Índice
A San Diego Comic-Con 2024, realizada no último sábado (27), trouxe grandes anúncios da Marvel Studios, incluindo a troca de antagonista entre Kang e Doutor Destino, com Robert Downey Jr. retornando como Victor Von Doom, além de novas datas para os dois filmes finais dos Vingadores e muito mais. Quer saber todas as novidades que rolaram no evento e mais detalhes sobre os anúncios? Te contamos tudo agora e explicamos como que a Universo Cinematográfico da Marvel se desenrolará a partir disso.
Capitão América 4: Admirável Mundo Novo relacionado a Eternos
Vamos começar com o quarto filme do Capitão América, o primeiro desde a troca de manto entre Steve Rogers (Chris Evans) e Sam Wilson (Anthony Mackie), ocorrida em Vingadores: Ultimato (2019) e consolidada na série Falcão e Soldado Invernal (2021).
No painel da Marvel Studios na San Diego Comic-Con 2024, foi revelado que os eventos de Eternos (2021) finalmente terão consequências para o Universo Cinematográfico da Marvel, algo que estava incomodando os fãs há algum tempo.
Para quem não lembra, o grupo de heróis impede o nascimento de um Celestial chamado Tiamut. Os Celestiais, que forjaram os Eternos, tinham-lhes dado a missão de proteger a Terra das ameaças externas e de não interferirem nas relações humanas. Ao longo do filme, descobrimos que essa missão era uma desculpa para as entidades canalizarem energia suficiente para gerar outro Celestial a partir da massa do planeta. O nascimento de um novo Celestial significaria a destruição completa da Terra. Cientes desse enredo, o grupo petrifica Tiamut, que estava quase nascendo.
Com um Celestial, de cabeça e mãos para fora, petrificado no meio do oceano, é claro que tal fato chocaria o mundo. Porém, mesmo depois de três anos do lançamento do filme, a Marvel mencionou a existência dessa Ilha de Tiamut apenas uma vez, e ainda por meio de easter eggs, em Mulher-Hulk.
Agora, com o esclarecimento do próprio Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, a trama de Capitão América 4: Admirável Mundo Novo envolve uma guerra política desencadeada pela exploração de Adamantium na Ilha de Tiamut, introduzindo o metal pela primeira vez no UCM. O Adamantium, nos quadrinhos, é o metal mais duro da Marvel, superando o Vibranium. Inclusive, é esse metal que cobre o esqueleto e as garras do Wolverine. Aparentemente, esse assunto será uma prioridade para a Casa Branca e para o recém-eleito presidente General Ross (Harrison Ford), como uma medida para fortificar os Estados Unidos e garantir sua popularidade no primeiro ano de mandato.
Durante o evento, também foi divulgado um novo trailer de Capitão América 4, mostrando o mesmo tom de espionagem de Capitão América: O Soldado Invernal (como Kevin Feige confirmou no painel). Pelo trailer, o Capitão América terá muitas missões de reconhecimento e atuará em diversos combates travados na Ilha, sendo responsável pela extração do Adamantium para o governo dos Estados Unidos. O Presidente Ross agradece a ele pelo feito e tenta apaziguar sua relação com o herói, complicada desde Guerra Civil com o Tratado de Sokovia. Ross, inclusive, pede a Sam que reúna os Vingadores para “esta situação” e tenta reintegrar Sam Wilson ao governo, claramente com intenções maliciosas.
Um clima de tensão entre o Capitão América e o presidente fica claro devido a essa nitidez de poder, assim como um clima de espionagem envolvendo a Ilha de Tiamut como berço para o novo componente altamente potencial. Entre outros destaques no trailer, podemos ver o novo traje de Sam Wilson; cenas de voo ao estilo Top Gun; Joaquim Torres (Danny Ramirez), amigo de Sam em Falcão e o Soldado Invernal, assumindo o manto de Falcão com um traje supertecnológico; e a transformação de Ross em Hulk Vermelho, durante uma coletiva de imprensa na área externa da Casa Branca, diante de jornalistas, em meio a um ataque surpresa.
