Índice
O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje vamos falar sobre a maior esfera de LED do mundo, que foi ligada em Las Vegas; mostramos um pouco da invenção de Will Cogley: um robô retro-futurístico que traz consigo a Alexa e ainda tem um rosto bem simpático; e trouxemos informações sobre o Threads, da Meta, que alcançou mais de cem milhões de usuários após uma semana do lançamento. Esse é o Showmetech TRIO, seu trio semanal de notícias.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
A maior tela e esfera de LED do mundo
Chamada de “The Sphere”, ou “A Esfera”, em tradução literal, a maior tela de LED do mundo atualmente está localizada no centro de Las Vegas. Durante a sua primeira exibição em julho de 2023, foi possível ver a impressionante iluminação dos 1,2 milhão de LEDs que a compõem. O painel de quase 54 mil metros quadrados (que equivale a aproximadamente oito campos de futebol) exibiu animações de fogos de artifício, a bandeira americana, a Lua e até mesmo um globo ocular gigante piscando. Foi um espetáculo visual impressionante.
Las Vegas é famosa por seus pontos de referência extravagantes, mas este vai além de ser apenas uma exibição gigante em uma esfera. Por dentro, a esfera abriga um teatro esférico com capacidade para 18.000 pessoas, juntamente com uma tela LED de alta resolução de 16K. A construção da esfera custou mais de 2 bilhões de dólares para a empresa Sphere Entertainment. É um empreendimento impressionante que combina tecnologia de ponta e entretenimento de grande escala.
Conforme informado pela empresa responsável, os painéis de LED nesta imensa tela são espaçados a cada oito polegadas e consistem em 48 diodos de LED individuais. Cada um desses diodos tem a capacidade de exibir até 256 milhões de cores diferentes. Embora a inauguração oficial do interior do The Sphere ainda não tenha ocorrido, ela continuará a iluminar sua fachada, sendo que o U2 dará início aos shows no local em setembro de 2023.
Robô retro futurístico com Alexa
Um vídeo publicado por Will Cogley no canal Workshop Nation trouxe uma invenção um tanto quanto interessante. No vídeo mencionado, os criadores transformaram um dispositivo Amazon Echo em um robô animatrônico com design retro-futurístico, algo bem similar a filmes de ficção dos anos 90. Inclusive muita inspiração para a construção desse robô foram esses filmes, como Star Wars.
Foram incorporados olhos animatrônicos projetados por Will Cogley e utilizaram um sensor de rastreamento facial chamado Person Sensor para dar vida ao robô. Quando a pessoa que interage com este robô se move, os olhos a acompanham. Uma das partes que mais chamam atenção é a boca do robô, que é uma pequena tela de televisão. Quando o robô se comunica, a tela reage com linhas que se movem. Durante a construção, eles utilizaram diversas ferramentas, incluindo um multímetro Brymen BM235, um kit de crimpagem de terminais e muitos outros.
No vídeo, Cogley se refere ao robô como “Computer” e podemos ver como ele interage com a máquina assim como nós fazemos atualmente com a Alexa. Como o robô foi construído com base em uma Echo Dot, da Amazon, naturalmente seu assistente pessoal também foi incluído. Mas aqui a diferença é que temos uma voz masculina no lugar da própria Alexa, mas que é igualmente funcional.
Sucesso do Threads
Muitas pessoas se depararam com uma nova rede social nos últimos dias. Estamos falando do Threads, uma rede social bem semelhante ao Twitter, baseada no Instagram, da Meta. Assim que uma conta do Instagram replica suas informações para o Threads, uma nova conta é criada, e nessa brincadeira já se foram mais de 100 milhões de novos usuários na rede social em cerca de uma semana.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que o número de inscrições superou as expectativas da empresa. Atualmente, a contagem de usuários do Threads está acima de 100.005.103 usuários. Em comparação com outros aplicativos populares, é interessante notar que o ChatGPT alcançou 100 milhões de usuários em dois meses, o TikTok levou nove meses para alcançar essa marca, e o Instagram demorou dois anos e meio.
É claro que a integração entre as contas do Instagram e do Threads facilita para os 1,6 bilhão de usuários existentes do Instagram, exceto a União Europeia, que se inscreverem no Threads e começarem a usar o aplicativo com um público já engajado desde o primeiro dia. A razão pela qual o Threads não está disponível na União Europeia deve ser explicada em breve.
O Twitter não ficou parado e em resposta à crescente da nova rede social foi enviada uma carta à Meta ameaçando processá-la. Na carta, o Twitter insinuou que a Meta contratou ex-funcionários do Twitter que teriam acesso a segredos comerciais e outras informações confidenciais. Até o próprio Elon Musk, atual CEO do Twitter, se pronunciou tweetando que “competição é legal, mas trapaça, não”. Em seguida Musk e Jack Dorsey, ex CEO do Twitter, debocharam do Threads afirmando que seria melhor que o mundo investisse em carros voadores ao invés de existir 7 alternativas ao Twitter.
E você, o que achou das novidades dessa semana? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:
- O “robô-maestro”;
- M4, o robô multifacetado;
- Sim, mais um robô! Dessa vez na água.
Fonte: The Verge [1], [2] e Search Engine Journal.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comprei uma TV esmart tcl e não durou 2 anos e levei
Na autorizada e me falaram que era um problema crônica , pois sumiu a imagem . Paguei muito caro e agora fiquei no prejuízo, muito boa mas fiquei frustrado.