Rangers. Como informam Dave Filoni e Jon Favreau, dupla que está no comando, todas as séries serão conectadas e há potencial de um crossover em um futuro não tão distante.
Quando estreia?
Sem data oficial, mas especula-se que seja 2023.
O que assistir antes da série?
Pela confirmação de linha temporal de The Mandalorian, é inevitável recomendarmos esta série (novamente) para ser assistida entre hoje, May the 4th, e a estreia de Rangers of the New Republic. Também há a promessa de as três séries “culminarem em um evento histórico climático“.
Lando
Sinopse
Justin Simien, criador de Dear White People (livro que virou série da Netflix) e diretor do filme homônimo, está encabeçando um projeto chamado Lando, a série limitada de Lando Calrissian. Ainda não há confirmação de elenco, o que pode indicar a incerteza de Donald Glover reprisando o papel, mas tudo depende de quando/onde ela se passará.
Quando estreia?
Sem data oficial, mas especula-se que seja 2023.
O que assistir antes da série?
Na cronologia de filmes atual, Han Solo: Uma História Star Wars é o primeiro a mostrar Lando (interpretado por Donald Glover), o maior trapaceiro da galáxia que fez uma aposta de peso jogando sabacc com Han: o vencedor ficaria com a Millenium Falcon – e todo mundo sabe como isso terminou, certo?
Dois atores interpretaram Lando Calrissian, mas o primeiro foi o icônico Billy Dee Williams, em O Império Contra-Ataca e em O Retorno de Jedi. O mesmo voltou anos depois em A Ascensão Skywalker, fazendo uma ponta que dá a entender sutilmente que ele pode ter parentes próximos.
- Han Solo: Uma História Star Wars
- Episódio V – O Império Contra-Ataca
- Episódio VI – O Retorno de Jedi
- Episódio IX – A Ascensão Skywalker
Andor
Sinopse
Com anúncio do conceito em 2018, o projeto que seria posteriormente revelado como Andor traz uma prequela de Rogue One centrada no personagem Cassian Andor (Diego Luna), classificada como um “thriller espião”. Tony Gilroy, encarregado de fazer as refilmagens de Rogue One, é o escritor, diretor e showrunner da série. Junto dele, há Dan Gilroy (roteirista de O Abutre) e Beau Willimon (showrunner de House of Cards). Tanto Diego Luna como Alan Tudyk retornarão a atuar no filme, com seus cômicos personagens Cassian Andor e K-2SO.
Quando estreia?
Os 12 episódios serão lançados em 2022.
O que assistir antes da série?
Como última recomendação do nosso especial May the 4th, temos uma ovelha negra dentre os filmes Star Wars. Rogue One é um filme vendido como uma temática de guerra e, por muitos, é tido como o melhor live-action desde a trilogia original. Como o longa se passa entre outros dois, recomendamos ver os três em sequência. Feliz 4 de maio!
E aí, como você vai celebrar o May the 4th? Conte para a gente nos comentários abaixo! Não esqueça de conferir o calendário de estreias da Disney+ até 2023.
FONTES: Disney Investor Day, Collider, USA Today, ComicBook
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.