Para os fãs da Marvel que sonham com uma luta entre o Hulk Vermelho e o Hulk, podem também comemorar: além dos rumores sobre a aparição de diversos personagens da Marvel, como Miss Marvel, Kate Bishop e outros, o Hulk de Mark Ruffalo estará presente em Capitão América 4. A princípio, a informação não foi oficializada pela Marvel Studios, mas acidentalmente revelada por Anthony Mackie, que aparentemente não conseguiu conter a emoção e deixou escapar o detalhe.
Admirável Mundo Novo é tratado como um filme evento pelo estúdio, que impactará todo o universo Marvel. Ver um Estados Unidos mais sedento por poder e controle pode forçar a criação dos Novos Vingadores e, com certeza, impulsionará o surgimento dos Vingadores Sombrios.
Por fim, a última revelação do filme envolve o nome do personagem interpretado por Giancarlo Esposito. O ator revelou que interpretará o antagonista Seth Voelker, com a alcunha de Sidewinder, líder do grupo terrorista Sociedade da Serpente. Nos quadrinhos, o grupo é uma organização criminosa de mercenários que usam vestes de cobra e possuem poderes similares aos de uma. Vale lembrar que o insider Jeff Sneider, do The Hot Mic, já havia mencionado a aparição do grupo e, possivelmente, os primeiros cortes do filme mostravam Sam enfrentando toda a equipe, o que foi logo descartado pela Marvel por não agradar ao público na exibição-teste, de acordo com Sneider.
Capitão América 4: Admirável Mundo Novo tem estreia prevista para 14 de fevereiro de 2025. Malcolm Spellman e Dalan Musson, que escreveram a série Falcão e Soldado Invernal, retornam como roteiristas; e Julius Onah (O Paradoxo Cloverfield) assina a direção.
Depois de se reunir com o recém-eleito presidente dos EUA, Thaddeus Ross, Sam se encontra no meio de um incidente internacional. Ele deve descobrir a razão por trás de uma conspiração global nefasta antes que o verdadeiro mentor faça o mundo inteiro ficar vermelho
Sinopse oficial do filme divulgada na San Diego Comic Con 2024.
Thunderbolts* revela novo personagem e trama
O grupo de anti-heróis e desajustados da Marvel Studios ganhou uma atenção especial no painel da empresa na Comic-Con 2024, com um trecho do filme mostrado aos presentes e uma leve alteração no título do filme.
Falando do trailer, o material começa com uma cena de convocação do Guardião Vermelho (David Harbour) pela Yelena (Florence Pugh), sua filha. O momento é bem íntimo, mostrando a vulnerabilidade de Yelena, que desabafa que “seu único propósito neste mundo é matar” e o estado caótico de Alexei, em uma casa desorganizada e suja. Logo depois, Bucky (Sebastian Stan) entra em uma sala de tribunal, e o Agente Americano (Wyatt Russell), em outra cena, está sentado lendo notícias ao seu respeito.
No final do trailer, Yelena e a Fantasma (Hannah John-Kamen) estão lutando contra o Agente Americano e o Soldado Invernal. O personagem de Lewis Pullman aparece com um roupão de hospital, chamado “Bob”, e revela que a missão enviada a cada um é uma armadilha. As salas em que todos estão são trancadas e emissões de calor atingem a área interna. Há cenas da Condessa Valentina (Julia Louis-Dreyfus) olhando diretamente para eles, e uma com a vilã, que parece ser uma espécie de Nick Fury maligno, aparentemente dentro da Torre dos Vingadores.
Pelas descrições, a cena de armadilha pode ser o começo do filme, com uma reunião forçada da equipe, em que os eventos de Capitão América 4 podem estar bastante envolvidos, especialmente pelo que foi comentado no tópico acima sobre a fala de Ross ao Sam sobre “reunir os Vingadores de volta”. Sendo o ex-general e agora presidente dos Estados Unidos tratado como um vilão e devido à sua postura firme de defesa, Ross pode convocar Val para alistar uma equipe de superdotados que atuará como defesa dos ideais do presidente sobre a Ilha de Tiamut, seus “próprios Vingadores”. Vale citar que Thunderbolts é também o apelido militar de Ross, o que reforça essa possibilidade.
