Macos sonoma apresentado na wwdc 2023

macOS Sonoma é apresentado com maior customização e Game Mode para jogos

Avatar de daniel coutinho
Novo macOS Sonoma possui foco em maior customização para adequar às necessidades do usuário e otimização para jogos

Nesta segunda-feira (5) ocorreu a WWDC 2023, evento realizado pela Apple para anunciar as novidades de software aos desenvolvedores e, consequentemente, para os usuários. Com uma atualização que promete uma série de melhorias nas aplicações nativas dos computadores Mac, a empresa apresentou detalhes sobre o novo sistema operacional macOS Sonoma, que contará com suporte para widgets mais customizáveis no desktop.

Macos sonoma é apresentado na wwdc 2023
Novo sistema operacional é apresentado com o nome macOS Sonoma. (Imagem: Reprodução/Apple)

Além disso, foram anunciados novos recursos muito úteis para os usuários como um Game mode para Mac, que contará com uma otimização do processamento das tarefas no computador para uma melhor experiência para jogar, diversas melhorias no sistema de vídeo conferência com efeitos em realidade aumentada e novas formas de compartilhar a tela e novidades para o browser Safari.

Desktop mais customizável

Com nome que remete à uma região na California famosa pela sua produção de vinhos, o macOS Sonoma foi apresentado com uma tela que traz muitas possibilidades de customização para agradar ao usuário e às suas necessidades do dia-a-dia com aprimoramentos em relação a sua versão macOS 13 Ventura. O primeiro item apresentado na conferência foram os Widgets, que estão muito mais versáteis nessa nova versão do sistema operacional da Apple, sendo possível alocar cada um em qualquer lugar no desktop com tamanhos adaptáveis para que o usuário escolha quais devem ficar mais em evidência e ocupando espaço na tela.

Tela de mac mostra widgets mais customizáveis para usuário
Os widgets estão mais flexíveis para serem colocados na tela da maneira como desejar trazendo informação sem comprometer o design. (Imagem: Reprodução/Apple)

Além disso, você agora também poderá trazer widgets do seu iPhone direto para o desktop. Os Widgets foram desenvolvidos de maneira a se tornarem transparentes no fundo da tela quando é aberta uma janela de qualquer aplicação, dessa forma mantém a tela limpa sem uma poluição visual com diversas informações indesejadas.

Outra customização que estará disponível em breve são as novas proteções de tela. Contando com vídeos em slow-motion de diversos locais do mundo inteiro, a experiência de ligar o computador será muito mais bonita com uma maior fluidez de transição.

Game mode no Mac

Popular em alguns modelos de celular, o Game mode chegou também nos computadores da linha Mac da Apple. A empresa anunciou que todos os jogos que estão disponíveis para o sistema operacional funcionam com esse novo modo que prioriza o acesso aos recursos de CPU e GPU para o processamento, enquanto mantém outras aplicações que rodam em segundo plano fora do foco. Com isso, haverá um aumento do frame rate nos jogos e uma melhor performance geral independente do quanto aquele software exige do hardware do computador.

Tal novo recurso apresenta uma melhoria para quem gosta de usar AirPods, pois quando ativo, haverá uma redução de latência do áudio significativa, além de dobrar a taxa de amostragem Bluetooth quando utilizados controles de Xbox e PlayStation, entregando uma experiência muito mais responsiva.

A apresentação foi marcada pela presença ilustre do desenvolvedor de jogos Hideo Kojima que apareceu para anunciar a chegada de Death Stranding Director’s Cut para macOS em breve.

Melhorias para as suas videoconferências

Alguns dos recursos que receberam um destaque maior na apresentação das novidades do sistema macOS foram os relacionados a vídeo conferência . Melhorias foram anunciadas com um design de apresentação que permite uma customização do compartilhamento de telas podendo encaixar o vídeo do apresentador no canto da tela de forma estilosa ou até mesmo em primeiro plano com o conteúdo de fundo. Essa nova solução apresentada traz novas formas de mostrar documentos e slides proporcionando um maior engajamento de quem está assistindo.

Novos reacts em realidade virtual são apresentados
Efeitos em realidade aumentada prometem maior engajamento dos ouvintes. (Imagem: Reprodução/Apple)

Além disso, foi mostrado um conjunto de efeitos em realidade aumentada que podem ser usados como reações para a apresentação ou durante uma conversa que incluem fogos de artifício, confetes de festa e muitos outros. Tais efeitos poderão ser selecionados na tela de Reacts do aplicativo ou até mesmo através de gestos feitos pela pessoa. Na stream, o apresentador demonstra um de seus usos ao levantar os polegares em sinal positivo e, de maneira automática, fogos são exibidos ao fundo da pessoa. Todos os novos recursos poderão ser utilizados em quaisquer um dos grandes apps de vídeo conferência como o Zoom e WebEx.

