O primeiro Mac (ou Macintosh, como era conhecido na época) foi apresentado por Steve Jobs no dia 24 de janeiro de 1984, e hoje completa 35 anos de existência. Para comemorar essa data, Tim Cook postou em seu Twitter uma foto do primeiro aparelho e uma mensagem de celebração ao acontecimento.
“Há 35 anos, Macintosh disse Olá. Ele mudou a forma como enxergamos computadores e chegou para mudar o mundo. Nós amamos o Mac, e hoje estamos orgulhoso que cada vez mais pessoas estão usando-o para seguir suas paixões e criando o futuro.
A chegada do Mac
A primeira vez que o mundo conheceu o Macintosh foi em um comercial durante o Super Bowl no ano de 1984, dois dias antes de ele ser revelado e apresentado por Steve Jobs. O comercial foi dirigido por Ridley Scott e foi ao ar na rede nacional, o que foi suficiente para que tivesse o sucesso que teve. Foi tão estrondoso que canais de notícias na TV exibiram o comercial também, dando assim ao Macintosh propaganda gratuita.
Finalmente no dia 24 de janeiro daquele ano, Steve Jobs revelou a máquina de forma oficial, utilizando um aplicativo bem rústico, mas muito surpreendente para a época, capaz de transformar texto em voz. A voz do Macintosh, como podemos ver no vídeo abaixo.
O preço da evolução
Ele foi lançado um ano depois do LISA como uma forma mais acessível para fazer com que a máquina movida pelo mouse se tornasse algo realmente grande, já que o anterior era vendido a um preço de US$9.995. Ainda assim ele não era nada barato. Na época, para colocar as mãos em um Macintosh, os usuários precisavam além de comprar o aparelho que custava US$2.495, também ter o drive para disquete extra que era essencial para o uso e era vendido separadamente.
Ele chegou com apenas 128K de memória, rodando o sistema operacional System 1 (que depois passou a ser chamado de Mac OS) e com um processador Motorola 68000 rodando a 8HMz. A tela era de 9 polegadas, preta e branca e com uma resolução de 512 x 342, que para a época era considerada uma alta resolução. Ela já vinha com o MacWrite, o programa de escrita e MacPaint, o de desenho.
O primeiro iMac
Lembrando que até o lançamento do iMac em 1985, a máquina ainda era conhecida apenas como o Macintosh. Nesse ano Steve Jobs apresentou o primeiro iMac, com um design mais sofisticado e totalmente diferenciado do que já tinha sido apresentando até então. Ele ficou conhecido como iMac G3 quando o iMac G4 foi lançado em 2002 e o visual transparente e revolucionário, além da conexão USB e a troca de drive de disquete para drive de CD foi um grande passo para se tornar o sucesso que é hoje.