Outra grande prova foi dada por uma fala do presidente da Marvel Studios sobre a mudança do título — de Thunderbolts para Thunderbolts*. Perguntado sobre o motivo da inserção do asterisco ao lado do nome, Kevin Feige disse que não pode comentar nada até a exibição do filme, em maio de 2025. Fãs teorizam que, assim como aconteceu em Falcão e Soldado Invernal, pode ocorrer algo semelhante nos créditos do filme, com uma mudança no nome do grupo ao final, talvez como Vingadores Sombrios, um conceito com respaldo nos quadrinhos.
Um detalhe importante foi a “confirmação” de Lewis Pullman como o Sentinela, personagem altamente cotado para aparecer neste filme por insiders, que chegaram a concretizar que o Sentinela seria o principal antagonista e o foco da missão dos Thunderbolts, que tentariam matar o herói, com alguns membros morrendo no meio do caminho.
A grande pista da revelação do personagem veio pelo apelido “Bob”, que se encaixa com Robert Reynolds. Sua história é de um homem vítima de bullying e viciado em drogas que se torna cobaia acidental de um experimento de um soro melhorado do Super Soldado, enquanto Robert invadiu um laboratório atrás de drogas injetáveis. O soro lhe concebe um poder equivalente a “milhões de sóis explodindo“, tanto que ele é visto como um “Superman da Marvel” pela dimensão dos poderes. Por mais que fosse um herói, o Sentinela tem um alter ego chamado Vácuo, que é um reflexo das emoções reprimidas e sombrias de Robert movido pelos próprios poderes do Sentinela, tornando-o um vilão inparável e sedento por destruição.
Anteriormente, a escalação de Steven Yeun (Minari: Em Busca da Felicidade) ao elenco de Thunderbolts* era associada ao Sentinela, mas parece que o ator indicado ao Oscar terá outro papel de destaque.
Os Thunderbolts são um grupo de anti-heróis e vilões nos quadrinhos que funcionam como uma espécie de Vingadores controlados pelo governo. Sua relação com Capitão América 4 deve ser forte, uma vez que o General Ross, em sua forma de Hulk Vermelho, faz parte da equipe original nas HQs, e a presença do personagem pode substituir o arco do Norman Osborn, criador do supergrupo e presidente dos Estados Unidos na versão quadrinística. Além disso, Kevin Feige confirmou a presença de Harrison Ford no filme Capitão América 4: Admirável Mundo Novo, que estreia poucos meses antes de Thunderbolts*.
Confirmados pela D23 de 2022, o elenco conta com Wyatt Russell como Agente Americano, Hannah John-Kamen como Fantasma, Olga Kurylenko como Treinadora, David Harbour como Guardião Vermelho, Julia Louis-Dreyfus como Condessa Valentina Allegra de Fontaine, Sebastian Stan como Soldado Invernal e Florence Pugh retornando como Yelena Belova. Harrison Ford, Geraldine Viswanathan, Steven Yeun, Ayo Edebiri e Lewis Pullman também fazem parte do elenco.
Thunderbolts* estreia em 02 de maio de 2025, com Jake Schreier (Treta) na direção e Joanna Calo (O Urso) no roteiro.
Novo título dos Vingadores e a volta dos Irmãos Russo
Os Irmãos Russo estão de volta para dirigir os dois filmes dos Vingadores que servirão de conclusão para a Saga do Multiverso: Vingadores: Doomsday e Vingadores: Guerras Secretas, com estreia prevista para maio de 2026 e maio de 2027, respectivamente.
Enquanto o sexto e último filme já era esperado, o quinto filme confirma a resposta da Marvel Studios a uma crise interna sem precedentes. Originalmente, o título fazia referência à Dinastia Kang, com Kang, interpretado por Jonathan Majors, já inserido no UCM e sendo o antagonista principal de toda a Saga. No entanto, com a acusação de Majors no segundo trimestre de 2024 por agressão doméstica contra sua ex-namorada, a Marvel prontamente desligou o ator do papel, mas manteve segredo sobre o que seria do futuro da Marvel Studios em meio a essa situação — seria uma reescalação ou uma troca de vilão?