Safari recebe novos recursos

Por fim, algumas novidades chegarão em breve para o navegador oficial do sistema operacional macOS, o Safari. Os web apps funcionarão na tela de seu computador como aplicações nativas com suporte a notificações e tendo a possibilidade de pinar em sua dock. Além disso, haverá um maior suporte para diferentes perfis de usuário usando o computador. Por exemplo, caso você esteja utilizando o aparelho para lazer é possível usar um perfil específico para adaptar a sua experiência. Ademais, as telas que não estão sendo utilizadas pelo Safari serão automaticamente bloqueadas para uma melhoria na segurança enquanto estiver usando o software.

Safari demonstra web apps rodando como apps nativos do mac
Safari promete facilitar a vida de desenvolvedores com maior adaptação de web apps. (Imagem: Reprodução/Apple)

E falando em segurança, ano passado a Apple anunciou uma nova funcionalidade de credencial chamada PassKeys que tem como objetivo funcionar através de diferentes plataformas e criar uma camada de proteção extra para acessar alguns dos serviços como uma aplicação ou website utilizando Touch ID ou Face ID do seu dispositivo. Na WWDC 2023 deste ano, a empresa informou que tais PassKeys poderão agora ser compartilhados entre usuários, oferecendo a capacidade de diferentes pessoas editarem e atualizarem senhas entre um grupo de pessoas.

Todas as novidades para macos são mostradas na tela
Apresentação da WWDC 2023 traz diversas novidades para o sistema operacional macOS com Sonoma. (Imagem: Reprodução/Apple)

Recursos de acessibilidade

O macOS Sonoma também será responsável por trazer para o público uma nova possibilidade de recursos que farão com que os computadores da Apple sejam ainda mais customizáveis e inclusivos para pessoas que necessitam de uma maior acessibilidade para usufruir a tecnologia. Para usuários com deficiências auditivas, dispositivos Made for iPhone poderão se conectar no Mac para chamadas e para facilitar o consumo de mídias, enquanto pessoas com dificuldade para a fala poderão usar o Live Speech para digitar e terem suas mensagens vocalizadas durante reuniões e chamadas de áudio.

Usuários com deficiências físicas e motoras no Mac podem se beneficiar de sugestões fonéticas ao ditarem e editarem texto com o controle de voz. Para auxiliar usuários com deficiências cognitivas, as imagens animadas, como GIFs, podem ser automaticamente pausadas no Messages e no Safari. Além disso, os usuários que são cegos ou têm baixa visão podem facilmente personalizar o tamanho do texto em aplicativos do Mac e aproveitar o Xcode com o VoiceOver, o leitor de tela líder da Apple.

Atualizações adicionais

Novo recurso para arquivos pdf é apresentado para ipad e chegará no mac também
Novidades do iPad e iPhone também chegarão no masOS Sonoma. (Imagem: Reprodução/Apple)

Além das atualizações específicas para o sistema macOS, diversas melhorias também chegarão para os computadores vindas das novidades apresentadas para iPad e iPhone. Dentre elas, segundo a empresa, estão:

  • PDFs simplificados: Aprimoramentos na funcionalidade de PDF permitem preenchimento rápido de formulários com o AutoFill e recomendações inteligentes de destinatários.
  • PDFs incorporados no Notes: Agora, os Notes exibem PDFs e digitalizações de documentos em largura total, e com anotações vinculadas, os usuários podem conectar rapidamente notas relacionadas, como receitas ou trabalhos de casa.
  • Siri: Os usuários podem agora simplesmente dizer “Siri” para ativar a Siri.
  • Messages: Os usuários podem se conectar com pessoas próximas a eles com uma experiência totalmente nova de adesivos, aprimoramentos em recursos como busca, resposta, grupos e sincronização com o Messages no iCloud.
  • Lembretes: Listas de compras no Lembretes simplificam as idas semanais ao supermercado. Além disso, os usuários podem organizar listas em seções e organizá-las horizontalmente usando a nova visualização em colunas.
  • Teclado: Um novo recurso de autocorreção torna as correções mais precisas e fáceis de corrigir. Complementos em linha ajudam os usuários a terminar rapidamente as frases, enquanto a Dictation traz melhorias de precisão através do reconhecimento de fala de última geração.
  • Privacidade e segurança: A segurança na comunicação se expande para o AirDrop, o seletor de Fotos, chamadas recebidas e mensagens do FaceTime, ampliando ainda mais as proteções para crianças. Além disso, o Aviso de Conteúdo Sensível impede exposição inesperada a imagens e vídeos sensíveis no AirDrop e no Messages, chamadas recebidas e mensagens do FaceTime, ao mesmo tempo em que dá ao usuário a opção de bloquear o contato ou buscar recursos adicionais de ajuda.

Todas as novidades serão muito bem vindas para os novos computadores Mac que aproveitarão ao máximo desses recursos de forma otimizada para uma melhor experiência para o usuário.

Veja o resumo do WWDC 2023

Fonte: Apple.

Veja mais

https://www.showmetech.com.br/mac-pro-com-m2-ultra-apple-wwdc/

Revisado por Glauco Vital em 5/6/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados