Índice
Em declaração durante o programa Conversa com o Presidente, a primeira-dama Rosângela da Silva — mais conhecida como Janja — anunciou sua intenção de processar a plataforma X (antigo Twitter) após ter sua conta hackeada na semana passada. Durante a transmissão ao vivo nesta terça-feira, 19, Janja, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou a necessidade de responsabilizar e regulamentar as redes sociais em escala internacional, citando a invasão do perfil da primeira-dama na rede social.
A esposa do Presidente Lula demonstrou sua frustração principalmente com a demora da rede para congelar sua conta após o ataque hacker, mencionando a dificuldade de tomar essa medida junto ao X.
“Foi tão difícil que o Twitter derrubasse, congelasse minha conta. Foi 1h30?”
Primeira-dama Janja
Ainda dentro do tema, Janja criticou o proprietário da plataforma X, Elon Musk, e abordou a questão da monetização das redes sociais. Ela apontou que Musk se beneficiou financeiramente com o ataque à sua conta e ressaltou a importância de discutir não apenas a regulamentação, mas também a forma como as plataformas lucram, independentemente da natureza positiva ou negativa de seu conteúdo.
“Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque. É essa a questão. A gente precisa não só a regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização das redes. Porque hoje, não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro tá tudo bem.”
Primeira-dama Janja
Explicando a invasão do perfil da primeira-dama
O perfil hackeado de Janla Lula da Silva no X foi bloqueado após ser alvo de um ataque na noite da segunda-feira da semana passada (11). A invasão do perfil da primeira-dama ocorreu por volta das 21h30, e o hacker fez publicações ofensivas direcionadas a ela, ao presidente Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O perfil de Janja no X conta com mais de 1 milhão de seguidores, e, por volta das 22h45, o perfil ainda estava ativo, mas todas as publicações haviam sido removidas.
A Polícia Federal iniciou uma investigação na mesma noite da invasão ao perfil da primeira-dama no X, enquanto a Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente a empresa de Elon Musk, solicitando o congelamento da conta @JanjaLula até a conclusão das investigações.
A AGU também solicitou a preservação dos registros relacionados ao perfil da primeira-dama. O ofício enviado à plataforma advertiu sobre possíveis medidas judiciais caso as solicitações não fossem atendidas.
No dia seguinte a invasão, a Polícia Federal executou quatro mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, sendo João Vitor Ferreira, de 25 anos, o principal alvo da operação. No mesmo dia, uma postagem em seu perfil no TikTok anunciou sua prisão. O conteúdo de suas publicações incluíam músicas criadas pelo próprio hacker com teor misógino, racista e em apologia ao nazismo. Vitor Ferreira possuía 4.400 seguidores no TikTok, acumulando pouco mais de 15.000 curtidas.
Até a manhã seguinte ao ataque hacker (12), a conta da primeira-dama na rede social permanecia sem publicações. Durante o ataque, o hacker publicou 44 postagens, alcançando uma audiência de 1,2 milhão de seguidores de Janja. Em uma delas, divulgou um áudio minimizando a investigação da PF e criticando o sistema judiciário do país. Em uma das postagens, o invasor mencionou que a maioria das invasões ocorre por senhas vazadas, destacando a facilidade desse método.
O hacker também solicitou aos seguidores que seguissem outra conta supostamente vinculada a ele, @binuxy, que se identificava no perfil como “nacionalista, monarquista e neo fascista”. A conta foi removida. O ataque recebeu comentários de membros do governo, como o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, que classificou os autores como “canalhas criminosos” e advertiu que os que compartilham ódio também serão identificados.
Lula e Janja criticam e falam em regularização das redes sociais
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante transmissão ao vivo do Conversa com o Presidente nesta terça-feira, Janja disse que pretende processar plataforma X pelo ataque:
“Eu não sei nem onde processar, se eu processo no Brasil, se processo nos Estados Unidos, porque processá-los eu vou, de alguma forma. A gente tem uma pesquisa, tem muitas pessoas públicas que têm as contas invadidas, como o primeiro-ministro da Austrália, então a gente tem que de alguma forma responsabilizar essas plataformas e regulá-las. O problema não é só do Brasil, é global.”
Primeira-dama Janja
Na mesma live, Lula enfatizou a importância de uma regulamentação das redes sociais, reconhecendo, no entanto, o desafio de fazê-lo sem censura. Ele defendeu a necessidade de uma regulamentação abrangente, não apenas para um país, mas para o mundo, citando a União Europeia como exemplo.
“Temos que fazer uma regularização séria. Não só uma regularização para um país, mas para o mundo. A União Europeia já faz uma regularização, mas é preciso que todo mundo tome cuidado com isso.”
Presidente Lula
O presidente expressou sua indignação com os ataques direcionados à primeira-dama nas redes sociais, destacando sua irritação com as pessoas que a atacam online. Ele lamentou a falta de respeito, salientando que nunca se pronunciou de maneira depreciativa sobre as esposas de outros políticos e criticou aqueles que o fazem.
“Às vezes fico muito puto da vida, estou falando a palavra puto de verdade, fico puto da vida com as pessoas que atacam ela pela internet. Fico puto porque eu nunca falei da mulher de um presidente, deputado, vereador. Acho uma canalhice a pessoa que faz isso. Fico puto por ela”.
Presidente Lula
O ataque à conta da primeira-dama reacendeu o debate em torno do Projeto de Lei das Fake News no Congresso. Parlamentares manifestaram o desejo de incluir o projeto na pauta, mas o texto está parado desde maio deste ano, quando Arthur Lira (PP-AL) o retirou da previsão de votações da Câmara. Após a manifestação de Janja, membros da oposição reagiram com críticas e ironias. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) compartilhou um trecho do vídeo de Janja em seu X, mencionando Elon Musk e sugerindo que se ele “está mais rico hoje, é graças a essa mulher”.
Veja também
Fontes: Folha de São Paulo, Terra
Revisado por Glauco Vital em 19/12/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.