Bem, pela alteração, a Marvel Studios optou pela segunda decisão, substituindo Kang e encerrando seu arco visto na segunda temporada de Loki, para a entrada de Doutor Destino, o Rei da Latvéria. A escolha é bastante pertinente, uma vez que a recente Guerras Secretas dos quadrinhos, de 2015, apresenta Victor Von Doom como o vilão central da saga, ao contrário de Kang, que nunca foi o antagonista principal do evento.
Em Guerras Secretas de 2015, Doutor Destino, ao lado de Doutor Estranho, consegue impedir a incursão de sua realidade com a outra. Com tamanha energia em mãos, Destino, com a ajuda de sua magia, cria o Mundo Bélico, um novo mundo que abriga todos os heróis dessas duas realidades e outras versões de heróis do passado e do futuro, onde Doutor Destino é adorado como um Deus, chamado de Deus Imperador Destino. O Quarteto Fantástico desempenha um papel crucial nesse cenário, especialmente Reed Richards, que lidera a Rebelião de heróis que não tiveram suas memórias alteradas e que se opõem à nova ordem imposta por Destino.
Com a promessa de superar Vingadores: Ultimato, Guerras Secretas deve contar com mais de 60 personagens. Há teorias de que todos os heróis e vilões da Marvel, incluindo variantes já vistas nos filmes da Marvel Studios (como Tobey Maguire e Andrew Garfield como Homens-Aranha) e novas variantes de outros heróis, estarão juntos na luta contra Doutor Destino.
Robert Downey Jr. como Doutor Destino
Eis a notícia que surpreendeu muita gente na internet e na própria convenção em Anaheim: a volta de Robert Downey Jr. à Marvel Studios está mais que confirmada, desta vez como o principal vilão da Saga: Doutor Destino.
Embora a volta do ator tenha sido amplamente comemorada, já que o recém-ganhador do Oscar por Oppenheimer é uma lenda tanto para o estúdio quanto para os fãs da Marvel, muitos questionaram a conexão entre RDJ como Homem de Ferro e seu novo papel como Doutor Destino. Vale lembrar que, nos quadrinhos, Tony Stark e Victor Von Doom têm uma relação complexa, incluindo até mesmo trocas de mantos.
Dois arcos podem ser adaptados para as telonas: Infamous Iron Man, de 2016, e a série What If…? “Homem de Ferro: Demônio na Armadura”, de 2011.
Em Demônio na Armadura, Tony Stark e Victor Von Doom são colegas de quarto na faculdade e colaboram na construção de uma máquina poderosa destinada a fornecer poderes telecinéticos para pessoas com mobilidade reduzida. Após a construção, Tony se voluntaria para ser a cobaia, mas Victor altera o equipamento em segredo. O verdadeiro objetivo de Victor é trocar de corpo com Tony. O resultado é que Tony fica com a mente de Victor no corpo de Stark, enquanto Victor mantém a mente no corpo de Tony, que fica sem memória.
Já em Infamous Iron Man, de 2016, a história é uma sequência dos eventos de Guerra Civil II. Com Tony Stark em coma, o mundo se vê órfão do Homem de Ferro. Doutor Destino, querendo provar que pode agir corretamente e se redimir de seu passado vilanesco, decide assumir o manto do Homem de Ferro. Ele constrói uma nova armadura e passa a atuar como um vigilante nas ruas de Nova York.
Considerando que a Marvel Studios tende a adaptar arcos mais recentes dos quadrinhos e Guerras Secretas de 2015 é uma grande inspiração para a Saga do Multiverso, é mais provável que a história de Infamous Iron Man seja reescrita para se alinhar com a visão atual do estúdio.
Com a conexão existente no material original, a premissa do Multiverso e o que foi visto em Deadpool & Wolverine — onde uma mesma pessoa pode assumir diferentes mantos — favorecem a ideia da volta de um rosto conhecido, mesmo com uma máscara diferente.
O mais provável é que a trama por trás de Robert Downey Jr. como Doutor Destino envolva uma realidade onde Tony Stark não conseguiu superar Thanos apenas com sua tecnologia e teve que recorrer à magia. Com seus poderes ampliados, esse Tony Stark seria uma espécie de vigilante multiversal, enfrentando outros Thanos e buscando proteger sua realidade com uma “armadura” ao redor dela, passando por tudo e todos para garantir sua segurança. Tanto Tony quanto Victor são estrategistas inteligentes, seguindo a ideia de “os fins justificam os meios”, portanto, não é uma escolha aleatória que Doutor Destino seja uma variante maligna de Stark.
Esse arco pode ser uma adaptação “colcha de retalhos”, aproveitando elementos dos dois arcos citados e ajustando-os à configuração do UCM da Marvel Studios. A posição de Tony Stark como grande vilão pode adicionar um elemento interessante a Vingadores: Guerras Secretas, com os heróis enfrentando choque e hesitação devido ao legado de Stark como Homem de Ferro e seu sacrifício.
Quarteto Fantástico e seu trailer vazado
Encerrando o painel da Marvel Studios na San Diego Comic Con 2024, o elenco de Quarteto Fantástico marcou presença na convenção e trouxe grandes atualizações sobre o filme, que é aguardado com expectativa após a compra da Fox pela Disney.
Segundo Kevin Feige, as gravações começarão em Londres na próxima semana com um elenco estelar: Pedro Pascal (The Last of Us) no papel de Reed Richards/Senhor Fantástico, Vanessa Kirby (Missão Impossível) como Sue Storm/Mulher Invisível, Joseph Quinn (Stranger Things) como Johnny Storm/Tocha Humana e Ebon Moss-Bachrach (O Urso) como Ben Grimm/O Coisa.
Mesmo com as gravações começando apenas na semana seguinte, a Comic Con revelou um trailer para Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. O trailer apresentou um estilo retro-futurista e o Devorador de Mundos, Galactus, interpretado por Ralph Ineson (A Bruxa), é revelado como o principal vilão do filme, fazendo sua aparição na última parte do trailer.
Kevin Feige enfatizou que o filme, com estreia marcada para 25 de julho de 2025, não será uma história de origem. A Família Fantástica será apresentada como já famosa e com seus poderes plenamente manifestados. Além disso, o universo do filme não será o da Marvel Studios, mas sim uma realidade alternativa, similar ao que foi explorado em Deadpool & Wolverine.
Nas cenas, é possível ver cores bem predominantes, com um estilo anos 60, parecido com os Jetsons, em uma cidade mais avançada de Nova York para a época. Reed e demais companheiros estão em esquetes de televisão e, em outras cenas, vestidos com trajes espaciais, aparentemente em meio à Corrida Espacial da época entre os Estados Unidos e a União Soviética. Uma menção à Fundação Futuro, organização criada por Richards, é vista no trailer. Alguns takes de decolagem são mostrados, bem como cenas mais felizes de união entre o Quarteto, terminando com um logo animado do Quarteto Fantástico, que ganha um novo título: Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (em tradução livre para First Steps).
Duas coisas que chamam mais atenção são o carro voador Fantasticar, que até sobrevoou a San Diego Comic-Con 2024, e a aparição de Galactus, com seu grande rosto olhando para uma edificação, que deve ser a própria Fundação Futuro do Quarteto Fantástico. Segundo postagens da Marvel Studios, entende-se que a trama pode explorar a realidade do Quarteto sendo vítima da fome de Galactus, com a Família Fantástica tendo que ir a outra realidade para sobreviver — e, por consequência, entrando na realidade principal do Universo Cinematográfico da Marvel.
Diferentemente dos outros trailers, este do Quarteto Fantástico acabou sendo vazada na web, podendo ser visto facilmente no Reddit e no X.
Matt Shakman (WandaVision) dirige o filme e Josh Friedman (Avatar: O Caminho da Água) escreve o roteiro de Quarteto Fantástico. Paul Walter Hauser (O Caso Richard Jewell), Natasha Lyonne (Boneca Russa) e John Malkovich (Quero Ser John Malkovich) também estão no elenco, mas não tiveram seus personagens revelados.
E aí, qual destes filmes da Marvel Studios você está mais empolgado? Qual anúncio que mais gostou de saber? Deixe aqui nos comentários!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Sensacional a matéria!!! Parabéns!!!
Muito bom!! Resenha sensacional para os fãs da Marvel!